Ingredientes:2 kg de chanfana de borrego, 4 tomates (grandes) maduros, 1 cabeça de alhos, 1 cebola grande, 2 dl de vinho tinto, 3 folhas de louro, 1 pequeno ramo de salsa, um pouco de colorau (ou paprica), 2 colheres cheias de azeite, sal pimenta q.b.
Comece por arranjar bem a chanfana, tirando todas as gorduras e sebo, lave e ponha num recipiente (ou já no tacho) se preferir. Com o cabo da faca esmague bem os dentes de alho depois de estarem descascados, junte-os à chanfana assim como a cebola picada finamente, o louro sal e pimenta e o colorau. Envolva bem sacudindo o tacho ou recipiente; tire a pele ao tomate maduro se estiver muito agarrada passe o tomate por água morna e raspe com a ponta da faca, cortando finamente todos os tomates. Deite o vinho tinto e envolva bem. Deixe a marinar de um dia para o outro. Ponha o tacho ao lume, pondo por cima da carne e afins, a salsa bem picada e o azeite, deixe cozinhar 4o minutos abanando o tacho de vez em quando. E é só servir. Acompanhe com batata frita ou arroz.
Nota: Claro que a chanfana não costuma ser assim cozinhada, mas sim num tacho preto de barro e com carne de cabra, vinho tinto, banha de porco, colorau, louro, cabeças de alho, salsa, sal e piri-piri. Coloca-se a carne de cabra num caçoilo de barro preto e tempera-se com os ingredientes. No final, rega-se com vinho tinto que deve ser de boa qualidade. Vai ao forno de lenha, cerca de duas a três horas e deixa-se lá ficar até apurar muito bem. É assim que a minha amiga Dina, de Miranda do Corvo, a faz. Mas eu confesso que prefiro fazê-la desta forma fica mais saborosa e com o molho do tomate apuradinho. O borrego não fica com o gosto que lhe é característico, pois eu tempero de véspera. Servi com batata frita. Atenção se o borrego fôr velho vai precisar de mais tempo de cozedura. Bom apetite!!!