domingo, 20 de dezembro de 2009

Bom Natal


Nesta quadra festiva quero desejar-vos um Natal muito feliz com muita saúde, paz e amor. Que o novo ano lhes traga tudo de bom e ideias bem gostosas para os vossos blogues. Que o Mundo seja um pouquinho mais calmo e as diferenças sejam menores, a todos os níveis, entre as pessoas.
Bom Natal, Feliz ano, são os meus votos e também os do meu gato Gil, protagonista deste postal de Natal, vestido a rigor especialmente para vocês, e também do Natal pois será o seu primeiro! Beijos festivos.

Pedido de desculpa


Amigas(os)


Agora que se aproxima esta quadra natalícia, vim até este meu cantinho para vos pedir desculpa pela minha ausência destas lides blogueiras... mas acreditem que foi por um bom motivo... esta vossa amiga voltou a estudar, estou a prosseguir os meus estudos que tive de interromper muito precocemente por motivos familiares. Mas como nunca é tarde...

Assim que esteja um pouquinho mais disponível voltarei "em grande" a estas lides... tenho tantas saudadinhas dos vossos petiscos e da vossa amizade... beijinhos grandes para todas(os) do fundo do coração.

sábado, 17 de outubro de 2009

Bolachinhas de manteiga



Ingredientes:
200 g de farinha, 200 g de manteiga, 200 g de açúcar, 2 ovos e manteiga para untar e farinha para polvilhar q.b.


Misture a farinha com o açúcar, a manteiga e os ovos. Amasse muito bem, de preferência com a mão. Faça uma bola com a massa e coloque-a no frigorífico durante 15 a 20minutos. depois estenda porções da massa com o rolo da massa devidamente enfarinhado e com um cortante a seu gosto, corte as bolachinhas. Nota: São económicas e fáceis de fazer. A massa rende muito. É sempre bom ter em casa pois liga muito bem com um cafe ou cházinho. Criei algumas em forma de roscas e colei-as com doce de gila e outras com chocolate de barrar, fazendo assim os chamados "casadinhos". São óptimas quentinhas. Bom apetite.

sábado, 10 de outubro de 2009

Pernil Dourado



Ingredientes:

2 pernis de porco
1 lata de feijão preto
3 cebolas grandes
3 alhos
2 cravinhos-da-índia
2 chouriços de sangue
1/2 chouriço-corrente
1 linguiça
calda de tomate, arroz, sal, pimenta, vinho branco e piripiri q.b.


Coza os pernis na panela de pressão 15 a 20 minutos. Entretanto faça um refogado com 1 cebola, os alhos, o chouriço-corrente (de carne) cortado em pedacinhos muito pequenos. Junte ao refogado os chouriços de sangue sem pele. Deixe um pouco ao lume para que se desfaçam, acrescente um pouco de vinho branco e de seguida a lata de feijão. Tempere com sal, pimenta e, se gostar, um pouco de piripiri. Depois dos pernis estarem cozidos transfira-os para um recipiente ir ao forno e reserve a água da sua cozedura. Tempere-os com sal, pimenta, um pouco de polpa de tomate e vinho branco. Acrescente ao molho uma colher da água da cozedura da carne. Disponha as 2 cebolas restantes no tabuleiro e em cada uma delas espete um cravinho. Leve ao forno até dourar. Faça um arroz branco com a restante água em que cozeu a carne. Acompanhe a carne com o feijão preto e com o arroz branco. Nota: Este prato, apesar de forte, sabe bem nestes dias outonais. Liga muito bem com um belo vinho tinto alentejano. Esta forma de fazer o feijão é uma delicia. Experimente também para acompanhar grelhados e até picanha. Bom apetite!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Bolachinhas de milho





















Ingredientes:

100 gr de farinha de milho
200 gr de farinha de trigo
3 ovos
1 limão (raspa)
2 colheres (de chá) de canela em pó
manteiga e farinha q.b.


Unte um tabuleiro do forno, com manteiga e polvilhe com farinha; reserve. Aqueça o forno do fogão a 180ºC. Junte o açúcar com os ovos e envolva bem. Adicione as farinhas, a raspa do limão e a canela em pó; mexa muito bem. Deixe a massa repousar por 15 minutos. Decorrido o tempo, coloque a massa num saco de pasteleiro com boquinha frisada e faça pequenos montinhos no tabuleiro. Coloque no centro de cada bolachinha uma passa e leve a meio do forno a cozer, durante 10 minutos. Depois de cozidas retire as bolachinhas do forno e deixe arrefecer. Quando já estiverem frias retire-as do tabuleiro para um prato e pincele com geleia a gosto. Nota: São fáceis de fazer, levam poucos ingredientes e ficam deliciosas. Eu fiz pela receita,e também usei o saco de pasteleiro. Estas ficaram bonitas no tabuleiro, depois cresceram e perderam o feitio... nem sempre as coisas correm como queremos...mas sabem a limão e a canela, as passas ficaram ao natural, podem substituir por outro fruto seco se gostarem mais. Conservam-se nas caixinhas muito bem.

sábado, 3 de outubro de 2009

Quero apresentar...



... O novo membro da minha família: O gato Gil. Esta simpático gatinho, ainda júnior (azul russo com olhos cor de esmeralda) foi encontrado pela minha filha num conhecido shopping lisboeta amarrado dentro de um saco de pano, só com a cabeça de fora e dentro de um carrinho de compras.... como ele ali não podia ficar... agora cá está em casa... e se tudo correr bem terá uma longa e confortável vida. Por razões como esta é que nunca me canso de dizer "Quantas mais pessoas conheço, mais de animais gosto".


terça-feira, 22 de setembro de 2009

Bolo de ananás em quadrados
















Ingredientes:


3 ovos
130 gr de açúcar
130 gr de manteiga derretida
1 colher (chá) de aroma de baunilha
130 gr de farinha
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres de canela em pó
4 rodelas de ananás
manteiga e açúcar qb.



Ligue o forno a 180º C. Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal, também untado. Polvilhe-o com açúcar. Bata bem as gemas com o açúcar e adicione-lhes a manteiga derretida. Aromatize com o aroma de baunilha, sem deixar de bater. À parte, misture a farinha com o formento e a canela. Bata as claras em castelo e envolva-as na massa, alternando com o preparado de farinha, reserve. Escorra o ananás e corte-o em fatias de maneira que cubra o fundo do do recipiente, e por cima, coloque a massa. Leve aio forno durante 30 a 35 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme ainda morno. Descole o papel vegetal e corte o bolo em rectângulos. Nota: Este Bolo é fácil de fazer, e podem também usar outras frutas como por exemplo pêssego. Deu-me para 10 porções e fiz num recipiente refráctário. É muito fofo, rende muito e é delicioso, com o travo da canela e baunilha...Se adicionarem à massa do bolo 60 gr de miolo de amêndoa moida, melhor ainda, só que desta vez eu não utilizei. Bom apetite.












Amigas:
Tive fora das lides blogueiras uma semaninha para descanso, daí não ter visitado os vossos lindos blogs. Mas promento recompensar, quero também agradecer todas (os) amigas que me comentaram e não se esqueceram de mim.Mas jà voltei!
Beijinhos para todos!

sábado, 19 de setembro de 2009

Lasanha verde






Ingredientes:

2 cenouras
½ couve-lombarda
2 curgetes
1 cebola
200 g de grão-de-bico
molho bechamel, farelo e queijo ralado light q.b.

Coloque ao lume um tacho com água temperada de sal. Quando ferver coloque todos os legumes excepto a curgete, a cebola e o grão; deixe cozer só por cinco minutos. Retire e escorra-os muito bem. Numa forma, do tipo bolo inglês, disponha uma camada de cenoura, uma de couve, uma de rodelas de cebola e uma de rodelas de curgete (como se fosse a massa da lasanha). Repita até esgotar tudo. Cubra com o grão, verta um pouco de bechamel misturado com farelo por cima e leve ao forno até gratinar. Um pouco antes de estar pronto cubra com um pouco de queijo ralado light. Nota: Estes legumes ligam lindamente, fica um prato económico e ideal para dietas ;). O farelo misturado com o bechamel proporciona fibras, indispensáveis ao organismo, mas se não gostar não precisa de misturar. Faça, de preferência, um bechamel caseiro, com pouca gordura e com leite-de-soja ou magro.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Bolo de café encharcadinho






















Ingredientes:

3 ovos
200 gr de açúcar
50 gr de margarina derretida
2 dl de leite
2 colheres (sopa) de café instantâneo
1 colher (chá) de essência de baunilha
300 gr de farinha
2 colheres (chá) de fermento
1 colher (sopa) de açúcar em pó manteiga farinha para polvilhar qb.
Para o xarope de café:
2 dl de água
200 gr de açúcar
0,5 dl de café
1 calice de rum, brandy, ou outra bebida.

Aqueça o forno a 180º C. Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhe-a com farinha. Bata os ovos com o açúcar, a margarina, o leite, o café e a essência de baunilha com a batedeira. À parte, misture a farinha com o fermento e junte-os ao preparado anterior. Verta tudo na forma e leve-a a meio do forno, durante 35 minutos. Entretanto faça o xarope de café, pondo ao lume a água mais o açúcar e mexendo até ferver; retire e adicione o café e o calice de rum; mexa muito bem e deixe arrefecer. Depois do bolo retirado do forno, desenforme-o, fure-o com um pauzinho de fazer espetadas (para que embeba bem o xarope) e regue-o com este xarope de café; enfeite com o açúcar em pó, de forma a tapar os buraquinhos do pauzinho e está prontinho. Nota: Muito bom este bolo de café, fácil e gostoso; também podem usar uma forma redonda se preferirem. As crianças podem comê-lo à vontade, porque não fica a saber à bebida. Retirei esta receita do meu livro de Melhores Receitas com Café. Provem e deliciem-se amigas.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Patrick Swayze


Tal como num dos muitos filmes em que brilhou, Patrick Swayze transformou-se em luz... partiu depois de muito lutar contra uma doença que continua a matar sem perdoar. Pela sua força, talento e capacidade de, até ao fim, fazer aquilo que gostava, merece ser recordado com um actor-ídolo que marcou várias gerações... recordemos o Dirty Dancing, O Ghost-Espírito do Amor, Ruptura Explosiva... entre tantos filmes em que brilhou.
Que descanse em paz, a sua obra continuará a ser apreciada pois uma estrela nunca morre...
apenas se transforma... em luz!

Pão de sementes








Ingredientes:


500 g de farinha (Branca de Neve para a MFP)
20 g de fermento de padeiro
280 ml de água
1 c. (de chá) de sal
2 c. (de chá) de azeite
óleo q.b.


Coloque os ingredientes, primeiro os líquidos e depois os sólidos, na cuba da máquina, depois de ter untado a pá com óleo. Ponha no programa 4, tostagem 3, peso 500 g. Delicie-se com este pão acabadinho de fazer. Nota: Amigas, descobri esta farinha Branca de Neve própria para máquina (com sementes) no hipermercado Continente em pacotes de meio quilo. O preço é 1,09 euros. Também há só para pão branco. Eu acrescentei mais um pouco de sementes de sésamo. Experimentem que vão gostar!
Fica fofo e delicioso.

domingo, 13 de setembro de 2009

Pensamento do dia



"Feliz o homem que come do trabalho das suas mãos"
"Bahya ibn Pakuda" Textos judaicos

Encomenda da minha querida Bela



Hoje tive uma surpresa! Uma ENCOMENDA

E de quem? Da minha amiga Bela (dos Pratos da Bela) ela ficou louquinha mesmo, e tratou de me enviar estes belos mimos que são sempre tão bons de receber e devorar (rsrsrs) que é também o caso. Enviou-me uma bela cabaça ou abóbora , que me vai fazer pena cortar de tão linda que é, peras e maçãs que tem nas árvores de frutos dela e também da mãe , um pacote de farinha francesa , um pacote de chá de hortelã porque sabe que adoro chá, uma bela geleia de framboesa da Feira medieval a que foi, e que eu e familía vamos comer ou no pão ou nas bolachinhas, uma lembrança para a minha filha, um cheiroso sabonete num cesto em crochet que também foi comprado na mesma feira. Claro não faltando uma cartinha que eu adorei ler, e que vou guardar com carinho. Esta menina-amiga do Norte é uma querida, se pudesse envia-me tudo o que tem no terreno dela. Belinha que tenhas muita saúde assim como toda a tua familía e muito obrigada beijinhos grandes.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Tarte de quivi... e agradecimento ao Veja Blog





Ingredientes:

6 quivis
125 gr de manteiga
3 ovos, 125 gr de farinha
manteiga, açúcar e papel vegetal q.b.



Unte uma tarteira com óleo. Forre de seguida o fundo com papel vegetal. Descasque os quivis e reserve-os. Disponha no fundo da tarteira os quivis em rodelas meio grossas. Bata a manteiga com o açúcar e adicione os ovos um a um de cada vez. Adicione de seguida a farinha e envolva com cuidado. Verta na tarteira sobre os quivis e leve a meio do forno, durante 35 minutos. Espete um palito para ter a certeza que a tarte está cozida. Desenforme e sirva-a.
Nota: Posso dizer que é fácil de fazer, para quem tem pouco tempo como eu, fica uma delícia fofa e gostosa. Leva poucos ingredientes, peço desculpa de não mostrar fotos da tarte partida, mas fi-la para levar para um lanche em casa de amigos e todos adoraram. Façam e comprovem vocês mesmos!


Obrigada VejaBlog :)


VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do BrasilVejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil


Quero agradecer ao site Veja Blog Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil
http://www.vejablog.com.br/por me ter adicionado à sua lista de melhores sites/blogs do país do qual só constam blogs e sites premiados. Muito obrigada pela atenção. Encontro-me no link: Receitashttp://www.vejablog.com.br/blog

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Sopa da Pedra "à minha maneira"





Ingredientes:
600 gr de feijão-manteiga
1 cebola grande
2 batatas
3 cenouras
1 tira de entremeada
1 tira de toucinho (magro)
1 chouriço de carne
azeite, sal, pimenta e tiras de bacon q.b.


Numa panela deite as cenouras partidinhas, a cebola e as batatas. Arranje as carnes e ponha-as também dentro da panela, com um pouco de sal. Depois das carnes cozidas, retire-as e reserve-as. Coloque o feijão e o azeite e deixe ferver; triture-os com a varinha mágica. Acrescente com um pouco de água, juntando o chouriço cortado em rodelas finas. Deixe cozer um pouco e coloque as carnes cortadas finamente. Retifique os temperos, pondo um pouco de pimenta que lhe vai dar sabor, e está feita e pronta a ser saboreada.
Nota: Claro que a sopa da Pedra não é assim que se faz, mas posso dizer que desta maneira económica, fica muito saborosa, farta e óptima; coloquei os pedaços de bacon depois nos pratos e a gosto. Devem estar admiradas de eu agora, sendo Verão, estar a apresentar pratos de sopa, mas cá em casa tanto de Inverno como de Verão é apreciada. Além disso estava em rescunho e por causa da minha falta de tempo ainda não tinha sido "postada".

sábado, 22 de agosto de 2009

Sopa de Tomate com ovos Escalfados



















Ingredientes:


0,500 kg de tomate bem maduro
1 cebola grande
6 ovos
massa miúda (facultativo)
azeite, sal e um raminho de hortelã


Numa panela corte a cebola às rodelas finas. Passe o tomate por baixo de água quente, porque desta maneira é mais fácil a pele sair, tente tirar as grainhas, ou então passá-lo pelo passe-vite. Coloque-o na panela, ponha um pouco de azeite e deixe refogar só um pouco, acrescentando de seguida água. Logo que esteja a ferver, junte um pouco de massa miúda e umas pedras de sal; deixe ferver. Reduza o lume e parta para dentro da panela, com cuidado, os ovos; tape e com o lume meio baixo, para não irem para o fundo da panela, deixe cozer os ovos. Sirva a sopa com umas folhas de hortelã. Nota: Esta sopa na província, e mesmo em Lisboa, é feita também com fatias de pão Alentejano ou outro, cortado em fatias e posto no prato fundo e depois o caldo é colocado por cima do pão, assim como os ovos. É uma sopa rica e forte. Eu juntei uma massinha e foi comida apenas morna, num dos dias em que viemos da praia e como tal não apetecia nada pesado; também se pode comer fria. A quantidade de ovos depende das pessoas, e de quantos comerem, varia entre um a dois por cada pessoa. É um prato leve e muito bom... experimentem...

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Delícia de gelatina de morango
























Ingredientes:


5 dl de gelatina de morango
8 folhas de gelatina incolor
5 dl de natas light
1 iogurte de aroma de morango (magro)
2 dl de leite condensado (magro)
Bolachas Maria ou palitos de la reine, hortelã, chocolate em pó para enfeitar q.b.

Num prato do serviço ponha um aro. Num recipiente coloque os palitos de la Reine molhados em leite, se preferir, eu fiz a base com bolacha Maria, tal como já fiz os outros semifrios apresentados anteriormente no blog. Faça a gelatina, seguindo as instruções da embalagem; deixe arrefecer sem solidificar. Demolhe as folhas de gelatina em água fria, bata as natas bem frias para assim ao bater ficarem mais sólidas. Misture o iogurte com o leite condensado e envolva-lhes as natas. Retire duas colheres, de sopa, do preparado de natas e leve ao lume, em banho-maria, com as folhas de gelatina escorridas, mexendo até derreterem. Junte novamente ao creme. Misture bem e verta até metade na forma. De seguida verta uma camada de gelatina e, se necessário, leve novamente ao frio para solidificar melhor. Retire e verta o resto do creme; enfeite com a restante gelatina e o chocolate em pó e as folhas de hortelã. Nota: Aqui têm um semifrio bem fresquinho, todo light. Eu, tal como escrevi, fiz a base em bolacha-maria, porque acho deliciosa, e também acrescentei meia caixa de queijo mascarpone light ao creme. Também já fiz o mesmo, acrescentado um pouco de gelatina ao creme, o qual lhe deu um aspecto rosa, e por cima, além da gelatina, enfeitei com lâminas de morangos. Neste fiz diferente, apenas com a gelatina.
Peço desculpa às minhas amigas pelo meu afastamento, mas tal deve-se a motivos de trabalho, daí a minha falta de tempo. Logo que seja possível, vou tentar compensá-las.
Beijinhos e desculpem :)

Bolo de Amêndoa com cobertura e recheio de chocolate

Flores

Amigas Blogueiras!
Regressei! Quero agradecer a todas(os) que me têm comentado.
Um ano mais velha, e mais descansada depois das férias, estou de regresso às lides blogueiras. Aos poucos vou colocando os selos/mimos que me têm enviado e que muito agradeço. Dentro do possível tentarei comentar todas (os) uma por uma...
Beijinhos para todas e obrigada!


Ingredientes:
200 gr de farinha de trigo
100 gr de miolo de amêndoa moida (ramazzoti)
200 gr de açúcar
1 colher(de chá) de fermento
5 ovos
1 chávena de leite
meia tablete de chocolate de culinária
100gr de manteiga
manteiga ou óleo e farinha para polvilhar q.b.

Bata as claras em castelo ou (neve. Num recipiente coloque a farinha, a amêndoa moída, o açúcar e o fermento.Junte as gemas e o leite e a margarina ou óleo. Bata bem com a batedeira; verta as claras bem batidas, e continue a bater com cuidado. Numa forma redonda sem buraco, coloque um pouco de manteiga, em volta, e salpique com farinha. Entretanto aqueça o forno a 180º C. Verta a massa na forma e leve ao forno, durante 40 minutos. Num recipiente parta o chocolate em pedacinhos e junte com a manteiga, levando ao microondas, ou ao lume em banho-maria, até derreter. Depois do bolo estar cozido, deixe arrefecer, parta-o na horizontal, e salpique-o com licor de amêndoa dos dois lados. Depois recheia-se com o creme de chocolate, e sobreponha-o, barrando todo de seguida. Decore a gosto. Nota: Peço desculpa de não fotografar uma fatia do bolo, mas foi feito para levar para um aniversário, e claro que por isso não o parti. Ficou fofo e saboroso... E é muito fácil de fazer.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Férias

gifs fofas

Amiguinhas (os):
Em primeiro quero, uma vez mais, pedir desculpa por ter andado um pouco ausente dos comentários, mas tenho estado muito ocupada e com muito pouco tempo.
Em segundo lugar quero agradecer a todas as amigas blogueiras que me continuam a comentar, mesmo sem eu ter tempo de o fazer. Esse é o meu espírito... dar sem esperar receber... esse é o verdadeiro valor da amizade. Muito obrigada a todas (os).
Agora vou ausenter-me para descansar (merecidamente) um pouco. Em Agosto estarei de volta e prometo originalidade, coisas boas e, sobretudo, muita amizade. Beijos grandes para todas e
até já....

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Sargos fritos






















Ingredientes:

8 sargos
1 cebola
tomate, pimento arroz, sal, alface, tomate, farinha e óleo qb.


Arranje bem os sargos, tirando-lhes a tripa, as guelras e escamando-os. Lave-os muito bem, ponha num recipiente com um pouco de sal. Entretanto faça o arroz de tomate e pimento (se gostar claro). Numa frigideira antiaderente deite o óleo, deixe aquecer bem, passe os sargos por farinha e vá fritando, sem deixar queimar. Ponha a escorrer muito bem num prato, sobre papel absorvente. Depois de fritos é servir e se deliciar com este peixinho.
Nota: este belo peixinho, muito fresquinho desta vez não é da "minha praia" e sim de um novo elemento da minha familía que tem como hobbie pescar... e como o prometido é devido cá veio trazer uns peixinhos "à tia Nela". Claro que todas sabemos como fritar peixe mas não quis deixar de postar porque, estes em especial, souberam-me mesmo muito bem. Estavam bem gordinhos e muito fresquinhos com o arroz e a saladinha!!! Muito bom mesmo, obrigada Nuno beijinhos.