quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Fritos que não se fritam - Rabanadas no forno

Ingredientes:
4 dl de leite
3 ovos
2 c. (sopa) de açúcar
1 limão
8 fatias de pão de forma
açúcar e canela q.b.

Ligue o forno a 180º C. Misture o leite, o açúcar e a raspa de limão. Deixe em repouso por 5 minutos. Molhe as fatias de pão no leite e depois molhe-as nos ovos previamente batidos num prato à parte. Coloque as fatias num tabuleiro de forno previamente untado com manteiga. Leve-as ao meio do forno por 20 minutos, até alourarem. A meio do tempo polvilhe-as com açúcar e canela, vire-as e volte a polvilhar do outro lado. Deixe acabar de alourar e sirva.
Nota: Deve aumentar as quantidades de ingredientes consoante o número de fatias que quiser preparar. Experimentei fazer esta receita porque é rápida, as fatias pois não são fritas, logo não levam gordura, e não fazem mal à saúde, contudo possuem o sabor das originais. Uma bela receita para quem não pode comer fritos.

19 comentários:

Xana Bértolo disse...

Oi querida, que saudades :)... Rabanadas no forno nunca tinha visto, mas adorei a ideia menina, tenho de experimentar...Não fazem tão mal à saúde, e têm óptimo aspecto..
Espero que estejas bem amiguinha :)bjinhus

anna disse...

É claro que tive saudades! Vim aqui todos os dias para ver se já tinhas voltado. Os teus comentários são sempre do melhor que pode haver, mesmo não te conhecendo imagino-te uma pessoa muito positiva, meiga e alegre.
Beijinhos.

Anita Catita disse...

Que maravilha!!
adorei a ideia, vou fazer este Natal e vou deliciar-me sem ficar com um peso na consciencia.
tem tanta gente que não come por causa dos fritos!! vou divulgar.

beijinhos

Vivian disse...

oi flor !!!
sempre fiquei pensando se podia fazer rabanadas assadas pra dar uma economizada nas calorias. Que bom que dao certo

bjks

Martuxa disse...

Olá :)

Que óptimo estares de volta. Já todos tinhamos saudades! Obg pela visita e palavras de carinho e incentivo. Tirando a gripe que já passou, está tudo óptimo comigo e com a Beatriz. Já chegamos às 35 semanas...falta pouco. Já estou um pouco ansiosa, e cansada, mas nada fora do normal. Agora só quero que ela se aguente até passar as festas e depois conhecê-la! :)
Espero que por ai também esteja tudo bem.

Gostei da sugestão das rabanadas no forno, nem sabia que também se podiam fazer assim. Poupa-se nas calorias e não fazem mal como os fritos.

Beijinhos carinhosos

Carla disse...

Excelente ideia, tenho de experimentar!
Bem vinda :-)

Iliane disse...

queridaNela..amei..adorei a ideia..poder comer rabanadas sem culpa..muito bom..bjus..ah..minha amiga está melhor sim!!!!..obrigado pela lembrança..você sempre gentil...

risonha disse...

rabanadas no forno é muito original mas o que é bom é que são muito mais saudáveis.
estas eu vou fazer com toda a certeza.

P.S.: querida Nela, respondendo à tua pergunta no meu blog... eu não recebi nenhum mail teu minha querida.

clau disse...

Brava Nela: adorei esta receita!
Na casa de minha avò Anna se faziam rabanadas, mas esta coisa de serem fritas nao me fazia la muito bem, apesar de eu gostar do resultado...
Esta sua idéia veio em cheio me ajudar, pq nao pensava que isto pudesse dar assim tanto certo.
Lhe agradeço e vou faze-la!
Bjs!

Natércia Ramalho disse...

Minha amiga está de volta!Adorei as suas rabanadas.Um beijinho...

anna disse...

Até me esqueci e dizer que gostei muito destas rabanadas no forno e que as vou experimentar já no próximo domingo!
Beijinhos.

carmencita disse...

Ficaram apetitosas, nossa todo ano sou eu quem é encarregada de fazer rabanadas, mas nunca pensei em fazer de forno, muito interessante.Bjss

Edilia disse...

Gosto de rabanadas,é diferente assada.Melhor porque não é tão calórica.
Edilia.

Nela disse...

AMIGAS:
Obrigada pelo vosso carinho e amizade.Realmente estas rabanadas são muito boas ficam com o sabor do limão...uma delicía mesmo, e não ficam atrás das outras rabanadas tradicionais. São práticas de fazer, nesta altura que é o Natal e que queremos fazer de tudo um pouco e temos que andar a correr.
Eu fiz dois tabuleiros, untando as duas vezes.
Muito obrigada pelas vossas palavrinhas que para mim valem muito, que tenham muita saúde e paz de espiríto, beijinhos para todas.

MARIA disse...

Nela adorei as tuas rabanadas!Obrigada pelo teu carinho.Um beijo:))

Vitor disse...

Nelinha minha querida amiga que ricas rabanadas!Desculpa mas o meu tempo é muito pouco tu estás sempre no meu coração...a minha vida não é facil só que gosto muito de cozinha pois pela minha fatalidade tive que entrar nisto muito novo:))Um beijinho Vitor:))--

claudia disse...

Oiiiiii....pois é, há tanto tempo que não te visitava. Nem a ti nem a ninguém, mas brevemente espero voltar aos blogs e ao meu também! Já agora adorei as rabanadas que vão ao forno. EXCELENTE dica para o natal que se avizinha e não ter de deixar o fogão todo engordurado com o óleo que salpica tudo!

Gina disse...

Ano passado experimentei fazer rabanadas assadas, mas tinha outros ingredientes e não gostei do resultado. Vou experimentar do seu jeito.
Bjs.

Anónimo disse...

Olá...amei essas rabanadas assadas...nunca fiz assim...parecem mais ligth...rsrs