terça-feira, 22 de setembro de 2009

Bolo de ananás em quadrados
















Ingredientes:


3 ovos
130 gr de açúcar
130 gr de manteiga derretida
1 colher (chá) de aroma de baunilha
130 gr de farinha
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres de canela em pó
4 rodelas de ananás
manteiga e açúcar qb.



Ligue o forno a 180º C. Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal, também untado. Polvilhe-o com açúcar. Bata bem as gemas com o açúcar e adicione-lhes a manteiga derretida. Aromatize com o aroma de baunilha, sem deixar de bater. À parte, misture a farinha com o formento e a canela. Bata as claras em castelo e envolva-as na massa, alternando com o preparado de farinha, reserve. Escorra o ananás e corte-o em fatias de maneira que cubra o fundo do do recipiente, e por cima, coloque a massa. Leve aio forno durante 30 a 35 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme ainda morno. Descole o papel vegetal e corte o bolo em rectângulos. Nota: Este Bolo é fácil de fazer, e podem também usar outras frutas como por exemplo pêssego. Deu-me para 10 porções e fiz num recipiente refráctário. É muito fofo, rende muito e é delicioso, com o travo da canela e baunilha...Se adicionarem à massa do bolo 60 gr de miolo de amêndoa moida, melhor ainda, só que desta vez eu não utilizei. Bom apetite.












Amigas:
Tive fora das lides blogueiras uma semaninha para descanso, daí não ter visitado os vossos lindos blogs. Mas promento recompensar, quero também agradecer todas (os) amigas que me comentaram e não se esqueceram de mim.Mas jà voltei!
Beijinhos para todos!

sábado, 19 de setembro de 2009

Lasanha verde






Ingredientes:

2 cenouras
½ couve-lombarda
2 curgetes
1 cebola
200 g de grão-de-bico
molho bechamel, farelo e queijo ralado light q.b.

Coloque ao lume um tacho com água temperada de sal. Quando ferver coloque todos os legumes excepto a curgete, a cebola e o grão; deixe cozer só por cinco minutos. Retire e escorra-os muito bem. Numa forma, do tipo bolo inglês, disponha uma camada de cenoura, uma de couve, uma de rodelas de cebola e uma de rodelas de curgete (como se fosse a massa da lasanha). Repita até esgotar tudo. Cubra com o grão, verta um pouco de bechamel misturado com farelo por cima e leve ao forno até gratinar. Um pouco antes de estar pronto cubra com um pouco de queijo ralado light. Nota: Estes legumes ligam lindamente, fica um prato económico e ideal para dietas ;). O farelo misturado com o bechamel proporciona fibras, indispensáveis ao organismo, mas se não gostar não precisa de misturar. Faça, de preferência, um bechamel caseiro, com pouca gordura e com leite-de-soja ou magro.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Bolo de café encharcadinho






















Ingredientes:

3 ovos
200 gr de açúcar
50 gr de margarina derretida
2 dl de leite
2 colheres (sopa) de café instantâneo
1 colher (chá) de essência de baunilha
300 gr de farinha
2 colheres (chá) de fermento
1 colher (sopa) de açúcar em pó manteiga farinha para polvilhar qb.
Para o xarope de café:
2 dl de água
200 gr de açúcar
0,5 dl de café
1 calice de rum, brandy, ou outra bebida.

Aqueça o forno a 180º C. Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhe-a com farinha. Bata os ovos com o açúcar, a margarina, o leite, o café e a essência de baunilha com a batedeira. À parte, misture a farinha com o fermento e junte-os ao preparado anterior. Verta tudo na forma e leve-a a meio do forno, durante 35 minutos. Entretanto faça o xarope de café, pondo ao lume a água mais o açúcar e mexendo até ferver; retire e adicione o café e o calice de rum; mexa muito bem e deixe arrefecer. Depois do bolo retirado do forno, desenforme-o, fure-o com um pauzinho de fazer espetadas (para que embeba bem o xarope) e regue-o com este xarope de café; enfeite com o açúcar em pó, de forma a tapar os buraquinhos do pauzinho e está prontinho. Nota: Muito bom este bolo de café, fácil e gostoso; também podem usar uma forma redonda se preferirem. As crianças podem comê-lo à vontade, porque não fica a saber à bebida. Retirei esta receita do meu livro de Melhores Receitas com Café. Provem e deliciem-se amigas.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Patrick Swayze


Tal como num dos muitos filmes em que brilhou, Patrick Swayze transformou-se em luz... partiu depois de muito lutar contra uma doença que continua a matar sem perdoar. Pela sua força, talento e capacidade de, até ao fim, fazer aquilo que gostava, merece ser recordado com um actor-ídolo que marcou várias gerações... recordemos o Dirty Dancing, O Ghost-Espírito do Amor, Ruptura Explosiva... entre tantos filmes em que brilhou.
Que descanse em paz, a sua obra continuará a ser apreciada pois uma estrela nunca morre...
apenas se transforma... em luz!

Pão de sementes








Ingredientes:


500 g de farinha (Branca de Neve para a MFP)
20 g de fermento de padeiro
280 ml de água
1 c. (de chá) de sal
2 c. (de chá) de azeite
óleo q.b.


Coloque os ingredientes, primeiro os líquidos e depois os sólidos, na cuba da máquina, depois de ter untado a pá com óleo. Ponha no programa 4, tostagem 3, peso 500 g. Delicie-se com este pão acabadinho de fazer. Nota: Amigas, descobri esta farinha Branca de Neve própria para máquina (com sementes) no hipermercado Continente em pacotes de meio quilo. O preço é 1,09 euros. Também há só para pão branco. Eu acrescentei mais um pouco de sementes de sésamo. Experimentem que vão gostar!
Fica fofo e delicioso.

domingo, 13 de setembro de 2009

Pensamento do dia



"Feliz o homem que come do trabalho das suas mãos"
"Bahya ibn Pakuda" Textos judaicos

Encomenda da minha querida Bela



Hoje tive uma surpresa! Uma ENCOMENDA

E de quem? Da minha amiga Bela (dos Pratos da Bela) ela ficou louquinha mesmo, e tratou de me enviar estes belos mimos que são sempre tão bons de receber e devorar (rsrsrs) que é também o caso. Enviou-me uma bela cabaça ou abóbora , que me vai fazer pena cortar de tão linda que é, peras e maçãs que tem nas árvores de frutos dela e também da mãe , um pacote de farinha francesa , um pacote de chá de hortelã porque sabe que adoro chá, uma bela geleia de framboesa da Feira medieval a que foi, e que eu e familía vamos comer ou no pão ou nas bolachinhas, uma lembrança para a minha filha, um cheiroso sabonete num cesto em crochet que também foi comprado na mesma feira. Claro não faltando uma cartinha que eu adorei ler, e que vou guardar com carinho. Esta menina-amiga do Norte é uma querida, se pudesse envia-me tudo o que tem no terreno dela. Belinha que tenhas muita saúde assim como toda a tua familía e muito obrigada beijinhos grandes.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Tarte de quivi... e agradecimento ao Veja Blog





Ingredientes:

6 quivis
125 gr de manteiga
3 ovos, 125 gr de farinha
manteiga, açúcar e papel vegetal q.b.



Unte uma tarteira com óleo. Forre de seguida o fundo com papel vegetal. Descasque os quivis e reserve-os. Disponha no fundo da tarteira os quivis em rodelas meio grossas. Bata a manteiga com o açúcar e adicione os ovos um a um de cada vez. Adicione de seguida a farinha e envolva com cuidado. Verta na tarteira sobre os quivis e leve a meio do forno, durante 35 minutos. Espete um palito para ter a certeza que a tarte está cozida. Desenforme e sirva-a.
Nota: Posso dizer que é fácil de fazer, para quem tem pouco tempo como eu, fica uma delícia fofa e gostosa. Leva poucos ingredientes, peço desculpa de não mostrar fotos da tarte partida, mas fi-la para levar para um lanche em casa de amigos e todos adoraram. Façam e comprovem vocês mesmos!


Obrigada VejaBlog :)


VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do BrasilVejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil


Quero agradecer ao site Veja Blog Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil
http://www.vejablog.com.br/por me ter adicionado à sua lista de melhores sites/blogs do país do qual só constam blogs e sites premiados. Muito obrigada pela atenção. Encontro-me no link: Receitashttp://www.vejablog.com.br/blog

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Sopa da Pedra "à minha maneira"





Ingredientes:
600 gr de feijão-manteiga
1 cebola grande
2 batatas
3 cenouras
1 tira de entremeada
1 tira de toucinho (magro)
1 chouriço de carne
azeite, sal, pimenta e tiras de bacon q.b.


Numa panela deite as cenouras partidinhas, a cebola e as batatas. Arranje as carnes e ponha-as também dentro da panela, com um pouco de sal. Depois das carnes cozidas, retire-as e reserve-as. Coloque o feijão e o azeite e deixe ferver; triture-os com a varinha mágica. Acrescente com um pouco de água, juntando o chouriço cortado em rodelas finas. Deixe cozer um pouco e coloque as carnes cortadas finamente. Retifique os temperos, pondo um pouco de pimenta que lhe vai dar sabor, e está feita e pronta a ser saboreada.
Nota: Claro que a sopa da Pedra não é assim que se faz, mas posso dizer que desta maneira económica, fica muito saborosa, farta e óptima; coloquei os pedaços de bacon depois nos pratos e a gosto. Devem estar admiradas de eu agora, sendo Verão, estar a apresentar pratos de sopa, mas cá em casa tanto de Inverno como de Verão é apreciada. Além disso estava em rescunho e por causa da minha falta de tempo ainda não tinha sido "postada".