quinta-feira, 30 de outubro de 2008

30 de Outubro - Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama

para sensibilizar para a importância da realização de rastreios, todas as mulheres devem vestir, no dia 30, uma peça cor-de-rosa no seu vestuário - DIA da MULHER ROSA - vamos colorir Portugal de Cor-de-Rosa. Esta acção vai sensibilizar as mulheres na luta contra o cancro da mama e elege dois lemas:- " Saiba o que lhe vai no peito" ; - " Vamos acabar com o tabu do Cancro "
Não se esqueça:
Faça um auto-exame das mamas mensalmente, após o período menstrual; Vá ao médico especialista em patologia mamária uma vez por ano; Participe em programas de rastreio.

Esta vela deve fazer a volta ao Mundo, contra o cancro.Tudo o que é pedido é que guardem esta vela acesa e passem-na a outros, mesmo se é só uma pessoa, vale a pena. Uma vela não perde a sua luminosidade quando acende outra.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Pensamento do dia


"A recordação é o perfume da alma. É a parte mais delicada e mais suave do coração, que se desprende para abraçar outro coração e segui-lo por toda a parte."
(George Sand)

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Vamos pensar azul

A minha amiga Luciana, do beco da alegria, passou-me este bonito selo que nos faz pensar azul e alerta para a necessidade de termos mais cuidado com este nosso Planeta que todos devemos cuidar e amar para que possamos ter qualidade de vida... nós e as gerações vindouras. Este selo fica para todas as amigas que me visitam e que o queiram levar para os seus blogues ajudando assim a consciencializar as pessoas. Façam reciclagem, usem os ecopontos, não custa nada e o ambiente agradece.Beijinhos.

Feijoada de lulas

Ingredientes:

1,5 kg de lulas
700 g de feijão-manteiga
2 cebolas
2 cenouras
2 tomates maduros ou polpa de tomate
4 dentes de alho
2 folhas de louro
azeite, sal, pimenta, salsa e vinho branco q.b.
De véspera demolhe o feijão com água a ferver. Tape e deixe ficar para o outro dia. Amanhe as lulas, corte-as em rodelas e ponha um pouco de sal e pimenta; reserve. Escorra a água ao feijão, cujo volume aumentou para o dobro, ponha-o na panela de pressão, com uma cebola, e deixe cozer 30 minutos. Num tacho coloque as rodelas de lulas, a cebola picada, os alhos, as cenouras cortadas em cubos, o louro, o tomate picado (ou calda) e um fio de azeite.Leve ao lume a estufar. Vá mexendo, para não pegar e acrescente um pouco de vinho branco. Depois do feijão estar cozido, retire-o com uma escumadeira e junte-o às lulas depois de bem cozidas. Envolva e deixe apurar até engrossar o molho. Rectifique os temperos e sirva. Nota: Este feijão seco dá mais trabalho mas como vêem coze depressa. Eu cozi grande quantidade e congelei o restante para quando precisar tê-lo pronto. Este feijão veio da Serra da Estrela (na foto, clique em cima para ampliar) da minha amiga Rosa. Ficou muito apuradinho porque o feijão é de boa qualidade.



sábado, 25 de outubro de 2008

Bolo de cenoura

Ingredientes:

1 iogurte natural
3 copos (do iogurte) de açúcar amarelo
3 ovos
1 copo (do iogurte) de óleo
3 copos (de iogurte) de farinha
1 c. (de café) de fermento
1 cenoura grande
50 g de miolo de noz
manteiga e farinha q.b.


Ligue o forno a 180º C. Numa tigela coloque o iogurte, o açúcar e os ovos; vá mexendo bem. Junte o óleo, a fartinha e o fermento e continue a mexer a massa. Descasque a cenoura e ralea-a; envolva-a, juntamente com o miolo de noz picado, no preparado do bolo. Unte uma forma rectangular com manteiga, polvilhe-a com farinha e verta a massa na forma. Leve a meio do forno, preaquecido, deixando cozer durante 45 minutos. Desenforme ainda morno e sirva. Nota: Este bolo é fácil de fazer e o copo de iogurte serve como medida para os ingredientes. Em vez de usar o óleo pode usar margarina derretida ou líquida. É um bolo muito saboroso e a massa fica muito fofa.

Obrigada Anna

Anna querida mais uma vez obrigada pelo teu carinho, beijinhos. Vou repassar a quatro novas amigas para as incentivar nos seus blogs: . Manuela - Bebé chora . Tânia - Zakuska . Lili - Doce tentação . Lulu - Lulubeka Para vocês, novas amigas, com beijinhos.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Pensamento do dia


Como "as tristezas não pagam dívidas"... vamos rir um pouco :)

"Qual é a única comida que liga e desliga? - O Strog-On-Off."

"Como é que se fazem omeletas de chocolate? - Com ovos da Páscoa."

"O que é que um tomate diz para o outro? -Tomatas-me"

"Diz a massa para o queijo : - Que maçada! Responde o queijo: - E eu ralado!"

"Sabem quando é que os americanos comeram carne pela primeira vez? - Foi quando la chegou o cristovão co-lombo!"

Queijadinhas mimosas


Ingredientes:

200 g de açúcar
1 ovo inteiro
2,5dl de leite
5o g de farinha
25 g de margarina
margarina e farinha q.b.
Misture o açúcar com os ovos, de seguida, o leite e a farinha. Derreta a margarina sem ferver e adicione-a ao preparado anterior. Ligue o forno a 180º C. Unte pequenas formas com manteiga e polvilhe com a farinha, verta nelas o preparado, não enchendo muito. Leve a meio do forno num tabuleiro, durante 25 a 3o minutos. Desenforme com cuidado e coloque se desejar, em forminhas de papel frisadas. Nota:Estes ingredientes dão para 12 formas. Eu usei o dobro e deu para 24. Estas queijadinhas são muito rápidas de fazer e ficam muito fofas e apetitosas e pode juntar à massa, raspa de limão e uma colher, de café, de sumo do limão, eu não adicionei, gosto delas assim. São muito boas para um lanche, com um chá que já apetece. São servidas?

domingo, 19 de outubro de 2008

Bola de enchidos

Ingredientes:

20 g de fermento de padeiro
2 dl de água tépida
500 g de farinha
2 ovos
3 c. (de sopa) de azeite
150 g de chourição fatiado
100 g de bacon em cubos
1 gema de ovo para pincelar
sal q.b.

Ligue o forno a 200º C. Dilua o fermento em água e misture-lhe a farinha. Adicione os ovos, o azeite e sal. Amasse muito bem e de preferencia com a mão. Coloque o recipiente que contem a massa, depois de devidamente batida, num local quente e deixe levedar até dobrar de volume. Entretanto unte uma forma de bolo inglês muito bem com manteiga e polvilhe com farinha. Depois da massa levedada forre com ela a forma de bolo inglês, reservando um pouco de massa. Por cima da massa coloque chouriçao e bacon em camadas alternadas. Tape os enchidos com a restante massa até cobrir os enchidos. Leve ao forno preaquecido por 35 minutos. Após 30 minutos de cozedura pincele a bola com uma gema de ovo e coloque-a no forno mais 5 minutos para que fique douradinha. Nota: Esta sugestão é excelente para um lanche que se pretende que seja mais forte, "ajantarado", este foi o meu caso. Se preferir pode recheá-la com outros produtos de charcutaria. presunto, fiambre ou mesmo queijo. É excelente para esta altura do S. Martinho que se aproxima.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Pensamento do dia



Portugal continua a ser dos países da U.E. onde parte significativa da sua população é das mais pobres. Existem, actualmente, um milhão e 800 mil portugueses a viver abaixo do limiar da pobreza, com um salário mensal de 360 euros. As diferenças de "classes sociais" aumentam e a distribuição do rendimento e da riqueza é cada vez mais desigual. Todos os principais agentes de desenvolvimento devem lutar juntos contra a pobreza, de modo a elevarem o nível de vida e atenuarem o sofrimento humano. O acomodar e a resignação são inimigos da melhoria das condições de vida de todos nós e sobretudo dos mais carenciados… afinal somos um todo e quando uma parte desse todo não está bem… a outra parte está moribunda. O que por vezes desperdiçamos no dia-a-dia, sem querer, faz falta a muitos que nada têm. Se não forem os remediados a ajudar os pobres... não serão os ricos a fazê-lo... por isso partilhem o vosso pão com quem tem fome.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Pensamento do dia

Rio Triste




"Longuíssimos braços têm
os olhos que tudo abraçam.
Somente, só olhos vêem
os olhos que por mim passam.
(...)
Nesta obrigação de estar
que a cada um de nós cabe,
coube-me esta de amar.
E ninguém sabe."
(António Gedeão,
Poesias Completas 1956-1967)





(Clique em cima da foto para ampliá-la)
Foto tirada numa das caves do Douro,
rio, as vinhas e uma das pontes

Filhós de peixe

Ingredientes:
600 g de peixe branco cozinhado, 1 cebola média,
3 dentes de alho,1 raminho de salsa, 2 gemas, 3 c. (de sopa) de farinha
0,5 dl de cerveja ou de água de cozer o peixe, 2 claras,
óleo, azeite, sal e pimenta q.b.


Desfie o peixe e tempere-o com sal e pimenta. Pique a cebola, os alhos e a salsa; misture com as gemas batidas e a farinha, formando uma pasta. Envolva a cerveja (ou a água) e quando tiver obtido um creme junte as claras batidas em castelo. frite com a ajuda de colheres de sopa, em óleo abundante misturado com um pouco de azeite para que não fiquem escuros. Escorra-os em papel absorvente. Nota: Pode servir com uma salada mista. Eu acompanhei com uma saladinha de feijão-frade com cebolinha e salsa picada.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Pensamento do dia


"Toda a poesia – e a canção é uma poesia ajudada – reflecte o que a alma não tem. Por isso a canção dos povos tristes é alegre e a canção dos povos alegres é triste."
(Fernando Pessoa)

Bolo brasileiro de nozes

Ingredientes:

100 g de nozes
100 g de caju
100 g de passas
1 dl de brande
1 lata pequena de cocktail de fruta
3 ovos
350 g de açúcar
300 g de farinha
1/2 c. (chá) de fermento
canela q.b.
Decoração:
2 claras
1 c. (sopa) de sumo de limão
150 g de açúcar em pó
50 g de chocolate em tablete
nozes q.b.

Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe-a com farinha. Preaqueça o forno a 180º C. Pique grosseiramente as nozes e o caju. Misture-os com as passas e regue-os com o brande. Escorra os frutos da calda. Bata os ovos com o açúcar até obter um creme bem ligado. À parte misture a farinha com o fermento e incorpore depois ao preparado dos ovos. Por fim envolva os frutos, juntando também o brande onde maceraram. Se gostar pode pôr uma pitada de canela misturada na farinha. De seguida transfira a massa para a forma e leve ao forno cerca de 40 a 50 minutos. Desenforme ainda morno e deixe arrefecer. À parte, bata as claras com o sumo de limão e o açúcar em pó até obter um creme brilhante. Verta-o sobre o bolo. Derreta o chocolate em banho-maria, coloque-o dentro de uma seringa (ou cartucho de papel vegetal) e com ele, decore o bolo seu gosto. Enfeite com algumas nozes e sirva. Nota: Esta receita foi-me dada por uma amiga minha do Brasil a qual eu já tinha provado em sua casa e gostei. Esta é a segunda vez que faço este bolo geralmente confeccionado na quadra natalícia, mas como eu faço quando gosto, sem ser a altura certa, aqui está a receita.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Pensamento do dia


"Para ser grande, ser inteiro; nada teu exagera ou exclui; sê todo em cada coisa; põe quanto és no mínimo que fazes; assim em cada lago, a lua toda brilha porque alta vive." (Fernando Pessoa)

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Stroganov de carne

Ingredientes:

500 g de carne a gosto
2 c. (sopa) de manteiga
1 cebola
3 tomates maduros
1 c. (sopa) de polpa de tomate
1 dl de conhaque
1 lata de cogumelos laminados
200 ml de natas
sal e pimenta q.b.

Corte a carne em tirinhas finas e tempere-as com sal e pimenta. Frite-as em metade da manteiga. Retire e reserve. Descasque e pique a cebola. Refogue-a na manteiga restante e junte-lhe a carne. Pique o tomate, eliminando peles e sementes; adicione ao refogado, assim como a polpa de tomate e o conhaque. Cozinhe cerca de 5 a 8 minutos. Junte os cogumelos, as natas e continue a cozinhar sem deixar ferver. Depois de pronto, retire e sirva com arroz branco soltinho.
Nota:
Este stroganov é diferente daquele que estamos habituados a fazer pois leva tomate e eu quis experimentar... e gostei... e recomendo! Fica muito saboroso. Esta receita retirei-a dos "Segredos de Cozinha" n° 1191.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Dois mimos das minhas amigas Sónia e Anna

Sónia obrigada pelo mimo. As minhas amigas estao a habituar-me mal, com tanto carinho. Também gosto muito de ti obrigada. Vou passar a 5 amigas:
. Anna
. Jô. Carmencita . Uma casa no Norte. Emilia Beijinhos para todas!
Querida Anna: Obrigada por te lembrares de mim. Amiga tenho por ti muita estima e carinho. Beijinhos. Como é por uma boa causa, vou passar a meia dezena de amigas.. Sóninha. Adriana. Axly. Liler. Belinha Gulosa
Beijinhos para todas!

sábado, 4 de outubro de 2008

Pensamento do dia

"Não sou como a abelha saqueadora que vai sugar o mel de uma flor,e depois de outra flor. Sou como o negro escaravelho que se enclausura no seio de uma única rosa e vive nela até que ela feche as pétalas sobre ele; e abafado neste aperto supremo,morre entre os braços da flor que elegeu."
(Roger Martin du Gard)

Tarte de nata

















Ingredientes:
1 massa folhada de compra
1 lata de leite condensado
4 ovos
2 c. (de sopa) de farinha maisena
3 medidas de leite meio-gordo
3 cascas de limäo
1 pau de canela
150 g de acúcar

Forre a tartareira com a massa; pique-a com um garfo e corte os excessos da massa. Reserve-a.
Num recipiente ponha o leite condensado, os ovos, a farinha e as medidas de leite (eu medi pela lata de leite condensado) e o acúcar. Bata bem no liquidificador, coloque num tacho e leve ao lume juntando-lhe as cascas de limäo e o pau de canela. Mexa bem para näo pegar. Quando a mistura estiver suficientemente grossa, tire-a do lume deitando-a na tarteira. Leve ao forno durante 35 minutos e ao gril mais um pouco até ganhar a cor desejada (mais ou menos queimadinha). Nota: Eu costumo preaquecer o forno e pôr lá a tarteira só com a massa durante 8 minutos, para que quando a tarte estiver pronta, e ao cortar, esta esteja estaladica.

Filetes de pescada com iogurte

Ingredientes:
500 g de batatas (às rodelas) , 1 kg de filetes de pescada
1 c. de farinha , 50 g de manteiga , 200 g de cogumelos ,
2 iogurtes naturais , 4 c. (de sopa) de queijo ralado
óleo, manteiga, sal, pimenta e sumo de limäo q.b

Tempere os filetes com o sumo do limäo, sal e pimenta. Deixe marinar 1 hora para tomar sabor. Frite as batatas em óleo e escorra-as bem. Passe os filetes pela farinha e frite-os de ambos os lados na manteiga. Retire-os e escorra-os bem; reserve-os. Deixe os cogumelos saltear na mesma gordura e de seguida ponha num tabuleiro refractário as batatas fritas e uma camada de filetes. Por cima do peixe ponha os cogumelos, outra camada de batatas e a última de peixe. Aqueca os iogurtes no microondas adicionando-lhes a restante manteiga. Tempere com sal, pimenta e regue o preparado com este molho. Por cima polvilhe com o queijo ralado e leve-o ao forno preaquecido durante meia hora. Retire e sirva de imediato. Nota: Pode colocar uma camada de espinafres entre uma das camadas de batatas e peixe, caso goste. Apesar deste prato ter batatas fritas, tem também iogurte que lhe dá um toque "light".

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Mais um prémio de amizade...

Obrigada amiga Lu de Uma casa do Norte por se ter lembrado de mim. Um beijo de agradecimento. Este prémio tenho de o passar a 15 amigas, embora eu ache que todas que visitam o meu blog sejam merecedoras. Carmencita - Adriana - Sónia Alexandra - BelinhaEmilia - Dani - Jô - Belinha Gulosa - Vítor - Anita - Carla (Ideias Minhas) - Moranguita- Vina - Cláudia - Axly Com um beijinho para todos de amizade.

Pensamento do dia

"A verdade é que não te amo com os meus olhos que descobrem em ti mil defeitos, mas com o meu coração, que ama o que os olhos desprezam."
(William Shakespeare)

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Torta enrolada de chocolate

Ingredientes:
Massa:
100 g de acúcar
5 ovos
raspa e vidrado de 1/2 limao
100 g de farinha de trigo peneirada
25 g de chocolate em pó
acúcar em pó q.b. para polvilhar, margarina q.b.
Recheio: Doce de morango (ou outro a gosto)

Misture a farinha e o chocolate e peneire-os. Junte as gemas, o acúcar e a raspa do limao; bata até obter um creme fofo. Bata as claras em castelo bem firmes. Junte-lhes no fim uma colher de acucar para se segurare melhor e bata um pouco mais. Misture as claras e a farinha aos poucos alternadamente com o preparado de gemas até estar tudo bem ligado. Deite depois a massa no tabuleiro. Espalhe e alise a massa depois de ter forrado o tabuleiro com papel vegetal e untado com margarina. Leve a cozer em forno bem quente, durante 12 minutos. Retire depois de estar cozido. Vire o bolo sobre um pano polvilhado com acúcar e retire o papel com cuidado. Espalhe sobre a torta uma camada fina de doce à sua escolha e enrole com cuidado com o auxílio do pano. Polvilhe a torta com acúcar em pó, corte-lhe as pontas e sirva. Nota: Depois de ter deitado a massa da torta em cima do pano, coloquei por cima outro pano húmido durante 3 minutos. Depois de o tirar é mais fácil enrolar a torta sem partir. Este receita do grande chefe António Silva foi publicada na revista "Teleculinária" número 57 do ano 1977. Já há muito que nao fazia esta torta e por isso nao saiu como é habitual... mas a Torta saiu "direita !!