terça-feira, 18 de novembro de 2008

Tamboril aromático










Os lombinhos temperados Os lombinhos já fritos e a escorrer

O prato já confeccionado
Ingredientes:

1,800 kg de lombos de tamboril
1 limão
50 g de margarina
1 cebola
2 tomates maduros
1 dl de vinho branco
farinha, sal, pimenta, orégãos e canela (facultativo) q.b.


Corte o tamboril em pedaços e tempere-os com sal, pimenta e orégãos. Regue com o sumo do limão e deixe marinar durante algumas horas. Escorra o peixe da marinada e passe-o por farinha, sacudindo bem o excesso. Aloure o tamboril numa frigideira com a margarina. Retire o peixe e junte a cebola, cortada em rodelas finas à gordura que ficou na frigideira; deixe alourar. Adicione o tomate pelado e sem grainhas cortado em bocados e regue com o vinho branco. Tape a frigideira e deixe cozinhar suavemente cerca de 20 minutos. Tempere com sal e pimenta e uma pitada de canela. Introduza de novo o tamboril e deixe cozer suavemente mais 10 minutos. Sirva com batatas fritas em rodelas grossas. Nota: A canela confere a este prato um toque exótico, mas se não gostar pode dispensá-la. O molho ficou delicioso, apurado e grosso. O Tamboril é um peixe extremamente magro, bom para dietas, com um teor de lípidos quase nulo, que vive no fundo do mar e presta-se a diversas preparações culinárias como por exemplo espetadas, arroz, massadas, caldeiradas, caril e guisados.

31 comentários:

Karla disse...

Oh Nelinha que bicho tão feio....sabes que eu não sou capaz de comer tamboril...o peixe faz-me impressão...Mas se me desses sem dizer o que era eu comia :)

beijinhos

Xana Bértolo disse...

Oi amiguinha, esse tamboril tá tão apetitoso. Tenho uns lombos congelados, já sei que destino lhes dar. A adição de canela, é 1 ideia fantástica, adorei :)..
Não pede desculpa falar demais, iamo-nos dar bem nisso :).. Eu também.. O fim-de-semana é um instante, quando damos conta acabou..
bjinhus querida, 1 boa semana pra ti também

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Que maravilha isto deve ficar amiga! só nao conhecia o peixe... que diferente! hehehehehe

beijos

Tânia disse...

Nela querida...eu já tinha visto esse peixe (inclusive no filme Mamma Mia!) e não tinha idéia que se chamava Tamboril! Aqui não o temos, ou se temos, nunca vi (talvez tenha mais para o sul?)
Ah, não faça beicinho...só avise-me quando chega que faço uma assadeira de pães só para ti!
E não se preocupe com postagem de comentários. Tens que aproveitar os bons momentos sem estress.
Te cuida, menina!
Beijinhos

Nela disse...

Olá Karla,olha mas o peixe uma maravilha, e tens razão se não o visses bem o comias, sabes que os lombos são brncos sem espinha alguma, e a comer não faz confusão nenhuma,o meu então com esta receita, e como cortei em cubos pequenos, ficou a saber bem ao limão,e a canela , só uma pitada mas faz uma diferença, muito boa, sabes fiz e adorei, vou fazer mais vezes, aqui nas fotos só está metade do peixe, com o molhinho...uma delicia mesmo.
beijinhos querida.

OLÁ ANITA:
é verdade amiga ficou uma maravilha esta receita, com o toque da canela, recomendo, e o sabor do limão!o peixe é feio mas a carne boa,muito branco, e saboroso.
Amigas beijinhos e obrigada.

Blog Dri Viaro disse...

Nela minha amiga, um dia eu quero te visitar pra experimentar essas coisas que me parecem tao apetitosas hummm, dá agua na boca minha amiga.
Minha mae tb é uma cozinheira de mao cheia, e eu estou tentando me aperfeiçoar a cada dia

tenha um dia abençoado amiga


bjaooo

Carla disse...

Olá Nela, devem ser optimos. Adoro tamboril! bjcas

Xana Bértolo disse...

Ó minha linda, eu acho que comentei este teu tamboril ontem À noite, mas ainda não tá cá.. Tou enganada amiga? Acho k tou a ficar maluquinha...lol
bjinhus

Mari disse...

Nelinha querida, esse peixinho está com uma cara ótima! Eu não o conhecia, mas adorei a sugestão... infelizmente, não temos esse peixinho aqui em São Paulo, o que é uma pena! =[
Beijo grande!

Nela disse...

Carla:
tenho que te pedir desculpaaaa, não consigo abrir o teu blog amiga, não me leves a mal, é este malvado pc, que não me deixa... logo que o possa fazer farei amiga, e não me esqueço de ti beijinhos e desculpa.

Nela disse...

Tânia eu já respondi no seu blog amiga,e olhe pode fazer esta receita com lombos, sem ser de tamboril, pode ser de outro peixe.Amiga generosa obrigada ;) pelos pãezinhos, quando aí fôr, conte comigo, e ainda morninhos como eu gosto,obrigada mesmo é uma querida.
~
Dri:
Quando quiser amiga, é só avisar, o carinho faz que o espaço, tudo o que tenho chegue para si e família,e claro que sim que se vai habituando e melhorando a sua mão de cozinheira, mas á sempre coisas que temos mais mão que outras,obrigada amiga.

Xana:
Já te respondi no teu blog, se apaguei não dei por isso, te peço mil desculpas amiga, não foi com intenção.

Anita:
É um peixe muito bom, embora o aspecto seja esquisito,mas sem a pele fica logo diferente.
Beijinhos e obrigada.

Iliane disse...

deve ter ficado muito bom mesmo..tá com um aspecto super apetitoso..amei a receita..bjus..li

Nela disse...

Querida Mari:
Pode fazer com outro peixe qualquer, desde que seja lombinhos,é muito bom o sabor amiga, beijinhos.

MARIA disse...

Nelinha que belo o teu peixinho adoro!Um beijinho:))

Martuxa disse...

Bichinho feio mas delicioso :) A receita com esses temperos deve ser uma maravilha! Beijinhos

Adriana disse...

O minha amiga ninguém tá achando que vc é burra por favor , é algumas palavras aí em Portugal tem outro sentido aqui no Brasil , mas tome muito cuidado com a pressão , aqui é muito comum as pessoas terem pressão alta , tem que tomar muito cuidado.
Tbm adoraria te conhecer e muito mais morar mais próximo, vc é uma pessoa encantadora de palavras doces e muito carinhosa.
Ah meus filhos pedem o mundo rssss, como se dinheiro desse em árvores rssss.
Olha passei o recado pra Bete tá? Vc já tentou entrar no blog dela por outro? por exemplo entra no meu blog e clica em cima do nome dela no comentários quem sabe vc consegue?
Um beijo querida , e melhoras.

carmencita disse...

Querida Nela,
Acreditas que eu não esrtava conseguindo mandar mensagens nem pra vc nem pra Fernanda do Mamão com açúcar, não sei o que estava acontecendo, mas quando enviava a mensagem travava. Então meu filho me falou, escreva no word e copie e passe para o blog, é que se vc demora escrevendo está dando erro, espero que dê certo.
Menina que delícia esse peixe ainda mais que é magro, e com tantos benefícios, vou ver se encontro por aquí, pra fazer essa receita que achei maravilhosa.Cara feia (peixe) não me assusta he!he! Nela vc é uma cozinheira de mão cheia.Bjss

Betechef disse...

Olá amiga, recebi seu recado e não sei o que esta acontencendo.Será que é do meu PC? Vou pergunt5ar meu filhote que entende de pc melhor que eu.
Muito obrigada pelo carinho e preocupação, estamos juntas e misturadas.Quantas delícias hein!
Eu também tenho comentado pouco, mas é porque ando muito atarefada com essa nossa vida de correria.
Um abração!

Betechef disse...

Olá Nela querida! Não entendo o que pode estar acontecendo. Vou peguntar a meu filho se ele sabe o que esta acontecendo.Mas muito obrigada pelo carinho e saiba que seus comentários fazem falta.
Ah seu cantinho esta cheio de delícias hein, parabéns!
Ah, Nela meu filhos tem feito seus exames e os resutados tem si bons, mas ele esta tomando um remedinho pra baixar sua pressão, porque na segunda feira sua pressão foia 17/8.Mas vamos tomar outras medidas mais saudáveis que é pra mudar esta situação.Por exemplo já estou cortando o sal de sua alimentação e vamos caminhar todos dias.

Beijokas pra ti e para sua família.

Vivian disse...

...olá linda fada da cozinha!

encantada aqui com seus pratos
lindos de se ver e imaginar
as delícias.

cozinhar é uma arte divinal
e deveria ser exercitada
somente por quem realmente
gosta,
porque sabemos que junto
com os ingredientes seguem
também o amor e a satisfação
pelo prato,
contagiando assim a todos
que o consumirem.

e você, minha linda,
por tudo que lí aqui,
AMA o que faz, deixando
então em cada prato,
a satisfação e o carinho
pelo que mais gosta.
por isso a maravilha do prato
pronto.

parabéns pela pessoa linda
e sensível que é.

pude sentí-la por todos os posts
entremeados por lindos pensamentos
também.

você é uma linda!

muahhhh

lulubeka disse...

Lindinha
Que peixe assustador, rss.
Espero que esteja bem gostoso.
Fiquei com medo!!!!
Bjs no coração......

ameixa seca disse...

Nunca comi tamboril :( Essa da canela no molho deve ficar super interessante ;)

Dani Bros disse...

Oi Nela!!
Nossa amiga, que bonito esse prato!
Passando também para te dezer que estamos muito bem eu e o nenê. Andei um período meio enjoada, mas agora voltei ao normal.
Bjks

luis lourenço disse...

Adoro tamboril bem cczinhado e com molho e vinho verde Branco de qualidade geladinho...Sou fraco de culinária mas bom de paladar...

abraço

Unknown disse...

Nelinha, o que esse peixe tem de feio deve ter de bom. Sua receita é ótima, imagine se colocar a canela?!


Bjus

OBS: Linkei seu blog ao meu,certo?!

Unknown disse...

Ai que peixe mais feiooooo, meu deus! kkkk
Mas o prato não hehehe
Amiga, eu estava indo no mesmo caminho que a Carol, mas vi que sem estrutura não dá... já estou pensando em outras alternativas.
Obrigada pelas palavras.
Enquanto isso estou como "sócia" dela, quando arrumamos algo, passo para ela e assim caminhamos.
Bjsss

Emília disse...

Eu acho que já esse peixe por aqui, é bem feinho!rss
Peixe é sempre bem vindo aqui em casa, vou dar uma olhadinha quando for ao mercado! O prato parece que ficou muito gostoso!
Nela muitos beijinhos!!

Nela disse...

QUERIDAS:
O peixinho vai chorar :( ....
Sabem a história do que é feio por fora é lindo por dentro! no caso dele é delicioso de comer, a pele se tira, o mesmo não se pode dizer com as pessoas ;)
E podem comprar já arranjado, ou até congelado, assim já não vêm o aspecto.É delicioso mesmo, e há muitas receitas com este peixe, vou postar mais rsrsrs.
Amigas quero agradecer as todas que me comentaram, muito obrigada e não posso deixar de agradecer do fundo do coração, á Vivian, que me fez um elogio tão grande, que eu fiquei comovida, muito obrigada querida pela primeira vez, me deixou sem palavras, e logo eu que falo"escrevo" tanto, sabe é uma Senhora Maravilhosa, com muita luz, luz de amor e carinho.
Obrigada e beijinhos.

anna disse...

Nela, sabes como vou fazer esta tua receita de tamboril, que apesar de feinho, é 1 dos meus peixes preferidos? Com bochechas de tamboril congeladas que descobri há bem pouco tempo na mercearia do sr. João. Depois conto como ficaram . só pode ser boas!
Beijinhos.

Xana Bértolo disse...

Amiga, mandei-te isto respondendo ao mail pensando que ia pro teu mail, só depois reparei que não tens o mail aqui no blog. Deixo aqui a minha resposta:
"Oh minha linda, não precisa pedir desculpa :).. Se calhar fui eu, tava já meio a dormir quando andei a espreitar nos blogs...
Isso da tensão é pra ver Nela, não é assunto que dê para brincar.. É altíssima, fogo.. Eu já andava com a cabeça doida assim..
Tenho de procurar essa tua receita, sabes que ando recentemente por aqui, não deu tempo pra ver para trás..
Também gosto muito de si, honestamente.. É doce o tratamento que dá às pessoas Nela, e nós vivemos num mundo onde meiguice já não se encontra muito, e faz tantaaaa falta...
bjinhus minha amiga, e nunca nos chateariamos por tão pouco :)"

Anónimo disse...

Olá!
Sou nova aqui. Tropecei porque vim à procura de algo diferente para fazer com o Tamboril que tenho ali!
E vai ser já a tua receita!
Depois conto como correu!