sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Mimos da Rose, da Ameixa e da Luciana

Estes mimos foram-me dados pela Rose de http://tecendoartesesonhosmimosepremios.blogspot.com/ a quem eu agradeço por se lembrar sempre de mim. O anjinho fica à disposição de todas as amigas que o quiserem tirar.

As regras consistem em dizer oito coisas que sonhamos
e convidar oito amigas...

Meus oito sonhos: Saúde, paz, amor, estabilidade, sensatez, fé, confiança e diálogo.

Ofereço a oito amigas e passo-lhes o desafio: Xana, Sónia Alexandra, Mary, Axly, Sarita, Luciana, Ameixa e Emília.
Beijinhos para a Rose.

Este desafio foi passado pela Ameixinha do Canela Moída e pela Luciana do Beco da Alegria. Deve seguir-se as orientações abaixo:
1 - Exibir a imagem do selo "Olha Que Blog Maneiro"
2 - Postar o link do blog que te indicou
3 - Indicar 10 blogs de sua preferência
4 - Avisar os indicados
5 - Publicar essas regras
6 - Conferir se os blogs indicados repassaram o selo junto às regras
7 -Enviar sua foto ou de um(a) amigo(a) para olhaqueblogmaneiro@gmail.com juntamente com os 10 links dos blogs indicados para verificação. Caso os blogs indicados repassem o selinho "Olha Que Blog Maneiro" e suas regras, corretamente, dentro de alguns dias o blog que os indicou recebe 1 caricatura em P&B 8 - A caricatura só vale se as regras acima forem seguidas.
Os links dos blogues que me indicaram o desafio são os seguintes: http://canelamoida.blogspot.com/
Repasso a 10 blogs:
Beijinhos para a Ameixa, obrigada.

Gratinado de macarrão


Ingredientes:
500 g de carne picada
1 cebola
3 dentes de alho
1 copo de polpa de tomate
1 copo de vinho branco
300 g de macarrão grosso
1 pacote de bechamel grande
sal, pimenta, azeite, azeitonas e rodelas de chouriço q.b.
No azeite aloure a cebola picada e os dentes de alho. Junte a carne picada e deixe cozer até começar a alourar. Regue com vinho branco, junte a polpa de tomate e deixe ferver até apurar bem. Junte um pouco de água, tempere com pimenta e sal. Deixe apurar. Entretanto coza o macarrão, num tacho à parte, em água com sal e um fio de azeite. Quando estiver cozido escorra-o. Num recipiente refractário coloque uma camada de macarrão seguida de uma camada grossa de carne. Acabe com macarrão. Por cima verta a embalagem de bechamel. Decore com azeitonas e rodelas de chouriço. Leve ao forno normal por 15 minutos. Coloque um pouco no grill para dourar. Sirva bem quente. Nota: Este é um prato muito económico, rápido e saboroso. Eu mandei, no talho, picar um pedaço de carne de porco da pá desossada. Esta carne é excelente, muito económica e presta-se a vários fins. Se preferir pode confeccionar o bechamel em casa ou pode simplesmente substituí-lo por queijo ralado; também fica muito bom. Acompanhei com uma saladinha. Bom apetite :)

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Pensamento do dia

poemas - Recados Para Orkut

Bolo de chá Lúcia-lima

Ingredientes:
3 dl de água
250 g de frutos cristalizados
200 g de açúcar amarelo
250 g de farinha de trigo
1 colher de ( chá) de fermento
1 colher de (chá) de erva-doce
1 colher de (chá) de canela em pó
4 ovos
1 pacotinho de chá lúcia-lima ou chá feito com as folhas
farinha e margarina q.b.

Faça o chá. Leve a água ao lume com as (folhas) ou o pacotinho deixe ferver. Retire e reserve tapado durante 15 minutos. Pique os frutos cristalizados, junte-lhes o chá quente e reserve por 1o minutos. À parte junte o açúcar com a farinha, o fermento e as especiarias. Junte os ovos, bata a massa e adicione a fruta picada; envolva-a bem. Ligue o forno a 180º C. Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha; verta a massa e leve-a a meio do forno durante 40 minutos.
Nota: Já fiz um bolo de chá preto, agora este de Lúcia-lima, não podia deixar de o fazer pois além de adorar café, também aprecio um bom chá. É saboroso, fácil e muito bom para um lanche.
Curiosidade: O chá de Lúcia-lima tem um efeito calmante, é utilizado no combate às insónias, palpitações, naúseas e indigestão.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Desafio da Carol

A Carol de http://seraobenedyto.blogspot.com/ passou-me um desafio que consiste no seguinte:
1- Agarrar o livro mais próximo.
2- Abrir na página 161
3- Procurar a 5.ª frase completa
4- Colocar a frase no blog
5- Não escolher a melhor frase e nem o melhor livro. Deixe o destino agir.
6- Passar para 5 pessoas
Frase:

"As mulheres só são consideradas misteriosas pelos homens porque estes não se apercebem de que homens e mulheres vêem o mundo de formas diferentes."
Esta frase é do livro que estou agora a ler de Nicholas Sparks "Quem ama acredita".
Vou quebrar as regras, não passo o desafio a ninguém porque já o vi em quase todos os blogues, mas quem ainda não o fez pode copiá-lo à-vontade. Agradeço à Carol, beijinhos.

... Mais um miminho :)

Ao receber esse troféu deve-se...
1- Oferecer a 10 blogs que tem compromisso e afecto a educação.
2- Deve exibir a imagem do selo do troféu em seu blog que é o prémio.
3- Deve linkar o blog pelo qual você recebeu a indicação.
4- Deixar comentário nos blogs seleccionados permitindo assim que eles saibam que foram presenteados e quem os presenteou.

Queria deixar a todas mas vou passar a 10 amigas:
Anita, Sónia Alexandra, Vivian (in focO), Ana, Cláudia, Emília, Adriana, Lili, Axly e Edília.
Este prémio foi-me oferecido pela Sara de http://aguanaboca-sarita.blogspot.com/ e também pela Piteca de http://receitasdapiteca.blogspot.com/. Muito obrigada minhas queridas amigas pelo carinho. Beijinhos.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Cabeça de pota com legumes

Ingredientes:
2,1oo ou (duas embalagens) de cabeça de pota, 600 g de bróculos, 500 g de batatas, 4 ovos, 1 cebola, 4 cenouras, sal, azeite, pimenta (usei em grão) moído na altura e vinagre qb.

Coza as cabeças (tentáculos) da pota na panela de pressão, com água, sal e uma cebola com a casca, durante 45 minutos. Entretanto descasque e arranje os legumes. Ponha-os num tacho com um pouco de sal e os ovos. Quando as cabeças estiverem quase cozidas ponha o tacho dos legumes ao lume e deixe cozer. Acompanhei com azeitonas e pão de 7 cereais. Nota: Amigas claro que toda a gente sabe fazer esta simples receita, mas eu não sei se vocês já compraram estas cabeças que de cabeças não têm nada, são só tentáculos (muito peixinho) em embalagens congeladas, muito mais económico do que o polvo e com o mesmo sabor. Cada embalagem tem 1,050 kg e é muito mais baratinho do que o polvo. Esta foi a primeira vez que comprei e é óptimo, gostei muito. Eu fiz para 4 pessoas, mas nesse dia o apetite era pouco e sobrou. Hoje vou aproveitar e fazer um belo arroz com o peixe que sobrou. Como veêm ainda deita fumo; na travessa só estava metade do peixe. "Nada se estraga tudo se transforma...".


quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Pensamento do dia...

É urgente o amor

É urgente o amor
É urgente um barco no mar,
É urgente destruir certas palavras
Ódio, solidão e crueldade,
Alguns lamentos,
Muitas espadas.
É urgente inventar alegria
Multiplicar os beijos, as searas
É urgente descobrir rosas e rios
E manhãs claras.
Cai o silêncio nos ombros e a luz
Impura até doer.
É urgente o amor,
É urgente permanecer.
Eugénio de Andrade

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Broa de Milho

Ingredientes:

6oo ml de água, 1 colher (de chá) de sal fino, 1 colher e 1/2 (de chá) de manteiga, 5oo g de farinha de milho, 25o g de farinha de trigo, 1o g de fermento do padeiro (fresco)
Coloque os ingredientes pela ordem indicada. Use o programa "normal" eu usei o programa 4 de 2 horas e 4o minutos. Se necessário ajude a máquina no processo de amassar, para que as farinhas não fiquem agarradas à cuba e possa, assim, ficar uniforme. Nota: Usei a tostagem bem cozido, embora por cima não tenha ficado muito cozido. Usei o peso de 6oo g, porque não sabia como ia ficar o pão e também coloquei só 1oog de farinha de trigo fazendo um pão de 6oog. Ficou uma delícia, muito guloso, nunca esperei que ficasse tão bem, melhor ainda do que os de compra. Experimentem vão adorar e não fica massudo, fica uma maravilha de massa.
Dica: Quando o pão estiver cozido, retire da cuba e corte logo uma fatia, para libertar o vapor em excessso.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Da minha nova amiga Mary

Agradeço pelo carinho, à minha nova amiga, que me achou merecedora destes selos. Muito obrigada, vou repassar a 15 amigas: Sónia Alexandra, Lili, Risonha, Manuela, Vítor, Anita, Cláudia, Iliane, Emília, Elaine, Neyma, Carla, Xana, Sarita e Jú. Beijinhos para todas.









Musse de chocolate

Ingredientes:

200 g de chocolate em tablete para culinária , 100 g de açúcar, 6 ovos , 1 pacote de natas, 60 g de manteiga, chocolate granulado q.b.

Derreta o chocolate juntamente com a manteiga. Bata as gemas com o açúcar até obter um preparado cremoso. Junte o chocolate e a manteiga derretidos ao creme das gemas. Bata as claras em castelo e misture-as no preparado anterior. Bata as natas até engrossarem e envolva-as na musse de chocolate. Coloque numa taça de servir e polvilhe com chocolate granulado. Nota: Esta apesar de ser uma sobremesa clássica faz as delícias de miúdos e graúdos. Costumo juntar as natas (pode não o fazer) para dar um toque mais leve à musse. Se por acaso desejar que a musse fique mais consistente adicione uma folha de gelatina demolhada e espremida ao chocolate e à manteiga ainda quentes. Bom apetite!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Bolo-rei

Ingredientes:
1dl de leite morno
2 ovos
100g de margarina
50g de manteiga
500 g de farinha espiga tipo 65
10g de fermento seco
(ou 3 + ½ colheres de chá)
150g de açúcar
100g de frutos secos
(pinhões, nozes, amêndoas) partidos
50g de passas
1 laranja (raspa e sumo)
5dl de vinho do Porto (ou 4 c. de sopa)
½ colher de chá de sal
Frutos cristalizados, amêndoas peladas
inteiras e nozes para decorar q.b.
Gema para pincelar
Dentro da cuba e depois de amassada
A massa já com o formato

Na cuba da MFP ponha o leite, a margarina e a manteiga (amolecidas), os ovos, o açúcar, o sal, a farinha e a raspa e o sumo da laranja. Seleccione o programa “massa de pizza” (com duração cerca de 1h30m). Quando fizer o bip acrescente frutos secos, passas, vinho do Porto. No final retire a massa da cuba da máquina e forme o bolo-rei (o buraco deve ser largo). Coloque num tabuleiro, previamente untado de óleo. Tape com um pano e deixe levedar por 1h30m em lugar “quentinho”. Pincele o bolo coma gema, decore com frutos secos e cristalizados e enfeite com açúcar em pó em montinhos. Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, por 30 a 35 minutos; retire. Nota: Eu utilizei o programa 7, de 1h30m. Os frutos cristalizados coloquei-os dentro de um pouco de água morna, para retirar o excesso de açúcar. Em vez de pincelar com gema de ovo, pode fazê-lo com geleia. Como tive falta de tempo no Dia de Reis, este bolo foi feito este fim-de-semana.

A massa já pronta para ir ao forno
O Bolo-rei já pronto





segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Os meus sonhos

"O importante é isso: Estar pronto para a qualquer momento, sacrificar o que somos pelo que poderíamos vir a ser."
(Charles Du Bois) Mensagem sobre Sonho
Venho responder ao desafio da amiga Rose e da Moranguita e da Sónia. O desafio consiste em: 1. Revelar oito sonhos nossos.2. Convidar oito blogueiras para o mesmo desafio, e comentar nos seus blogs para que tenham conhecimento da convocatória.3. Comentar no blog de quem nos desafiou.4. deixar as regras do desafio.

Os meus sonhos:
1 - Que a minha filha e o meu marido tenham muita saúde...
2 - ... Que nunca nos falte o trabalho aos 3
3 - Gostava de um dia... de voltar a ver os que me são queridos e já partiram
4 - Queria ver o Mundo em paz
5 - Desejo um dia ver um neto
6 - Sonho, não sei se possível, que a minha família fosse unida como anteriormente
7 - Gostava que me saísse alguns "euritos no Euromilhões
8 - Sonho ter a minha família sempre muito perto de mim.
Ao contrário das regras não vou passar a ninguém, porque já vi este desafio em vários blogues, deixo assim, para quem não o tiver, que retire do meu, para se dar a conhecer melhor. Beijos à Rose, à Moranguita e à Sónia.

Pão Brioche


Ingredientes:
1 ovo
35o ml de leite (morno)
2 (colheres de chá) mal cheias de manteiga
2,5 de açúcar (medida da MFP) maior
1 de sal (medida da MFP) pequena
7oo g de farinha
2o g de fermento do padeiro
Pôr os ingredientes pela ordem indicada, usei o programa 4 tostagem média, peso 75o g. Utilizei a Farinha Espiga 65 e ficou um pão, super fofo, bateu mesmo na tampa tanto que cresceu.
Nota: Realmente compensa comprarmos a MFP, porque ao contrário do pão da padaria, que ao segundo dia fica rijo, este experimentei com um pedaço, e durou 4 dias sem ficar rijo, e sempre com bom sabor.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Pensamento do dia

recados no orkut
"Uma vez que as guerras nascem no espírito dos homens, é no espírito dos homens que se devem erguer as defesas da paz."
(Archibald McLeish, poeta americano)

Bacalhau Leila


Ingredientes:

1 kg de bacalhau ou (2 embalagens de migas)
4 cebolas
7 batatas
1 dl de azeite
1 c. (de sopa) de farinha de trigo
2oo ml de leite
2oo ml de leite de coco
2oo ml de natas
1 ovo
1 c. (de sopa) de manteiga

Descasque e corte a cebola em rodelas finas, assim como as batatas. Leve ao lume com o azeite e cozinhe até alourarem. Depois de ser demolhado, desfie o bacalhau e junte-o ao preparado anterior; deixe cozinhar mais um pouco, indo sempre mexendo. Ligue o forno a 180º C. Dissolva a farinha no leite e junte-lhes as natas e o leite de coco. Misture bem e junte ao preparado de bacalhau. Bata a clara em castelo,envolvendo-a também no preparado. Coloque num tabuleiro e pincele com a gema e a manteiga. Leve ao forno, à parte superior, para gratinar. Nota: Esta receita foi feita com migas de bacalhau, ficando mais económica. O leite de coco deu-lhe um sabor muito bom. É uma receita diferente, pois tal como diz o "ditado" o bacalhau é confeccionado de "mil maneiras diferentes". Servi com azeitonas verdes.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Pão de 7 cereais


Ingredientes: 350 ml de água morna, 1 colher (de chá) de sal, 500 g de farinha Nacional Pão Vitale, 100 g de sementes de sésamo, 2 colheres (de chá) de manteiga, 20 g de fermento de padeiro

Escolha o programa adequado. Unte a pá de amassar com um pouco de óleo, para facilitar a saída do pão. Incorpore os ingredientes, respeitando a seguinte ordem: água morna, sal, manteiga, Farinha Nacional Pão Vitale, as sementes e o fermento, diluído na água morna. Em seguida ligue a máquina. O programa e as quantidades indicadas podem variar em função do modelo e marca da máquina para pão. Nota: Eu utilizei uma máquina Taurus, o programa 6 (demora 1,45 h) e o nível de tostagem médio. Este foi o meu primeiro pão feito na minha MFP, que me foi oferecida pelo Pai Natal. Não ficou tão bem como devia, mas com o hábito espero melhorar. Se souberem de receitinhas para esta máquina digam-me amigas ;)

sábado, 3 de janeiro de 2009

Velhoses de abóbora

Ingredientes:
2 kg de abóbora-menina
25 g de fermento de padeiro
50 ml de leite
350 g de farinha
4 ovos
1 laranja (sumo e raspa)
sal, açúcar, canela e óleo para fritar

Descasque a abóbora, corte-a em pedaços e coza-os em água com sal. Escorra-a e esmague-a com um garfo. Dissolva o fermento no leite morno. Junte a mistura com a abóbora e envolva. Aos poucos junte a farinha e vá mexendo. Adicione os ovos, o sumo e raspa de laranja. Envolva bem e deixe a levedar até que se formem bolhas à superfície. Retire colheradas de massa e frite-as em óleo bem quente. Escorra as velhoses e passe-as por uma mistura de açúcar e canela. Nota: Estas Velhoses, muito fofas, fizeram parte da minha mesa de Natal. São fáceis de fazer, muito saborosas e faço-as durante todo o ano.