quarta-feira, 30 de julho de 2008

Pensamento do dia

"O Universo é feito essencialmente de coisa nenhuma.
Intervalos, distâncias, buracos, porosidade etérea.
Espaço vazio, em suma. O resto é a matéria.

Daí, este arrepio,
este chamá-lo e tê-lo, erguê-lo e defrontá-lo,
esta fresta de nada aberta no vazio, deve ser um intervalo. "
("Máquina do Mundo" de António Gedeão)

Madeira e os seus encantos...


Aqui ficam duas das muitas fotos que tirei nesta maravilhosa ilha. Observem o maravilhoso azul deste mar estupendo.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Delícia de chocolate



Ingredientes:

4 ovos
200 g de açúcar amarelo
200g de farinha
4 c. de sopa de chocolate em pó
1 c. de sobremesa de fermento
200 g de chocolate de culinária em tablete
2 c. de sopa de manteiga
3 c. de sopa de leite
1 chávena de chá de doce de morango
coco ralado, corante alimentar vermelho e manteiga (para untar) q.b.

Forre um tabuleiro com papel vegetal também untado com manteiga. Bata as gemas com o açúcar. Entretanto ligue o forno a 180º C. Peneire a farinha com o chocolate e o fermento. Bata as claras em castelo e envolva-as na massa, alternando com a mistura de farinha. Verta o preparado no tabuleiro e leve a meio do forno, 15 minutos. Prepare o creme de chocolate. Junte o chocolate partido com a manteiga e o leite e leve a lume brando, mexendo até derreter; deixe arrefecer. Desenforme o bolo e deixe-o arrefecer. Corte-o ao meio, barre-o com o doce e sobreponha-o depois de recheado. Barre a superfície com o creme de chocolate e decore-o com o coco tingido de vermelho. Reserve-o no frigorífico. Nota: Este bolo ficou muito fofo e é muito guloso. O morango liga muito bem com o sabor do chocolate. O bolo foi feito muito à pressa pois o meu marido fez anos segunda-feira e nós regressámos no domingo e o tempo foi pouco, mas foi feito com muito carinho e ficou delicioso. Parabéns marido por mais um aniversário!

Amigas já voltei

... E pronto já acabou o descanso, de volta aos tachos trabalho e tudo o resto. Obrigada a todas as minhas amigas pelos comentários tão carinhosos que me deixaram. Obrigado do coração. Bem hajam. Oportunamente postarei fotos de vistas fabulosas e também receitas de um dos sítios que mais adorei visitar... A Ilha da Madeira.

sábado, 12 de julho de 2008

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Pensamento do dia

"Quando você chega ao limite de toda luz que você conhece,
e está a ponto de dar um passo na escuridão,
Fé é saber que uma destas coisas vai acontecer:
vai haver chão,
ou você vai ser ensinado a voar."
(Richard Bach)

Cheesecake de Pessêgo e Amêndoa















Ingredientes:

15o g de bolacha Maria
7o g de manteiga light
Recheio: 6 folhas de gelatina incolor
4 gemas
15o g de açúcar amarelo
1 colher (de sobremesa) rasa de Maisena
45o g de queijo-creme magro
1oo g de doce à escolha

Prepare a base: Triture a bolacha e amasse-a com a manteiga. Coloque um aro sobre um prato e no fundo, disponha a bolacha, pressionando com as "costas" de uma colher de sopa.Demolhe quatro folhas de gelatina em água fria. Á parte misture as gemas com o açúcar e a maisena. Junte o queijo e leve ao lume para engrossar; retire. Escorra a gelatina e junte-a ao preparado anterior, ainda quente, mexendo para dissolver. Deixe arrefecer, verta para o aro e leve ao frigorifíco para solidificar. Demolhe a restante gelatina em água fria. Leve o doce de ao lume apenas para aquecer. Retire-o e ainda quente, dissolva a gelatina escorrida. Deixe arrefecer e verta sobre o cheesecake, espalhando bem. Coloque no frigorifíco até servir. Elimine o aro e decore a gosto. Nota: Eu cobri o Cheesecake com doce de Pessêgo e Amêndoa porque quando fiz o doce de Abóbora com nozes, fiz também este. Usei-o nesta receita porque achei que ligava bem com o sabor do queijo. E é verdade ficou muito saboroso, mas já fiz com cobertura de outros doces, como o de morango e ficou óptimo na mesma. Fica à escolha de quem o fizer! Bom Apetite.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Pensamento do dia

"Quando uma porta se fecha, outra se abre.
Mas muitas vezes nós ficamos olhando
tanto tempo, tristes, para a porta fechada que nem notamos aquela que se abriu."
(Alexander Graham Bell)

Coelho à Camponesa

Ingredientes:

1 coelho médio (1,2 Kg)
5 dentes de alho
2 folhas de louro
2 dl de vinho tinto
5oo g de feijão branco (eu usei enlatado)
1 cebola grande
1/2 pimento verde
1oo g de toucinho fumado ou bacon
2 dl de azeite
1 raminho de salsa
sal pimenta q.b.

Na véspera da preparação, parta o coelho em pedaços e coloque-os a marinar numa mistura feita com o alho, o louro, sal pimenta e o vinho. No próprio dia, pique a cebola, o pimento e a salsa. Corte o toucinho fumado em pequenos rectângulos. Refogue os ingredientes preparados no azeite e junte-os ao refogado. Deixe apurar. Retire o coelho da marinada e junte-o ao refogado. Deixe ferver um pouco, acrescente a marinada e deixe acabar de cozinhar. Junte o feijão, deixe apurar bem e sirva. Nota: Esta receita é originária de Palmela, terra muito bonita, com um lindo castelo e um excelente vinho.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Bolo de ananás











Ingredientes: 200 g de ananás, 6 ovos, 200 g de açúcar, 2 dl de óleo, 200 g de farinha, 1 c. (de chá) de fermento em pó, manteiga para untar, açúcar para polvilhar, cerejas em calda q.b

Unte uma forma redonda com manteiga, forre-a com papel vegetal untado e polvilhe com açúcar. Disponha as rodelas de ananás no fundo da forma e em cada rodela coloque uma cereja em calda. Ligue o forno a 180º C. Bata muito bem as gemas com o açúcar até obter um creme. Adicione o óleo e envolva a farinha misturada com o fermento. Bata as claras em castelo e envolva-as no creme. Verta a massa na forma e coza a meio do forno por 45 minutos. Retire, deixe arrefecer um pouco e desenforme com cuidado. Sirva o bolo bem frio.
Nota: usei cerejas frescas as quais desencarosei e não em calda , porque não as tinha em casa, o bolo convém cozer só 45m, não mais eu deixei mais 5m. além do tempo e fiz mal, este bolo a massa por dentro fica como o pão-de- ló muito fofa.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Pensamento do dia

“Se alguém te faz um mal, trata-o com palavras amáveis e mansas. Assim, aplacarás as duas pessoas: A ti e a ele.” (Mary Ward)

Chanfana de Borrego à Minha Maneira


Ingredientes:

2 kg de chanfana de borrego, 4 tomates (grandes) maduros, 1 cabeça de alhos, 1 cebola grande, 2 dl de vinho tinto, 3 folhas de louro, 1 pequeno ramo de salsa, um pouco de colorau (ou paprica), 2 colheres cheias de azeite, sal pimenta q.b.

Comece por arranjar bem a chanfana, tirando todas as gorduras e sebo, lave e ponha num recipiente (ou já no tacho) se preferir. Com o cabo da faca esmague bem os dentes de alho depois de estarem descascados, junte-os à chanfana assim como a cebola picada finamente, o louro sal e pimenta e o colorau. Envolva bem sacudindo o tacho ou recipiente; tire a pele ao tomate maduro se estiver muito agarrada passe o tomate por água morna e raspe com a ponta da faca, cortando finamente todos os tomates. Deite o vinho tinto e envolva bem. Deixe a marinar de um dia para o outro. Ponha o tacho ao lume, pondo por cima da carne e afins, a salsa bem picada e o azeite, deixe cozinhar 4o minutos abanando o tacho de vez em quando. E é só servir. Acompanhe com batata frita ou arroz.
Nota: Claro que a chanfana não costuma ser assim cozinhada, mas sim num tacho preto de barro e com carne de cabra, vinho tinto, banha de porco, colorau, louro, cabeças de alho, salsa, sal e piri-piri. Coloca-se a carne de cabra num caçoilo de barro preto e tempera-se com os ingredientes. No final, rega-se com vinho tinto que deve ser de boa qualidade. Vai ao forno de lenha, cerca de duas a três horas e deixa-se lá ficar até apurar muito bem. É assim que a minha amiga Dina, de Miranda do Corvo, a faz. Mas eu confesso que prefiro fazê-la desta forma fica mais saborosa e com o molho do tomate apuradinho. O borrego não fica com o gosto que lhe é característico, pois eu tempero de véspera. Servi com batata frita. Atenção se o borrego fôr velho vai precisar de mais tempo de cozedura. Bom apetite!!!