sexta-feira, 4 de julho de 2008

Bolo de ananás











Ingredientes: 200 g de ananás, 6 ovos, 200 g de açúcar, 2 dl de óleo, 200 g de farinha, 1 c. (de chá) de fermento em pó, manteiga para untar, açúcar para polvilhar, cerejas em calda q.b

Unte uma forma redonda com manteiga, forre-a com papel vegetal untado e polvilhe com açúcar. Disponha as rodelas de ananás no fundo da forma e em cada rodela coloque uma cereja em calda. Ligue o forno a 180º C. Bata muito bem as gemas com o açúcar até obter um creme. Adicione o óleo e envolva a farinha misturada com o fermento. Bata as claras em castelo e envolva-as no creme. Verta a massa na forma e coza a meio do forno por 45 minutos. Retire, deixe arrefecer um pouco e desenforme com cuidado. Sirva o bolo bem frio.
Nota: usei cerejas frescas as quais desencarosei e não em calda , porque não as tinha em casa, o bolo convém cozer só 45m, não mais eu deixei mais 5m. além do tempo e fiz mal, este bolo a massa por dentro fica como o pão-de- ló muito fofa.

14 comentários:

janeca disse...

Uns dias sem passar aqui e a menina com tantas comidinhas de deixar água na boca...
Adorei este bolinho!!!

Bjinhos

Emília disse...

Oi Nela!!Adoro ananás, e assim no bolo deve ficar delicioso, além de ficar muito bonito!! Beijinhos e tenha um ótimo dia!!

Natércia disse...

Menina estou cheia de fome quero um pouquinho para mim...vá lá não seja gulosa. Um bjo. Natércia...

risonha disse...

uma enorme salva de palmas para ti por esta belíssima receita.
beijocas

claudia disse...

Que belo bolinho de ananás.. Hoje tb fiz bolo. Brevemente posto-o!!

Carmencita disse...

Nossa que lindo que ficou, dois ingredientes que adoro: ananás e cereja, que aliás é minha fruta predileta, pena que fresca por aquí só época de natal.Deve ficar bom demais.Bjss

ameixa seca disse...

Gosto muito de bolo de ananás, costumo é colocar caramelo também ;)

carla disse...

adorei ta mesmo lindo e adoro bolo de ananas bjs

Nela disse...

OLá queridinhas amigas obrigado pelos comentários agradeço a todas.O bolito de ananás fica muito bom mesmo e é fácil de fazer.de Inverno costumo também faze-lo mas com ananás de lata e também fica óptimo.Ameixinha este bolo leva na forma,depois de o barrar com manteiga,acúçar,para assim ficar carmelizado.mas este foi feito com forma de mola logo aí acuçar saiu um pouco pelo fundo da forma,mas como fiz 2 um foi para minha sobrinha que fez anos,o segundo já ficou com mais caramelo e este deitei depois caramelo liquido,também fica óptimo sim tens razão .Beijitos lindas e um Santo Domingo para vós.

anna disse...

É um dos meus bolitos preferidos, sai sempre bom!
Beijocas.

iliane disse...

amei seu bolo..tá lindo..alem de que deve ser uma delicia..bjus..boa semana..li

Adriana disse...

Nossa que lindo , deve estar uma delicia , mais um pra minha lista enooooorme de coisas a fazer rssss.
Passei para lhe desejar uma linda semana.
bjs.

edinha disse...

Que bolo espectacular!!
Beijinho

pipoka disse...

A minha querida avó fazia uma receita parecida...uma delícia, não é verdade?

bjs