terça-feira, 30 de dezembro de 2008
Para a Nanda que partiu...


Partiste antes do tempo Amiga, mas onde estás decerto estás a ver quantas amigas tens, vais ficar para sempre no nosso coração, que possas descansar em paz, que a as nossas velas te iluminem e te conduzam à vida eterna. À família, os meus sinceros sentimentos.
"A vida é uma lâmpada acesa; vidro e fogo. Vidro que com um assopro se faz; fogo e que com um assopro se apaga.."
Padre António Vieira
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
domingo, 21 de dezembro de 2008
Dom Rodrigos
250 grs de fios de ovos, 50 grs de miolo de amêndoa ralada, 250 grs de açúcar, meio dl de água 4 gemas, canela q.b.
Num tacho coloque 200 grs de açúcar coberto de água e leve ao lume até formar ponto de pérola, para tal junte o açúcar a a água e deixando ferver 2 minutos. Retire do lume e misture a amêndoa. Deixe que fique morno, junte as gemas e leve novamente ao lume, mexendo até engrossar. Polvilhe com um pouco de canela. Com o restante açúcar e água faça uma calda em ponto de fio. Coloque numa frigideira a calda e leve
ao lume. Quando ferver, deite os fios de ovos e, sobre estes, o preparado feito com o açúcar, amêndoa e as gemas. Com duas espátulas, enrole os fios de ovos em torno do recheio, envolvendo-o completamente. Deixe alourar e retire da frigideira. Corte 6 quadrados de folha de alumínio prateado ou colorido. Separe a preparação em quantidades iguais pelos 6 quadrados de estanho, una as quatro pontas de cada quadrado e enrole-as.
Nota: Originários da doçaria conventual, estes doces são originais do Algarve, região onde predomina a amêndoa,o figo, a alfarroba, a chila, a erva-doce, o chocolate e o mel, essenciais na confecção de muitas delícias tipicas algarvias. Peço desculpa por só ter tirado estas fotos mas os "gulosos" comeram todos... quase que nem deixavam estes.
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Lisboa iluminada...
Árvore de Natal (a maior da Europa, com 44 metros de altura)


A Ponte 25 de Abril (sobre o Rio Tejo) vista da Margem Sul

"Outra vez te revejo - Lisboa e Tejo e tudo-,
transeunte inútil de ti e de mim
Estrangeiro aqui como em toda a parte
(...)
Outra vez te revejo
Sombra que passa através das sombras, e brilha
Um momento a uma luz fúnebrte desconhecida,
E entra na noite como um rastro de barco se perde
Na água que deixa de se ouvir (...)
Fernando Pessoa "Lisboa revisited 1926"
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Mais um miminho...
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Pensamento do dia
Foto do Cristo-Rei com iluminações natalícias; clique em cima para ampliar
Baileys "lá de casa"
Ingredientes:
1 lata de leite condensado grande
1 medida da lata de uísque
5 c. (de chá) de café instantâneo
5 c. (de chá) de chocolate em pó
leite q.b.
1 lata de leite condensado grande
1 medida da lata de uísque
5 c. (de chá) de café instantâneo
5 c. (de chá) de chocolate em pó
leite q.b.
Coloque dentro de uma garrafa o leite condensado, a mesma medida de uísque, o café e o chocolate. Agite e misture muito bem, de modo a envolver todos os ingredientes. Se ficar muito grosso acrescente um pouco de leite e mexa. Está pronto a servir. Nota: Este licor caseiro é muito semelhante ao tão conhecido"Baileys" (publicidade à parte). É económico, muito bom com umas pedras de gelo e "sem corantes nem conservantes".
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Pensamento do dia
"Que o espírito do Natal entre de facto em todos os corações. Importa lembrar, nesta época os que nada têm, os que sofrem... os que têm têm fome, frio e medo. Se pudermos contribuir para minorar um bocadinho essas situações dividindo o pouco que temos... porque não fazê-lo? Que esse seja o verdadeiro 'espírito de Natal' que se deve manter durante todo o ano."
CM
Sonhos de pão
300 g de pão (de trigo) que dá 3 chávenas de chá de pão
2,5 dl de água
2,5 dl de leite
1 limão (raspa)
2 ovos
100 g de açúcar amarelo
óleo para fritar
açúcar e canela para polvilhar
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Pensamento do dia
Fritos que não se fritam - Rabanadas no forno
4 dl de leite
3 ovos
3 ovos
2 c. (sopa) de açúcar
1 limão
8 fatias de pão de forma
açúcar e canela q.b.
açúcar e canela q.b.
Ligue o forno a 180º C. Misture o leite, o açúcar e a raspa de limão. Deixe em repouso por 5 minutos. Molhe as fatias de pão no leite e depois molhe-as nos ovos previamente batidos num prato à parte. Coloque as fatias num tabuleiro de
forno previamente untado com manteiga. Leve-as ao meio do forno por 20 minutos, até alourarem. A meio do tempo polvilhe-as com açúcar e canela, vire-as e volte a polvilhar do outro lado. Deixe acabar de alourar e sirva.
Nota: Deve aumentar as quantidades de ingredientes consoante o número de fatias que quiser preparar. Experimentei fazer esta receita porque é rápida, as fatias pois não são fritas, logo não levam gordura, e não fazem mal à saúde, contudo possuem o sabor das originais. Uma bela receita para quem não pode comer fritos.
Nota: Deve aumentar as quantidades de ingredientes consoante o número de fatias que quiser preparar. Experimentei fazer esta receita porque é rápida, as fatias pois não são fritas, logo não levam gordura, e não fazem mal à saúde, contudo possuem o sabor das originais. Uma bela receita para quem não pode comer fritos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)