quarta-feira, 2 de julho de 2008

Chanfana de Borrego à Minha Maneira


Ingredientes:

2 kg de chanfana de borrego, 4 tomates (grandes) maduros, 1 cabeça de alhos, 1 cebola grande, 2 dl de vinho tinto, 3 folhas de louro, 1 pequeno ramo de salsa, um pouco de colorau (ou paprica), 2 colheres cheias de azeite, sal pimenta q.b.

Comece por arranjar bem a chanfana, tirando todas as gorduras e sebo, lave e ponha num recipiente (ou já no tacho) se preferir. Com o cabo da faca esmague bem os dentes de alho depois de estarem descascados, junte-os à chanfana assim como a cebola picada finamente, o louro sal e pimenta e o colorau. Envolva bem sacudindo o tacho ou recipiente; tire a pele ao tomate maduro se estiver muito agarrada passe o tomate por água morna e raspe com a ponta da faca, cortando finamente todos os tomates. Deite o vinho tinto e envolva bem. Deixe a marinar de um dia para o outro. Ponha o tacho ao lume, pondo por cima da carne e afins, a salsa bem picada e o azeite, deixe cozinhar 4o minutos abanando o tacho de vez em quando. E é só servir. Acompanhe com batata frita ou arroz.
Nota: Claro que a chanfana não costuma ser assim cozinhada, mas sim num tacho preto de barro e com carne de cabra, vinho tinto, banha de porco, colorau, louro, cabeças de alho, salsa, sal e piri-piri. Coloca-se a carne de cabra num caçoilo de barro preto e tempera-se com os ingredientes. No final, rega-se com vinho tinto que deve ser de boa qualidade. Vai ao forno de lenha, cerca de duas a três horas e deixa-se lá ficar até apurar muito bem. É assim que a minha amiga Dina, de Miranda do Corvo, a faz. Mas eu confesso que prefiro fazê-la desta forma fica mais saborosa e com o molho do tomate apuradinho. O borrego não fica com o gosto que lhe é característico, pois eu tempero de véspera. Servi com batata frita. Atenção se o borrego fôr velho vai precisar de mais tempo de cozedura. Bom apetite!!!

13 comentários:

O blog... disse...

O meu marido adora chanfana mas não tenho o hábito de fazer. Parece que um dia destes também vou tentar seguindo a tua receita.
Bjos

carmencita disse...

Que maravilha de receita!! e rende bem né?A sua tem ainda a vantagem de ser mais light porque não vai a banha e também se faz mais rápido,o prato está tentador.Bjss

ameixa seca disse...

Adoro borrego. Normalmente só como no Natal ou numa ocasião mais especial ;)

anna disse...

Chanfana é dos meus pratos preferidos... Arranjaste uma boa maneira de a conseguir fazer sem ser da forma tradicional em forno de lenha.
Beijinhos.

Isabel Salvador disse...

adoro borrego o teu está divinal

Natália Eleutério disse...

Adoro chanfana e já não faço há algum tempo, fiquei tentada a fazer, bjs

risonha disse...

um prato ideal para o meu marido, que ele é que gosta muito de borrego e de chanfanas.
gosta ele e gosto eu... por isso podes pôr mais dois pratos na mesa.

Fabrícia disse...

Comeria um pratinho agora mesmo.
Saudades do seu cantinho....
Bjs.

Natércia Ramalho disse...

Que maravilha de chanfana! O meu marido quando faz é com cabra velha. Um bjo. Natércia...

edinha disse...

Gosto muito de borrego.Gostei desta variante.
Beijinhos

Paulo disse...

Olá :))
Não tive tempo de ler todo o blog, só li a receita de borrego já que é isso que vou estou a fazer agora mesmo, fiz uma pesquisa no google e vim dar aqui, eu queria tirar umas dúvidas já que chanfanas faço de longe a longe, só que da ultima vez, segundo me lembro, aquilo ficou 3 horas a cozinhar em lume brando, é claro que segui outra receita e pensei que todas as outras receitas andassem á volta disso, já não vou a tempo de experimentar esta, mas segundo a minha "receita" que tenho vagamente em memória, também não usei banha, foi o que havia mais á mão, por ex: cebolas roxas cortadas aos quartos, oregãos, um piripiri (daquelas malaguetas pequeninas e ressequidas)um pouco de coentros, sal, alhos, louro, azeite, pimentão doce, e vinho do alentejo, nada mais nada menos que o conteúdo duma garrafa de 75cl,ficou a marinar desde ontem á noite, acho que descrevi tudo, e já deitei fogo ao fogão e já lá está o tacho em lume brando, só depois do almoço é que sei se estava bom ou não ;)
Entretanto vou comprar batatas que não tenho que chegue, e perdoem-me por me ter esticado no texto que deveria ser apenas um comentário e não uma receita genero troca de impressões...
Bom domingo :)

Anónimo disse...

Depois de ler a sua receita vou com toda a certeza coloca-la em prática.
A senhora deve ser uma excelente cozinheira.
Qualquer pessoa fica com agua na boca só em ler esta tentadora receita.
Ao publica-la a senhora está a proporcionar deliciosos momentos de refeição em muitos lares.
O meu muito obrigada!

Paulo disse...

lol, como o mundo é pequeno...deixei aqui um comentario há 4 anos, lol...
e foi pelo mesmo motivo, chanfanas de borrego...andei a pesquisar no google a receita e vim dar aqui...hoje a mesma coisa, reconheci logo a Nela, mas não fazia a ideia que em 2008 vim cá cuscar as receitas...
E prontos, domingo vai haver chanfanas pois o forno ainda está na loja...remodelei a cozinha é claro...
Boa Páscoa, Nela...