

Utilizarei este meu cantinho para "falar" do que mais prazer me dá, assim como para pôr em prática a minha vontade de comunicar e partilhar com vocês as pequenas coisas boas, e menos boas, da vida... Sejam bem-vindos ao meu pequeno e modesto cantinho...
Coza as cabeças (tentáculos) da pota na panela de pressão, com água, sal e uma cebola com a casca, durante 45 minutos. Entretanto descasque e arranje os legumes. Ponha-os num tacho com um pouco de sal e os ovos. Quando as cabeças estiverem quase cozidas ponha o tacho dos legumes ao lume e deixe cozer. Acompanhei com azeitonas e pão de 7 cereais. Nota: Amigas claro que toda a gente sabe fazer esta simples receita, mas eu não sei se vocês já compraram estas cabeças que de cabeças não têm nada, são só tentáculos (muito peixinho) em embalagens congeladas, muito mais económico do que o polvo e com o mesmo sabor. Cada embalagem tem 1,050 kg e é muito mais baratinho do que o polvo. Esta foi a primeira vez que comprei e é óptimo, gostei muito. Eu fiz para 4 pessoas, mas nesse dia o apetite era pouco e sobrou. Hoje vou aproveitar e fazer um belo arroz com o peixe que sobrou. Como veêm ainda deita fumo; na travessa só estava metade do peixe. "Nada se estraga tudo se transforma...".
Derreta o chocolate juntamente com a manteiga. Bata as gemas com o açúcar até obter um preparado cremoso. Junte o chocolate e a manteiga derretidos ao creme das gemas. Bata as claras em castelo e misture-as no preparado anterior. Bata as natas até engrossarem e envolva-as na musse de chocolate. Coloque numa taça de servir e polvilhe com chocolate granulado. Nota: Esta apesar de ser uma sobremesa clássica faz as delícias de miúdos e graúdos. Costumo juntar as natas (pode não o fazer) para dar um toque mais leve à musse. Se por acaso desejar que a musse fique mais consistente adicione uma folha de gelatina demolhada e espremida ao chocolate e à manteiga ainda quentes. Bom apetite!
Na cuba da MFP ponha o leite, a margarina e a manteiga (amolecidas), os ovos, o açúcar, o sal, a farinha e a raspa e o sumo da laranja. Seleccione o programa “massa de pizza” (com duração cerca de 1h30m). Quando fizer o bip acrescente frutos secos, passas, vinho do Porto. No final retire a massa da cuba da máquina e forme o bolo-rei (o buraco deve ser largo). Coloque num tabuleiro, previamente untado de óleo. Tape com um pano e deixe levedar por 1h30m em lugar “quentinho”. Pincele o bolo coma gema, decore com frutos secos e cristalizados e enfeite com açúcar em pó em montinhos. Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, por 30 a 35 minutos; retire. Nota: Eu utilizei o programa 7, de 1h30m. Os frutos cristalizados coloquei-os dentro de um pouco de água morna, para retirar o excesso de açúcar. Em vez de pincelar com gema de ovo, pode fazê-lo com geleia. Como tive falta de tempo no Dia de Reis, este bolo foi feito este fim-de-semana.