terça-feira, 26 de agosto de 2008

Miminho da Sónia e da Jô

Sóninha mt obrigada pelo teu carinho e pelas palavras tão doces. Beijinhos grandes. Jô querida, mt obrigada, adoro-te, beijinhos.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Amiguinhas


Glitter Para Orkut

Amiguinhas: Os meus problemas c/ o PC continuam... mas não se esqueçam de mim por favor! Vocês estão todas no meu coração. Até breve! e que a vida vos sorria sempre :)


segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Obrigada Liler...

... pelo teu carinho e ternura. Está muito bonito o mimo. Para mim é muito bom ter tantas amigas que me querem bem. Beijinhos querida.

Pensamento do dia

"Conhecer alguém aqui e ali que pensa e sente como nós, e que embora distante, está perto em espírito, eis o que faz da Terra um jardim habitado. "
(Goethe)
(Foto do Jardim Botânico do Funchal -
Madeira, clique em cima para ampliar)

Bolo de abóbora e cenoura


Ingredientes:
350 g de óleo, 700 g de abóbora, 2 cenouras
4 ovos, 300 g de acúcar, 100 g de nozes
100 g de passas, 1 c. (de café) de canela em pó
350 g de farinha, 2 c. (de sobremesa) de fermento em pó
1 c. (de sopa) de óleo para untar

Ligue o forno a 180 graus. Lave e descasque a abóbora e corte-a em pedacos. Coza-os em água abundante com sal durante 20 minutos. Escorra-a e triture com a varinha mágica; reserve. Descasque e rale as cenouras. Misture os ovos com o acúcar e verta o óleo. Adicione o puré de abóbora, as cenouras raladas, a farinha, as nozes, as passas e a canela em pó. Envolva bem. Unte uma forma redonda com óleo e verta o preparado. Leve a meio do forno a cozer durante uma hora. Retire, deixe arrefecer um pouco e desenforme. Sirva. Nota: Este bolo fica húmido por dentro, é muito saboroso por causa dos frutos secos que leva. É muito fofinho! Desculpem por a foto ter ficado um pouco tremida... mas por vezes acontece :)

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Bacalhau Espiritual

Ingredientes:

800 g de bacalhau desfiado e demolhado
400 g de pão de forma,
2 dl de leite
4 dentes de alho,
2 cebolas
1 dl de azeite,
1 folha de louro
400 g de cenoura ralada
8 dl de molho béchamel
1 c. de sopa de pão ralado
sal, pimenta e noz-moscada q.b.

Coza o bacalhau e reserve-o juntamente com 1 dl da água de o cozer. Demolhe o pão no leite, descasque e pique o alho e a cebolas; refogue-os no azeite, juntando o louro. Adicione a cenoura ralada e deixe refogar lentamente. Verta a água do bacalhau e deixe reduzir. envolva o bacalhau e cozinhe um pouco mais. Retire o pão do leite e esprema-o. aqueça a 190º C o forno. Misture o bechamel (utilize de compra para ser mais rápido) e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Coloque num tabuleiro, polvilhe com pão ralado e leve 15 minutos ao meio do forno para dourar. Nota: Em vez do pão ralado eu polvilhei com queijo ralado, fica muito mais saboroso e estaladiço. Este prato data do tempo da monarquia em Portugal e era muito apreciado pelos reis. Conta a história que toda vez que as pessoas provavam este prato suspiravam, de tão maravilhoso que achavam. Daí surgiu o nome Bacalhau Espiritual... por isso prove e suspire ;)

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Amiguinhas

Queridas amiguinhas/os: 
Não estranhem se notarem que eu não tenho passado nos vossos blogs... é que estou com problemas técnicos... o meu PC simplesmente não respira. Sempre que eu conseguir "agarrar" o portátil da minha filha... aí estarei. Espero resolver este probleminha brevemente. Beijinhos doces

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Pensamento do dia

"Enquanto os homens massacrarem os animais, vão-se matar uns aos outros. Na verdade, aquele que espalha a semente de morte e de dor não pode colher amor e alegria." (Pitágoras)

Pudim de queijo

Ingredientes:
2 dl de água
500 g de açúcar
1 e 1/2 c. (de sopa) de manteiga
6 ovos
1 c. (de café) de maisena
1 pires de queijo parmesão
manteiga para untar q.b.

Ferva a água com açúcar até conseguir uma calda; de seguida junte a manteiga. Retire do lume e deixe arrefecer. Bata os ovos no liquidificador e a maisena; junte a calda em fio. Junte também o queijo parmesão. Entretanto ligue o forno a 180º C. Unte uma forma de pudim com manteiga e verta o preparado. Leve a cozer a meio do forno em banho-maria. Depois de cozido retire e deixe arrefecer. Desenforme o pudim e sirva decorado a gosto. Nota: Esta receita de pudim foi retirada da revista "Segredos de Cozinha", mas eu cozi-o em banho-maria mas na panela de pressão e deixei cozer 15 minutos depois da panela ferver (apitar). Decorei com caramelo líquido. Este pudim é muito bom e semelhante aos doces conventuais... é uma delícia!!!

sábado, 9 de agosto de 2008

Bolo de mel da Madeira

Ingredientes:


2,5 kg de farinha, 1 kg de açúcar,
750 g de banha,

500 g de manteiga ,25 g de erva-doce ,50 g de canela , 12 g de cravinho-da-índia,

12 g de cravo-de-acha, 1 colher de chá de mistura de especiarias
2 kg de nozes (com a casca) , 250 g de miolo de amêndoa
50 g de cidrão, 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
250 g de pão de massa , 1,8 litro de mel de cana (cerca de 2 garrafas e meia de melaço) , 1 cálice de vinho da Madeira , 4 laranjas

Na véspera do dia em que se vai preparar o bolo, compre o pão em massa no padeiro ou prepare o fermento com 250 g de farinha, 1 dl de água tépida e 10 g de fermento de padeiro. Envolva o pão (ou o fermento) num guardanapo depois de passado por farinha e deixe ficar em sítio quente de um dia para o outro. No dia seguinte, peneiram-se as especiarias previamente pisadas; cortam-se as amêndoas, as nozes e o cidrão em pedaços. Dissolva o bicarbonato no vinho da Madeira, derreta as gorduras no mel quente, raspe a casca das laranjas e esprema o sumo. Peneire a farinha e o açúcar para dentro de um alguidar grande, faça uma cova ao meio e deite a massa de fermento. Depois vai-se «apagando» o fermento com a farinha, amassando. Quando a farinha e o fermento estiverem bem misturados, junte o mel apenas morno (juntamente com as gorduras) e vai-se amassando. Depois de ter adicionado todo o mel, junte os frutos preparados, o vinho da Madeira com o bicarbonato, o sumo e a raspa das laranjas e as especiarias. Amasse até a massa se desprender do alguidar. Abafe com um pano e um cobertor e deixe levedar em sítio morno, a uma temperatura sempre igual, durante 3 a 4 dias. Depois divida a massa em porções de 250, 500 ou 750 g conforme o tamanho dos bolos. Deite estas porções de massa em formas redondas, direitas e baixas e muito bem untadas e leve a cozer em forno bem quente, depois de ter enfeitado a superfície com meias nozes, ou amêndoas e bocados de cidrão. Nota:
Depois de cozidos e frios, embrulham-se os bolos em papel vegetal e guardam-se em caixas. Adapte a quantidade de ingredientes à quantidade de bolos que pretende fazer. Estes bolos podem conservar-se durante um ano inteiro. Mandava a tradição que o bolo de mel fosse preparado no dia 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, para estar bom no Natal, festa de que este bolo faz parte integrante. É neste dia, 8 de Dezembro, que começam os preparativos para o Natal e se partem os últimos bolos que restaram do ano anterior. O bolo da foto comprei já feito. Esta receita é caseira que trouxe da Madeira. Foi-me dada por uma mãe de uma amiga e espero confeccioná-la pois estes bolos são realmente uma delícia. Publiquei este bolinho de Mel porque quis compartilhar a receita convosco e porque vós mereceis tudo de bom.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Obrigada


Queridos Amigos venho desta forma, agradecer do fundo do coração a todos vós, pelas palavras de carinho que me dedicaram, a todos muito obrigado pelos votos de parabéns e o que vos desejo é que sejam muito felizes, tenham muita saúde e que a vida lhes sorria sempre beijinhos grandes.
Nela e Carla.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Surpresa para ti Nela... minha Mãezinha Querida do Coração...

Como pensei que as Amiguinhas da minha Mãe gostariam de saber que ela comemora amanhã dia 8 mais um aniversário, resolvi postar esta "comunicação" ,sem ela saber, uma vez que a costumo ajudar no blog. Aproveito para te dar a ti Mãe linda um beijo do tamanho do mundo. Carla

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Pensamento do dia

"Ainda que eu fale todas as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor sou como o bronze que soa ou o sino que retine... mesmo que tivesse toda a fé a ponto de transportar montanhas, se não tiver amor, não serei nada."
(Paulo, carta aos Coríntios, Cap. 13).

Coelho no forno











Ingredientes:
1, 3 kg de coelho
5 dentes de alho
2 folhas de louro
2 dl de azeite
2 dl de vinho tinto
1, 3 de batata
2 c. de sopa de salsa picada
sal, pimenta, óleo e salsa q.b.


Corte o coelho em pedaços, lave-os muito bem e tempere-os com sal, pimenta, o louro e um pouco de azeite. Deixe marinar 30 minutos. Coloque tudo num recipiente refractário, regue com o restante azeite e leve ao forno a 180º C durante 35 minutos. De vez em quando refresque com o vinho tinto. Descasque as batatas, corte-as em gomos e frite-as em óleo. Tempere-as com sal e polvilhe com a salsa picada. Sirva o coelho com a batata frita e decore com a salsa. Nota: Mais um prato de coelho, muito apreciado cá em casa por ficar muito apetitoso.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

... E mais fotos da Pérola do Atlântico

As casas tradicionais de colmo
Estas são consideradas as típicas casas de Santana e são amplamente divulgadas por todo o Mundo. Com centenas de anos, são as herdeiras da maneira de construir as primitivas habitações erguidas nos primeiros tempos do inicial povoamento insular. Calcula-se que as casas de colmo sejam vestígios das construções primitivas, feitas de madeira e de colmo e que se encontravam por toda a ilha. A plantação e boa produção dos cereais e madeira permitiam ao homem recorrer, nesses tempos, a estes meios para construir as suas habitações. Santana é considerada uma das freguesias mais pitorescas da Ilha da Madeira, pelas suas majestosas paisagens florestais, constituídas em grande parte pela Floresta Laurissilva, classificada como património da Humanidade, e também pelas suas casas de colmo.
(Clique em cima da foto para ampliar)

Bolo de Alfarroba

Ingredientes:
6 ovos
300 g de açúcar amarelo
80 g de manteiga
2 c. de chá de canela
200 g de doce de pêssego
50 g de farinha de trigo
250 g de farinha biológica de alfarroba
2 c. de chá de fermento em pó
150 g de amêndoa triturada
150 g de açúcar em pó
1 limão (sumo)
manteiga para untar e farinha para polvilhar q.b.


Aqueça o forno a 180º C. Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe-a com farinha. Bata os ovos com o açúcar, junte a manteiga e mexa até obter um creme. Envolva a canela, o doce e a amêndoa. Misture, à parte as farinhas com o fermento e peneire sobre a mistura anterior. Verta na forna e coza por 50 minutos a meio do forno. Depois de frio desenforme o bolo. Misture o açúcar em pó com o limão. Coloque esta glace num cartucho de papel vegetal e decore com ela o bolo.
Nota: Este bolo pode ser feito numa forma de bolo inglês e pode substituir o doce de pêssego por doce de gila. Eu já fiz e ficou também muito bom!
Esta é foto é de uma alfarrobeira. As inúmeras utilidades da alfarroba têm contribuído para o aumento do cultivo e da transformação desta leguminosa. Existe em grande quantidade no Algarve, onde se produzem vários doces e licores desta leguminosa. Beneficiando do clima mediterrânico, Portugal é um dos maiores produtores mundiais deste produto, logo a seguir a Marrocos e a Espanha.