sábado, 1 de maio de 2010

Dia da Mãe - 2 de Maio


Dia da Mãe... deixo hoje a minha homenagem a todas as mães, e em especial, claro, à minha! "Ser mãe não é uma profissão; não é nem mesmo um dever: é apenas um direito entre tantos outros como disse Oriana Fallaci"... por isso parabéns a todas que têm o privilégio de o ser.



Poema à Mãe

No mais fundo de ti,
eu sei que traí, mãe

Tudo porque já não sou
o retrato adormecido
no fundo dos teus olhos.

Tudo porque tu ignoras
que há leitos onde o frio não se demora
e noites rumorosas de águas matinais.

Por isso, às vezes, as palavras que te digo
são duras, mãe,
e o nosso amor é infeliz.

Tudo porque perdi as rosas brancas
que apertava junto ao coração
no retrato da moldura.

Se soubesses como ainda amo as rosas,
talvez não enchesses as horas de pesadelos.

Mas tu esqueceste muita coisa;
esqueceste que as minhas pernas cresceram,
que todo o meu corpo cresceu,
e até o meu coração
ficou enorme, mãe!

Olha — queres ouvir-me? —
às vezes ainda sou o menino
que adormeceu nos teus olhos;

ainda aperto contra o coração
rosas tão brancas
como as que tens na moldura;

ainda oiço a tua voz:
Era uma vez uma princesa
no meio de um laranjal...

Mas — tu sabes — a noite é enorme,
e todo o meu corpo cresceu.
Eu saí da moldura,
dei às aves os meus olhos a beber,

Não me esqueci de nada, mãe.
Guardo a tua voz dentro de mim.
E deixo-te as rosas.

Boa noite. Eu vou com as aves.

Eugénio de Andrade, in "Os Amantes Sem Dinheiro"

32 comentários:

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

olá minha linda já tinha saudades tuas!!!
um beijinho grande para ti e claro para todas as maes.

Gina disse...

Vocês são muito parecidas. Mãe é muito especial mesmo.
Aqui comemoramos o Dia das Mães no 2° domingo de maio.
Bjs.

Nela disse...

Obrigada pelo teu carinho e amor filha, obrigada pelas Rosas, o poema é lindo claro basta ser de Eugénio...mas embora, e respondendo ao poema, que toda Tu cresceste, e não só as tuas pernas,eu continuarei a ser tua Mãe, até á eternidade... tenho pena de não te deixar espaço,mas sou Mãe galinha como dizem,Desculpa por tal.
Por vezes tanto queremos aos filhos k os "abafamos"talvez para os protejer Desculpa se o fiz, ou faço, mas não é por mal é força de hábito apenas.
Também te Amo Muito Obrigada pelo carinho.
E agora um pequeno texto claro que não são minhas estas palavras, os poemas deixo-os para ti, que tão bem os escreves, mas estas palavras eu as sinto no fundo do coração.

" Não há nada absolutamente nada nada, que melhor possa animar uma noite monótona de reposisões, e sobras do k ficou ficou para fazer de véspera,do que um telefonema teu, ou a tua companhia.
Contigo longe a casa fica vazia e triste...mas quando olho para o espelho vejo k os meus dias de glória e diversão estão a acabar...e tu vais ter k o fazer por mim. Diverte-te emociona-te tanto como eu sempre o fiz. Pinta a manta.Goza ao máximo a vida. Mantem os pés bem assentes no chão.
E continua a viver o k tens por direito.
Desejo-te Amor,romance, mas também o estender de uns braços de criançaos beijos melosos, a marradinha de um gatinho.O suspiro de um cão amigo. Um sinal de confiança, o iluminar de o teu olhar e a chave na fechadura.
O meu pensamento e o meu coração estarão sempre contigo, em qualquer lado ou parte do planeta.
Desejo-te claro, uma filha assim como tu és.
Desta tua Mãe k te adora e agradece a DEUS A filha que tem.
Nela...

Nela disse...

Olá Lili, tb tho saudades tuas, mas a vida é mesmo assim, de vez em quando envio-te e-mail, tens visto concerteza.Uma grande Beijoquinha para ti, k tb és Mãe, e claro para todas As Mães do Universo.

Edilia disse...

Nela, você me deu o maior presente com a sua visita, gosto muito de você. O poema é muito lindo.
Beijos a você e feliz dia das mães.
Edilia

Nela disse...

Edìlia minha querida, muito obrigada também gosto muito de si, e nunca a vou esquecer,muitos Parabéns a si tb, e um enorme beijo.

Maria Arteira disse...

Amiga querida,
Que saudades de suas postagens aqui. Fiquei muito feliz com a sua visita e agradeço imenso. Tenho lido teus emails que me envias, adoro-os.
Feliz Dia das Mães a ti amiga,
bj

inspirações da Jô disse...

Nela querida,
O mesmo desejo a ti, um dia das mães repleto de felicidade, o nosso aqui no Brasi, é domingo que vem, beijão enorme, sinto muito sua falta!!!!!

✿MIUÍKA✿ disse...

Muito obrigada querida amiga,pelo teu comentário carinhoso,eu tal como tu temos a saudade da mãe que perdemos,mas temos os nossos filhos para amar e receber amor,para que este dia das mães continue a ter significado.
Espero que esteja tudo bem contigo.
Um grande beijinho da amiga...Miuíka

PratosdaBela disse...

Querida Nelinha, ao ler a dedicatória que a Carlinha te fez, apenas tenho que te dar os parabéns da maravilhosa e adorada mãe que és. Pelo amor que dá á Carlinha sem pedir nada em troca. De poucas amigas que tenho (pois colegas e conhecidas tenho muitas), para mim vais ser sempre uma muito especial, pela pessoa que és, MARAVILHOSA. Tenho um carinho e amor por ti daqui até ao Céu como diz o Luquinhas.
Um grande Bjinhos á Carlinha e outro a ti do tamanho do Mundo, ADORO-TEEEEEEEEEEEEEEEEEE

Carolina Andrade disse...

Oi!!! Parabéns por esse dia!! Eu não mes esqueci de você viu!! Poxa, ve se aparece, saudades dos seus comentários!! Um beijo e um carinho imenso da sua filha aqui do Brasil.

Nile e Richard disse...

Oi minha flor.
FELIZ DIAS DAS MÃES PARA VOCÊ.
bjtos.Nile.

Nela disse...

Maria.
Minha querida muito obrigada, também, não me esqueci de si como sabe beijos grandes e até sempre.

Nela disse...

Jô Querida:
Minha terna Jô, muito obrigada querida, prometo passar no seu blog sem Falta,e claro k passarei para lhe desejar também um belo e feliz dia das Mães, beijitos.

Nela disse...

Miuíka:
querida é verdade, sentimos ambas bem a falta das nossas mães mas a vida é mesmo assim. Espero k tenhas passado um dia Feliz tal como eu, beijitosssss.

Nela disse...

Bélinha.
Minha querida, palavras para quê?obrigada mas como eu há milhares de mães tb, óptimas, tu por exemplo és uma excelente mãe, uma excelente filha.Beijos para ti e espero k tenhas passado um dia Feliz.

Nela disse...

Carol:
Olá minha querida, que bom é não sermos esquecidas,sabe tão bem!eu também gosto muito de si acredite, e não a esqueci, prometo ir até ao seu blog.Beijos grandes minha filha "emprestada"do Brasil.

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Linda homenagem amiga... parabéns pra vc tbem!

bjssssssssssss

clau disse...

Nela, espero que vc tenha tido um Dia das Maes bem especial!
E saiba que eu estou aguardando o seu retorno por aqui tb, ok?
Bjs!

Unknown disse...

Beijinhos, amiga e tudo de bom.

Marta Cunha disse...

Olá Nela! É verdade, já estava cheia de saudades tuas e das tuas mensagens sempre carinhosas. Obrigado pelo teu comentário. A filhota está boa e põe-me os cabelos em pé, são traquinices a trás de traquinices, mas é muito bom ser MÃE! Tudo de bom para ti e espero "ver-te" mais vezes no meu blog! Beijocas Muito Grandes

Dani Bros disse...

Nela amiga que saudade de vc!!!
Pietro ja esta um rapaz e vc vai levar um susto quando ver.
Como estah voce?
Beijos

Dani Bros disse...

Oi Nela minha amiga, como voce esta?
Saudades! Pietro jah estah um rapaz e vc nem vai acreditar quando ver meu gostoso!
Ser mae e a coisa mais maravilhosa!
Beijao p vc!

Betechef disse...

Oi amiga querida, quanto tempo não nos falamos.Minha vida continua muito corrida, mais sempre me lembro de vc.
Comovão as coisas? Me dê notícias.
Bjs!

Fátima disse...

Nela, minha querida, que saudade de você? e aí, está estudando? continua trabalhando muito? independente de qualquer coisa, espero que esteja com saúde e muito feliz.Beijos e um grande abraço!

Natércia Ramalho disse...

Nela obrigada pela visita!!!
Isto agora foi só um pé partido mas garanto que foi a pior coisa que me aconteceu...um beijinho muito grande desta sua sempre amiga...

Anónimo disse...

AMIGA AMEI SEU BLOG.PARABÉNS!!!BEIJOS MEUS!!!

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

amiga passei para te deixar um beijinho e dizer que tenho saudades :)

Anónimo disse...

Genial brief and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thank you seeking your information.

Anabela Jardim disse...

Visitei o seu blog e achei bastante interessante. Feminino!!!
convido-a para visitar o meu, que fala um pouco da terra onde vivo, de mim , de minhas memórias.

Vivian disse...

...Nela querida,
estou com saudade de ti,
de saber como anda seus
quitutes, sua vida, sua
família.

dê notícia, linda!

bjbjbj

Anna disse...

Obrigada
Vou tentar achar estas forminhas, realmente parece que o tempo voa.
Felliz Natal para você e sua família
Beijos