sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O Meu Frigorífico...

Este desafio foi da minha querida amiga Anna (cozinha da Anna) que mo passou faz um tempo, mas que só agora o estou a publicar. Cá está a porta do meu combinado com um íman de um jogador que foi o meu marido que pôs claro, uma chinela que veio de Palma de Maiorca e uma garrafinha de uísque que veio de Inglaterra duas casas de colmo da linda Ilha da Madeira e que seguram a foto da minha cadela falecida, que nós tanto adoramos, um patinho de tecido que fui eu que fiz, uma mola cheinha de recados para não me esquecer. Nas laterais há mais...até rimei rsrs, legumes como cenoura couves e milho de louça. Não passo a ninguém, visto já quase todos os blogs fizeram este desafio, mas quem não o fez, esteja à-vontade para o levar. Annocas obrigada e beijoquinhas amiga....

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Troféu do amigo

Este selinho foi-me oferecido pela minha amiga Xana (do Ratatui dos pobres) a quem eu agradeço, é uma querida! Beijinhos para ti Xana.
Aqui vai: "Estes blogs são extremamente charmosos e estes blogueiros têm o objectivo de se achar e de serem amigos e não de se auto-promover. Nossa esperança é que quando os laços desse troféu são cortados ainda mais amizades sejam propagadas. Entregue esse troféu a oito blogueiros (as) e inclua este texto com o seu troféu."
Passo a :
Minha afilhada Adriana
Vivian (Alma Nua)
Karla (Na Cozinha)
Mary
Lulubeka
Cláudia
Anna
Axly

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Tarte de amêndoa e gila

Ingredientes:

250 g de açúcar
6 ovos
200 g de miolo de amêndoa moída
150 g de doce de gila
1 c. (de chá) de canela
manteiga e açúcar em pó q.b.


Junte o açúcar aos ovos. Mexa bem e adicione o miolo de amêndoa moída, a gila e a canela. Envolva até obter um creme homogéneo. Ligue o forno a 180º C. Forre uma tarteira com papel vegetal untado com manteiga. Verta-lhe a massa e leve a meio do forno durante 35 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer. Desenforme, polvilhe-o com açúcar em pó e sirva. Nota: Esta tarte é uma pequena maravilha para apreciadores (como eu) de abóbora-gila e de amêndoa. Apesar de ficar um pouco dispendiosa vale a pena. Para a tornar mais económica pode fazer o doce de gila em casa e pode também moer a amêndoa. Se desejar decorar como eu fiz, dobre uma folha A4 em várias partes e recorte pequenos desenhos. Depois coloque-a sobre a tarte desenformada e cubra os espacinhos recortados com açúcar em pó. Bom apetite!

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Camarão exótico

Ingredientes:

1 cebola
4 dentes de alho
2 c. (sopa) de coco ralado
2 c.(sopa) de polpa de tomate
300 g de perólas do mar (são pequenas rodelas de choco, utilizei a marca Pescanova)
300 g de miolo de camarão
1 pacote de natas
100 g de delícias do mar
vinho branco, sal, pimenta, noz-moscada, canela, caril e coentros em pó q.b.

Pique muito bem a cebola e os alhos. Leve ambos a refogar em azeite numa frigideira funda. Acrescente um pouco de coco ralado e a polpa de tomate; refresque com vinho branco. Tempere com sal, pimenta uma pitada de canela, uma pitada de caril, noz-moscada e coentros em pó. Acrescente as pérolas do mar e deixe cozinhar um pouco. Quando estas estiverem practicamente cozidas acrescente o camarão e vá mexendo sempre. Deixe cozinhar e, depois, envolva as natas. Por fim e quase na hora de servir junte ao preparado delícias do mar cortadas em pequenas rodelas. Sirva bem quente. Nota: Eu acompanhei este apetitoso e diferente pitéu com um arrozinho branco e uma fantástica sangria aromatizada com canela e hortelã. Esta é uma forma exoticamente diferente de saborear o gosto, e o aroma que fica na casa, das maravilhosas especiarias que temos ao nosso dispor. A cozinha é um laboratório onde os sentidos imperam. Experimente... acenda uma vela ou um incenso e saborei! Vale a pena!

Brincadeirinha...



Recebi da http://karla-na-cozinha.blogspot.com, a minha nova amiga, e da http://pepermint-hortelepimenta.blogspot.com/, esta brincadeira. Vamos a ver se já me conhecem um pouco. Este desafio, consiste em contar 9 coisas sobre nós, em que 6 são verdades e 3 são mentiras. Quem receber o Meme, deverá tentar distinguir as verdades das mentiras, da/o blogueira/o que lhe passou o Meme. O blogueiro poderá dizer ou não, se acertou! Passo à Xana (do Ratatui). Vê lá se adivinhas amiga! Quem quiser tentar acertar ou levar este desafio esteja à-vontade.
Aqui vai:
1 Adoro fazer caminhadas.
2 Não gosto de animais.
3 Tenho 1 filha.
4 Gosto muito de ler.
5 Odeio praia.
6 Sou muito gulosa.
7 Sou muito comunicativa.
8 Sou alérgica a chocolate.
9 Tenho uma amiga de 4 patas.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Caril de frango à macaense


Ingredientes:

1 frango
1 cebola picada
50g de banha (usei manteiga)
0,5 dl de azeite
1 malagueta (facultativo)
3 dentes de alho esmagados
20 g de coco ralado
2 colheres de (chá) de caril
1 garrafinha (ou lata) de leite de coco
sal pimenta q.b.

Limpe o frango e corte-o em pedaços. Leve ao lume as gorduras, a cebola o alho e a malagueta. Junte o frango e refogue. À parte misture o coco com o caril e a pimenta, desfeitos num pouco de água. Deite esta mistura no refogado e adicione o leite de coco. Deixe cozinhar o frango com o tacho tapado, sacudindo de vez em quando o tacho para não pegar. Sirva com arroz à crioula. Nota: É muito bom este franguinho; tal como o bacalhau, também o frango pode ser feito de 1001 maneiras diferentes. Esta receita tirei do meu livro "O ABC da Cozinha - Tudo Sobre Frango".

Mais um miminho da minha nova amiga

A Anna de http://falecomanna.blogspot.com/ passou-me este selo, que eu muito agradeço. Obrigada pelo carinho. Não o vou passar porque já o vi em muitos blogs, mas quem não o tiver pode retirá-lo. Beijinhos Anna.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Bolo-musse


Ingredientes:
5 ovos, 80 g de açúcar, 200 g de tablete de chocolate
30 g de manteiga, 1 c. (de sopa) de brande ou uísque
1 c. (de sopa) de farinha

Ligue o forno a 180º C. Bata as gemas com o açúcar. Derreta o chocolate juntamente com a manteiga; adicione, depois do chocolate estar derretido, o brande. Envolva o chocolate nas gemas e junte a farinha. Bata as claras em castelo e junte-as ao preparado anterior. Coloque num recipiente refractário e leve durante exactamente 8 minutos ao forno preaquecido. Sirva quente ou frio. Nota: Este bolo é extremamente delicioso; fica com uma capa durinha por fora e por dentro fica em musse. É uma forma diferente de comer musse de chocolate.

Amigas blogueiras: Por motivos de força maior tenho andado pouco por estas paragens mas para a semana que vem vou ver e comentar todas as vossas novidades. Beijinhos para todas.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Pensamento do dia...

Na Austrália, no meio de tanta tragédia...

Esta simpática koala foi salva! Ela andava pela floresta queimada com as patinhas chamuscadas quando carros dos bombeiros passaram. O animal só se acalmou quando deu pela presença dos bombeiros que o salvaram. Quando um dos bombeiros lhe deu água, ela agarrou-se à garrafa como um bebé e hoje está sã e em segurança. Este salvamento foi um pequeno momento de alegria no meio de toda a tragédia que se está a viver em Austrália por causa dos incêndios. Milhares de hectares estão queimados, mais de mil casas foram destruídas pelo fogo, deixando 5 mil pessoas desalojadas, e cerca de 180 pessoas morreram. O que mais custa a crer é que estes incêndios não se devem apenas às altas temperaturas que se têm feito sentir... eles tiveram também mão criminosa. Como é possível tamanha maldade?
Fonte: http://sol.sapo.pt

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Tâmaras com bacon

Ingredientes:
250 g de tâmaras
150 g de bacon
palitos de madeira q.b

Corte ao meio as fatias de bacon. Enrole cada tâmara em meia fatia de bacon e prenda-as com um palito de madeira. Coloque-as num tabuleiro e leve-as ao forno até tostar.

Nota: Esta sugestão é uma entrada deliciosa, liga muito bem com um vinho moscatel ou com um vinho do Porto branco e fresco. É a própria gordura do bacon que o faz tostar, não sendo necessário acrescentar mais nenhum ingrediente. Experimente, a confecção é rápida, sendo, por isso, ideal para visitas inesperadas, e é uma entrada económica.
Curiosidade: As tâmaras são frutos comestíveis provenientes das tamareiras que são palmeiras. Ricas em ferro, são aconselhadas para quem padece alterações hepáticas e anemias; recomendam-se nos casos de intestino preso por atuarem como suave laxante. As tâmaras estimulam o apetite.Ricas em vitaminas A, B, C e minerais como cálcio, ferro e potássio. Livres de colesterol são um aliado magnífico na luta contra o cancro. As tâmaras são protectoras do organismo frente a gripes, viroses e outras infecções, tanto do aparelho respiratório como urinário.
Amiguinhas peço desculpa por andar a visitá-las tão pouco, mas é que esta semana aconteceram-me uns imprevistos que me têm "roubado" muito tempo. Logo logo estou aí em força!! Beijinhos grandes para todas!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Para as mulheres bem resolvidas

A Pepermint passou-me este selinho e agora vou atribui-lo a outras mulheres também bem resolvidas....

Aqui vão as regras:
1- Exibir a imagem do selo
2- Postar o link do blog de quem recebi o selo
3- Escolher 10 mulheres bem resolvidas e distribuir o selo
4- Avisar as escolhidas.

As minhas "escolhidas" são: Afilhada Adriana, Sónia, Piteca, Rose, Karla, Moranguita, Anita, Lili, Spaceh Duh e Manu.

Obrigada Pepermint de http://pepermint-hortelepimenta.blogspot.com por este carinho.

Beijinhos.


quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Grão Serrano

Ingredientes:
500 g de rogões de porco, 1 chouriço de carne, 1 morcela,2 cenouras, 1 cebola grande, 4 dentes de alho, 1 farinheira, 2 chouriços de sangue, 2 latas grandes de grão, polpa de tomate, vinho branco, sal, pimenta e piripiri q.b.

Corte a carne em cubinhos e o chouriço de carne, a morcela e as cenouras em rodelas. Coloque-os num tacho; junte a cebola e os alhos picados assim como polpa de tomate, um pouco de vinho, um pouco de água e sal e pimenta. Deixe a carne cozer muito bem. À parte coza a farinheira e os chouriços de sangue; reserve a água da cozedura destes. Depois da carne estar bem cozida e apurada acrescente um pouco o molho com a água da cozedura dos enchidos. Deixe ferver e junte o grão. Deixe apurar, rectifique os temperos e adicione um pouco de piripiri a gosto. Sirva bem quente decorado com a farinheira e os chouriços de sangue partidos em pedaços. Nota: Pode acompanhar com um pouco de arroz branco. Este é um prato tipíco da Beira Alta que muitas vezes é servido nos restaurantes da Serra da Estrela local onde estive há 3 semanas. É um prato de Inverno, forte, substancial e enriquecido pelos deliciosos enchidos da fria região serrana. Eu utilizei uma farinheira de Seia, um chouriço de carne, também de Seia, e uma Morcela de Arganil.

Seguem-se fotos que tirei da Serra da Estrela coberta de branco.

Mesmo no cimo da serra, na Torre, esta casinha branca"A Beira Alta... é serra e fraga... pastores transumantes que desde o fundo das idades guardam e encaminham ovelhas de cuja lã se vestem, de cujo leite se alimentam (...) dessa fisionomia da terra e género de vida se formou o tipo de habitante, como se o primeiro homem, o Adão das Beiras, tivesse nascido naquele Paraíso de fragas e de lobos." Jaime Cortesão, "Portugal, a Terra e o Homem"

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Pensamento do dia

"Da árvore do silêncio pende o seu fruto, a paz. "
(Aforismos sobre a Sabedoria da Vida, Schopenhauer, filósofo)

Bolo de Café


Ingredientes:
4 ovos, 200 g de açúcar
50 g de margarina derretida, 2 dl de leite
2 colheres (de sopa) de café instantâneo
1 colher (de chá) essência de baunilha
300 g de farinha de trigo
1 colher (de sobremesa) de fermento
1 colher (de sopa) de açúcar em pó
manteiga e farinha q.b.

Aqueça o forno a 180º C. Unte uma forma de chaminé com manteiga e polvilhe-a com farinha. Bata os ovos com o açúcar,a margarina, o leite, o café e a essência de baunilha no liquidificador. À parte, misture a farinha com o fermento e junte-os ao preparado anterior. Verta tudo na forma e leve a meio do forno, durante 3o minutos. Deixe arrefecer, desenforme e sirva o bolo polvilhado com o açúcar em pó. Nota: Cá está um Bolinho de Café, para quem aprecia o "dito cujo" muito fofo saboroso e com um paladar muito bom , nada intenso. Bom apetite.