segunda-feira, 30 de junho de 2008

Pensamento do dia


"Uma criança é, antes de mais, um dom. O dom mais belo que uma mulher pode oferecer ao marido; o dom mais belo que um homem pode oferecer à sua mulher; o dom mais belo que uma família pode oferecer à sociedade. " (Paulo Geraldo)

Charlote de chocolate



Ingredientes:

400 g de palitos de la reine, 1 lata de leite condensado magro, 150 g de chocolate para culinária , 3 folhas de gelatina, açúcar, café forte, uísque, leite, fruta e coco para decorar q.b

Junte o café com um pouco de uísque e uma pitada de açúcar; molhe os palitos de la Reine neste preparado. Coloque um aro sobre um prato de servir. Forre o fundo e as paredes do mesmo com os palitos molhados no café. Entretanto leve 8 minutos ao microondas um recipiente alto no qual colocou o leite condensado, um pouco de leite normal e o chocolate. Demolhe as folhas de gelatina 5 minutos em água fria, esprema-as e junte-as ao preparado de leite condensado quente. Coloque por cima dos palitos uma camada de creme, seguida de outra de palitos. Vá alternando as camadas e finalize com creme. Decore com raspas de chocolate e fruta a seu gosto envolvida em chocolate derretido e coco. Leve ao frigorífico a solidificar e retire o aro antes de servir.
Nota: Pode ainda decorar com uma fitinha à volta da charlote. Eu utilizei um aro em forma de estrela, pode usar o formato que mais gostar. O facto do leite condensado ser magro limpa um pouco a nossa consciência... afinal tem metade das calorias do normal. ;)

sábado, 28 de junho de 2008

Pensamento do dia

"O rio atinge os objectivos porque aprendeu a contornar os obstáculos. "
(André Luiz)

Bifes com curgetes











Ingredientes:
4 bifes
2 curgetes
50 g de manteiga
2 dentes de alho
200 ml de natas
sal, pimenta, farinha e azeite

Bata os bifes (podem ser de peru, frango ou porco, o que preferir), tempere-os com sal, passe-os por farinha e frite-os em manteiga. Entretanto lave as curgetes e corte-as às rodelas. Pique o alho e refogue-o em 2 colheres de azeite; junte-lhe as curgetes. sal, pimenta e salteie por 2 minutos. Junte as natas e baixe o lume. Deixe cozinhar até as curgetes ficarem tenras. Sirva-as com os bifes.
Nota: Pode acompanhar com um pouco de arroz branco.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Pensamento do dia

"Cada um de nós é uma lua e tem um lado escuro que nunca mostra a ninguém."
(Mark Twain)



Pudim de batata doce com coco

Ingredientes:
300 g de batata-doce cozida
60 g de maisena
1 c. (de sopa) de manteiga light
3,5 dl de leite
200 g de açúcar
30 g de coco ralado
Caramelo líquido q.b.
Barre uma forma refractária com caramelo líquido. Corte as batatas em pedaços e coloque-os num liquidificador; junte-lhe a maisena, a manteiga, o leite e o açúcar. Bata tudo muito bem. Verta o preparado para a forma e leve-a ao microondas, durante 15 a 20 minutos, a alta temperatura. Retire e espete com um palito; se este sair limpo é porque o pudim está cozido. Deixe arrefecer um pouco, desenforme-o e sirva-o, polvilhado com o coco ralado. Nota: Esta
receita foi retirada da revista Cozinhar sem Stress. Pode cozer o pudim em forno normal (em banho-maria) bastando escolher a forma apropriada e vigiar o tempo de confecção. Eu preferi fazer no microondas e ficou divinal.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Pensamento do dia

"Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa." (Platão)

Bacalhau à Sr. Prior

Ingredientes:

700 g de batata
6 ovos
1 l de água
1 folha de louro
3 postas de bacalhau demolhado
3 dentes de alho
2,5 dl de azeite
Salsa picada, sal, pimenta e azeitonas q.b.

Coza as batatas com casca, durante 30 minutos, e 4 ovos durante 8 minutos. Ferva a água com o louro e deite por cima das postas de bacalhau. Abafe o recipiente e deixe repousar 30 minutos. Desfaça o bacalhau em lascas, pele as batatas e corte-as em rodelas. Descasque os ovos, e corte-os também em rodelas. Coloque num tabuleiro refractário camadas alternadas de bacalhau, batata e ovo. Tempere cada camada com o alho laminado, sal, pimenta e um fio de azeite. Termine com bacalhau. Bata os restantes ovos e verta-os por cima da última camada. Leve o tabuleiro ao forno para alourar; quando estiver douradinho desligue o forno e decore com as azeitonas e a salsa picada.
Nota: Para tornar este prato mais económico pode confeccioná-lo da mesma forma mas utilizando uma embalagem de migas de bacalhau em vez das postas.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Pensamento do dia

"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos."
(William Shakespeare)

Frango com limão










Ingredientes:
1 frango
2 limões
1 kg de batata nova
1 raminho de cheiros
sopa de cebola, massa de alho, manteiga, sal, pimenta q.b.
Arranje o frango. Coloque-o num tabuleiro com sal, pimenta. Esfregue a ave com massa de alho e com 1 limão. Na parte de baixo do frango introduza o ramo de cheiros e 1 limão inteiro, sem a casca e com um corte para que saia o sumo. Dilua um pouco de sopa de cebola em água quente e verta sobre o frango. Entretanto ponha o forno a aquecer. Leve o frango ao forno com umas nozinhas de manteiga. Vire-o e vá regando com a sopa. Deixe assar durante 50 minutos. Descasque as batatas e corte-as em cubos. Coza-as em água temperada de sal. Quando o frango estiver quase pronto junte, no tabuleiro, as batatas para estas dourarem. Quando o frango estiver douradinho e as batatas também desligue o forno e sirva.
Nota: Este frango é conhecido como "Frango À Maricas"... não querendo ferir susceptibilidades... dei-lhe outro nome :)

domingo, 22 de junho de 2008

Pensamento do dia

"Há três espécies de ignorância: não saber o que se devia saber; saber mal o que se devia saber e saber o que não se devia saber." (Duque François de la Rochefoucauld)

sábado, 21 de junho de 2008

Bolo de coco











Ingredientes:

4 ovos
12O g de coco ralado
2 colheres de chá de fermento em pó 3dl de leite condensado
3 dl de leite
8O g de farinha
manteiga para untar
açúcar para polvilhar
Cobertura:
2 dl de leite
1 colher de sopa de maisena
2 gemas
5O g dechocolate em tablete e uma estrela de anis
coco ralado para polvilhar

Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com açúcar. Ligue o forno a 18Oº C. Coloque os ovos no liquidificador, juntamente com o coco, fermento, o leite condensado, o leite e a farinha. Bata durante dois minutos,até obter um preparado homogéneo. Verta na forma e leve a meio do forno em banho-maria, cerca de 5O minutos. Retire o bolo do forno e deixe arrefecer. Num recipiente misture o leite com a maisena e as gemas. Leve ao lume para engrossar. Retire, deixe arrefecer e desenforme. Cubra o bolo com o creme. Derreta o chocolate em banho-maria. Coloque-o sobre o bolo, a pouco e pouco, e com um palito, risque-o. Polvilhe à volta com coco e decore a gosto.
Nota: Este bolo é muito fofo e delicioso, e foi feito num dia de muito calor onde não se aguentava estar na cozinha com o calor do forno. O feitio da forma deixo ao vosso critério. Se for redonda deverá ter 20 cm de diâmetro.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Pensamento do dia


Delícia de queijo











Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 250 de queijo mascarpone, 6 dl de natas, 20 bolachas do tipo Maria, 3 dl de café adocicado e Cacau em pó q.b.

Misture o leite condensado com o queijo mascarpone. Bata as natas e envolva-as no preparado. Depois ponha numa taça o creme em camadas, alternando com as bolachas embebidas no café. Finalize com o creme. Polvilhe com cacau em pó e decore a seu gosto. Sirva muito fresco. Nota: Para um toque especial, aromatize o creme com licor ou brandy.


quarta-feira, 18 de junho de 2008

Pensamento do dia

"A inteligência da criança observa amando e não com indiferença - isso é o que faz ver o invisível."
(Maria Montessori, pedagoga italiana)

Carne de porco à portuguesa

Ingredientes:

1 kg de carne de porco
2 folhas de louro
3 dentes de alho
1 kg de batata nova
1 limão
óleo, sal, pimenta, massa de pimentão, azeitonas e salsa q.b


Corte a carne em pedaços pequenos, tempere-a com o alho, sal, pimenta, o louro e a massa de pimentão. Envolva tudo muito bem, deixe marinar durante uma hora. Ponha uma frigideira ao lume com o óleo; frite a carne e escorra-a em papel absorvente. Entretanto, noutra frigideira, frite as batatas cortadas em pequenos cubos; escorra-as também e tempere-as com sal refinado. Num prato de servir junte as batatas com a carne, enfeite com os gomos de limão (ou picles partidos) e salsa. Está pronto a comer :)
Nota: Se juntar ameijôas, como costumo fazer, ficará com Carne de Porco À Alentejana... e como um dia não são dias, e apetecia-me batatinha frita, aqui fica este prato que certamente não vai estragar a sua "linha".

terça-feira, 17 de junho de 2008

Pensamento do dia

"Ser poeta é ser mais alto, é ser maiorDo que os homens! Morder como quem beija! É ser mendigo e dar como quem sejaRei do Reino de Aquém e de Além Dor! É ter de mil desejos o esplendor E não saber sequer que se deseja! É ter cá dentro um astro que flameja, É ter garras e asas de condor! É ter fome, é ter sede de Infinito! Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim... É condensar o mundo num só grito! E é amar-te, assim, perdidamente... É seres alma, e sangue, e vida em mimE dizê-lo cantando a toda a gente!" (Florbela Espanca)

Pescada com limão e caril

Ingredientes:

2 dentes de alho
4 c. (sopa) de óleo
2 c. (de chá) de caril
2 limões
4 c. (de sopa) de salsa picada
3 c. (de chá) de açúcar
8 postas de pescada
sal e pimenta, rodelas de limão e folhas de hortelã q.b.


Pique os alhos e aloure-os em lume brando no óleo. Polvilhe com o caril, mexa e deixe cozer durante 1 minuto. Regue com sumo de limão e polvilhe com a salsa picada. Disponha a pescada por cima e deixe cozer suavemente com o recipiente tapado durante 20 minutos. Retire do lume, depois de cozido, e ponha numa travessa o peixe com o suco em que coseu. Decore o prato com rodelas de limão e folhas de hortelã.
Nota: Este prato pode ser servido frio. O acompanhamento é a seu gosto; eu servi com arroz branco.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Pensamento do dia

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la." (Samuel Butler)

Bolo de arroz

Ingredientes:


6 ovos
1 lata de leite condensado
250 g de farinha de arroz
50 g de farinha de trigo
1 colher (de sopa) de fermento em pó
manteiga, farinha, canela e açúcar em pó q.b.



Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 160º C. Bata as gemas com 4 claras até obter um preparado espumoso. Junte o leite condensado e bata. Envolva no preparado as farinhas com o fermento e canela; incorpore no creme. À parte bata as restantes claras em castelo e envolva-as na massa. Coloque tudo na forma e leve ao forno durante 1 hora. Depois de cozido desenforme-o e polvilhe com açúcar em pó.

Nota: Vai uma fatia com uma limonada refrescante? Esta deliciosa limonada é muito apreciada cá em casa; faço-a como é normal: Espremo limões, junto água e açúcar. O toque especial dou-lhe ao juntar uns raminhos de hortelã. É muito refrescante, ideal para estes dias tão quentes... e para acompanhar este bolinho suave e doce graças ao leite condensado. Experimente, bom apetite e excelentes cozinhados. Não se esqueça que a cozinha é como um laboratório de um alquimista, é necessário misturar, inventar... tudo com muita imaginação e amor... afinal cozinhar é um acto de amor... para com os outros... esses sortudos que formam a nossa família!!!!

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Pensamento do dia

"Amar é dares-te. É não pensares em ti. É não quereres saber dos teus gostos, do teu bem-estar, do teu descanso, dos teus projectos, do teu futuro, por andares muito ocupada em construir aqueles que te rodeiam. É veres nessa morte para ti mesma o sentido e a plenitude da tua existência. Quanto mais deres de ti, quanto mais te doer o teu amor, mais alegria terás. E mais paz. Porque amas mais."
(Paulo Geraldo)


Frango cremoso











Ingredientes:

1,5 kg de frango
2 cebolas novas
1 c. (de sopa) de manteiga light
1 dl de caldo de galinha
1 copo de vinho branco
1 colher (de sopa) de maisena
200 g de natas de soja (vegetais)
Sal e pimenta q.b.
Limpe o frango e corte-o em pedaços grandes. Descasque e pique as cebolas. Disponha os pedaços de frango, a cebola e a manteiga num tacho; tape e leve ao lume durante 10 minutos. Destape e regue com o caldo de galinha misturado com o vinho branco e a maisena. Tape e cozinhe durante mais 15 minutos. Destape, retire a carne e mantenha-a quente; misture as natas com o molho e apure durante 8 minutos. Coloque a carne no molho e deixe estar só mais um pouco ao lume. Está pronto, sirva com acompanhamento a seu gosto.

Curiosidade: O frango é cozinhado nos quatro cantos do Mundo e das formas mais imagináveis: Em Marrocos pincela-se com mel e recheia-se com amêndoas e alfavaca ou alperces secos e passas; nas Antilhas serve-se com amendoins; na África ocidental cozinha-se dentro de um melão vazio...

Pudim de morangos

Ingredientes:

4 folhas de gelatina
400 g de morangos
150 g de açúcar
2 c. (de sopa) de sumo de limão
400 g de queijo-creme fresco
5 dl de água
1 dl de natas

Ponha a gelatina de molho em água fria; lave e retire o pé aos morangos, reservando 4 ou 5 mais bonitos para a decoração. Reduza os restantes a puré e misture o açúcar, o limão e o queijo-creme. Junte a gelatina escorrida e dissolvida na água a ferver. Bata as natas até ficarem espessas e adicione-as ao preparado anterior. Deite o creme numa forma de pudim, previamente passada por água fria e leve ao frigorífico durante 6 horas. Desenforme e decore com os morangos que reservou, cortados ao meio, e chantili se o desejar.
Nota: Cá está mais uma bela e fresca sobremesa de morangos que são tão gostosos e sabem tão bem. Bom apetite!!

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Dia de Santo António

"A paciência é o baluarte da alma, ela a fortifica e defende de toda perturbação."
(Santo António)
Santo António é considerado o padroeiro dos pobres, é também o santo casamenteiro e das coisas perdidas, além de doutor da Igreja. Nascido e criado em Lisboa, aos 15 anos entrou para um convento de, e em 1220, com 25 anos, trocou o seu nome por António e ingressou na ordem dos franciscanos. Era um pregador culto e apaixonado, conhecido pela sua devoção aos pobres e pela habilidade para converter heréticos. Leccionou teologia em várias universidades da Europa, tendo passado os últimos meses da sua vida em Itália, Pádua, onde viria a falecer no bairro de Arcella.

Como hoje é dia deste Santo popular... não vos apresento nenhuma receita... deixo-lhes o meu cheiroso majerico e esta imagem das tão características e saborosas sardinhas assadas. Mas tem muito tempo para se divertir pois os Santos populares ainda agora começaram, tal como diz a quadra do meu majerico: "A 13 o St António, São João a 24... logo a seguir São Pedro, de bailar não está farto".

A todas as "Blogueiras/os" que me visitam desejo um bom feriado (se for o caso) de St. António.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Pensamento do dia

"O mais importante da vida não é saberes onde estás, mas sim para onde vais." (Goethe)

Rolo de carne recheado










Ingredientes:

1 kg de carne de porco picada
4 ovos
200 g de pão ralado com alho
3 cenouras
1/2 pacote de sopa de cebola
2 copos de água
Sal, pimenta e manteiga light q.b.

Numa tigela ponha a carne picada, 1 ovo, sal, pimenta e o pão ralado. Ponha um tacho ao lume com os restantes ovos e as cenouras; deixe cozer. Vá misturando, com as mãos, a carne e os restantes temperos. Se ficar muito seca introduza mais um ovo. Quando achar que a carne está moldável faça, com ela, uma bola. Tire os legumes e os ovos, descasque estes últimos e corte as cenouras ao comprimento, em tiras finas. Ponha a carne na bancada de trabalho; com as mãos estique-a até a espessura dar para enrolar. Por cima coloque os ovos inteiros, ao cumprimento, e uma tira de cenoura de cada lado. Enrole com a ajuda de pão ralado, ate o rolo com fio de cozinha e leve ao lume num tacho com nozinhas de margarina; vá virando para corar. Junte a sopa de cebola dissolvida um copo de água morna. Tape o tacho, deixe alourar e junte outro copo de água. Cozinhe durante 30 minutos e está pronto o seu delicioso rolo!
Nota: Acompanhei com arroz de cenoura.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Pensamento do dia

"... Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida. Que sempre que um homem sonha o mundo pula e avança como bola colorida entre a mãos de uma criança..."
(António Gedeão)

Salmão com vinagrete de coentros


Ingredientes:
1 kg de salmão
1 limão
1 dl de azeite (ou 7 c. de sopa)
3 c. (de sopa) de vinagre
2 dentes de alho
1 raminho de coentros
3 tomates
sal e pimenta q.b.

Arranje o salmão; tempere-o com sal, pimenta e o sumo de limão
e deixe a marinar durante 30 minutos. Leve uma grelha ao lume e quando estiver quente grelhe o peixe. Para o vinagrete junte num copo misturador o azeite, o vinagre, o alho cortadinho e os coentros picadinhos. Tempere com sal e pimenta e triture tudo. Corte o tomate em rodelas e disponha-as nos pratos de servir. Coloque o peixe por cima e regue com o vinagrete.
Opção: Pode, tal como eu fiz,acompanhar com batatas cozidas e legumes a gosto. Este molho é muito saboroso para temperar peixes e também saladas. Também costumo fazer com solha e fica muito gostoso.

domingo, 8 de junho de 2008

Pensamento do dia

"O amor é um alquimista. Um apaixonado é quase sempre aquele que, tendo encontrado um pedaço de carvão, o guarda ciosamente no bolso dizendo: 'é um diamante!'"
(Mme de Stael)