segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Boa semana amiguinhas

recados animados
Queridas amigas/os: 
Estarei ausente uns dias (poucos) por motivos técnicos :) o meu computador vai ao doutor para ver se fica bom de vez e se eu consigo comentá-las a todas/os... por isso não estranhem se eu não comentar durante uns dias... regresso em breve... e em força. Beijos para todos! 

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Bolo de chá preto

Ingredientes:

200 g de açúcar amarelo
4 ovos
200 g de mel
1 dl de azeite (7 c. de sopa)
1 c. (de chá) de canela em pó
1 c. (de chá) de fermento
1 chavena (de chá) de chá preto
300 g de farinha
70 g de nozes picadas
50 g de passas
manteiga, farinha e geleia de pêssego q.b.


Unte uma forma de chaminé com manteiga e polvilhe-a com farinha. Coloque o açúcar numa tigela e junte os ovos, o mel, azeite, canela e o fermento. Verta o chá preto, usei descafeínado, e mexa bem. Adicione a farinha e por fim as nozes e as passas. Misture tudo muito bem e verta a massa na forma. Leve a cozer a meio do forno preaquecido a 180 º C, durante 40 a 45 minutos. Depois de cozido, retire e desenforme o bolo. Pincele com geleia e sirva.
Nota: A geleia que usei foi de pêssego mas podem usar a que preferirem. O bolo fica brilhante e bonito. Por dentro fica muito fofo, mal dá para partir

Pensamento do Dia


"Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá a próxima refeição e há crianças com fome que choram." (Nelson Mandela)

O Meu Cantinho solidariza-se com a petição para a instituição do Dia Nacional da Adopção de Crianças, a 10 de Maio de 2009, que se encontra disponível para assinatura no seguinte endereço: http://www.peticao.com.pt/dia-nacional-adopcao.



terça-feira, 18 de novembro de 2008

Tamboril aromático










Os lombinhos temperados Os lombinhos já fritos e a escorrer

O prato já confeccionado
Ingredientes:

1,800 kg de lombos de tamboril
1 limão
50 g de margarina
1 cebola
2 tomates maduros
1 dl de vinho branco
farinha, sal, pimenta, orégãos e canela (facultativo) q.b.


Corte o tamboril em pedaços e tempere-os com sal, pimenta e orégãos. Regue com o sumo do limão e deixe marinar durante algumas horas. Escorra o peixe da marinada e passe-o por farinha, sacudindo bem o excesso. Aloure o tamboril numa frigideira com a margarina. Retire o peixe e junte a cebola, cortada em rodelas finas à gordura que ficou na frigideira; deixe alourar. Adicione o tomate pelado e sem grainhas cortado em bocados e regue com o vinho branco. Tape a frigideira e deixe cozinhar suavemente cerca de 20 minutos. Tempere com sal e pimenta e uma pitada de canela. Introduza de novo o tamboril e deixe cozer suavemente mais 10 minutos. Sirva com batatas fritas em rodelas grossas. Nota: A canela confere a este prato um toque exótico, mas se não gostar pode dispensá-la. O molho ficou delicioso, apurado e grosso. O Tamboril é um peixe extremamente magro, bom para dietas, com um teor de lípidos quase nulo, que vive no fundo do mar e presta-se a diversas preparações culinárias como por exemplo espetadas, arroz, massadas, caldeiradas, caril e guisados.

sábado, 15 de novembro de 2008

Pensamento do dia

"Não estou no mundo para corresponder às expectativas alheias. Minha vida pertence a mim. E isso é igualmente verdadeiro para os demais seres humanos."
(Nathaniel Branden)
Foto do Pôr de sol na "minha" praia Fonte-da-Telha

Bolo de requeijão

Ingredientes:

250 g de requeijão
200 g de açúcar amarelo
1 limão (raspa)
3 ovos
2 gemas
200 g de farinha
50 g de manteiga à temperatura ambiente
manteiga e farinha q.b.
Ligue o forno a 180º C. Unte uma forma de fundo amovível com manteiga e polvilhe-a com farinha. Pique bem o requeijão, com um garfo, até estar bem desfeito. Misture o açúcar com o requeijão, a raspa do limão, os ovos e as gemas. Depois de tudo bem misturado, envolva a farinha e por fim a manteiga. Verta na forma e leve a meio do forno a cozer durante 45 minutos. Deixe arrefecer e desenforme. Enfeite a gosto. Nota: Esta receita foi-me dada por uma amiga que é de Mêda (distrito da Guarda). Neste local, este bolo é muito confeccionado com o requeijão feito do leite das cabras, o que é delicioso. O bolo fica com sabor a limão, húmido por dentro e saboroso.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Da minha amiga poetisa Collybry


À querida poetisa, que escreve poemas maravilhosos, e tem um blog lindo, muito obrigado por estes bonitos prémios. Quero repassar às minhas amigas:
Xana, Sónia Alexandra, Ameixa, Martuxa,
Manuela (Do bebé chora),Tânia e à Nana (do Pimenta).
Beijinhos amigas :)

Areias de Cascais


Ingredientes:


100 g de açúcar
200 g de margarina
200 g de farinha
açúcar para polvilhar q.b.





Ligue o forno a 180º C. Amasse a margarina com o açúcar muito bem e depois junte a farinha; misture bem. Faça pequenas bolinhas e espalme-as um pouco com as palmas das mãos. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhado com farinha, afastadas umas das outras Coza exactamente durante 12 minutos em forno bastante quente. Retire-as do tabuleiro ainda quentes e passe-as por açúcar granulado. Nota: Prove-as ainda quentes e delicie-se. Se for muito gulosa/o, pode passar as areias por chocolate derretido. Bom apetite.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Bom Dia de S. Martinho


Conta a lenda que, num dia frio de Novembro, Martinho, um soldado romano, viajava no seu cavalo por França. A certa altura começa uma grande tempestade e na beira da estrada vê um pedinte pedindo esmola. Martinho pega na sua capa, corta-a ao meio com a espada e oferece uma parte ao pobre. Nesse preciso momento surgiu um Sol radioso. É o Verão de S.Martinho! Desde então comemora-se no dia 11 de Novembro o dia deste santo. Por tradição as pessoas juntam-se come-se castanhas assadas e bebe-se água-pé ou jeropiga. A esta celebração chama-se "Magusto".

PROVÉRBIOS POPULARES  de S. MARTINHO
- "No dia de S. Martinho vai à adega e prova o teu vinho."
- "Mais vale um castanheiro do que um saco com dinheiro."
- "Se o Inverno não erra caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho."
- "Pelo S. Martinho, prova o teu vinho, ao cabo de um ano já não te faz dano.- Pelo S. Martinho semeia favas e vinho."
- "Água-pé, castanhas e vinho faz-se uma boa festa pelo S. Martinho."


sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Carne da pá assada na panela de pressão

Ingredientes:
2 kg de carne de porco da pá
4 dentes de alho, 2 cebolas
2 folhas de louro, 1 c. (de sopa) de sopa de cebola de pacote
1 copo de vinho branco
1 copo de polpa de tomate
sal, pimenta, colorau, um raminho de salsa e azeite q. b.

Comprei carne da pá de porco e no talho (acuge) pedi para tirarem o osso à carne. Lavei-a e reservei-a. No almofariz meti os alhos colorau e pimenta, bati até fazer uma pasta. Barrei a carne, muito bem. Na panela de pressão, coloquei a carne com um pouquinho de sal, o louro, as 2 cebolas pequenas, um copo de água onde dissolvi a sopa de cebola, um copo de vinho branco e a polpa de tomate, até cobrir a carne. De seguida coloquei o raminho de salsa e um fio de azeite para amaciar a carne. Tapei a panela e depois do apito começar a rodar, contei 35 minutos. Apaguei o lume, piquei-a estava bem cozidinha, e pronta, com o molho, bem apuradinho. Cortei-a em fatias, servi-a com arroz branco, batatas fritas, uma boa salada e um belo vinho alentejano. Nota: Esta carne é muito boa para assar, não ficando atrás do lombo, e muito mais económica, e com ela se pode fazer bons pratos. Na panela de pressão é rápido, enquanto no forno ou no tacho leva 1h3om aqui apenas 35m, e tem outra coisa não precisamos de a virar para não pegar, porque assa, uniformemente, e o molho fica uma delícia, apuradinho. Peço desculpa eu cortei as fatias um pouco grossas, para se verem bem, e o molho eu sirvo sempre à parte numa molheira. São servidas?

E já viram a minha última aquisição meninas? Um almofariz em pedra mármore, tal como a boa cozinha índiana usa.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Brincadeira do Acróstico

Este prémio foi-me atribuído pela Jô pela segunda vez e pela Tânia. Mas como da primeira vez nao fiz a brincadeira, agora aqui vai. Consiste numa brincadeira chamada Acróstico, que tem a finalidade de se definir com as letras de seu nome.

N atureza... nao sei viver sem ela
E quilíbrio... necessário para enfrentar os obstáculos do dia-a-dia
L ar... onde me sinto bem e adoro estar
A mor... pela minha família e pela minha companheira de quatro patas

Amiga Jô assim lhe fiz a vontade, entrando na brincadeira e dando-me a conhecer um pouco melhor. Nao o vou passar pois já o vi em quase todos os blogues... quem nao o tiver pode retirar daqui. Beijinhos Jô e Tânia, adoro-as.

Este selo foi-me atribuído pela minha amiga Tânia e é da proximidade, espero que assim seja. Passo-o às seguintes amigas:
Sónia Alexandra
Anna
Emília
Anita (Uruguai-Brasil)
Obrigada Tânia e beijinhos.

Bolo de iogurte

Ingredientes:

6 ovos
500 g de açúcar amarelo
1,5 dl de óleo
2 iogurtes naturais
500 g de farinha
1 e 1/2 c. (de chá) de fermento em pó
manteiga, farinha e açúcar em pó q.b
Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180º C. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme. Adicione o óleo e os iogurtes. Ao preparado anterior acrescente a farinha e o fermento aos poucos alternando com as claras batidas em castelo. Verta a massa para uma forma de chaminé e deixe-a cozer durante 40 minutos. Desenforme e sirva o bolo polvilhado com açúcar em pó. Nota: Mais um bolinho muito saboroso feito com iogurte. Este bolo ficou muito fofinho e muito grande como podem ver. O iogurte é um excelente alimento, rico em minerais essenciais à manutenção de ossos e dentes saudáveis, como o cálcio ou o fósforo. Possui vitaminas e proteínas; este alimento, derivado do leite, é uma base para deliciosas sobremesas e uma alternativa às natas e ao leite.