segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Bolo de abóbora e cenoura


Ingredientes:
350 g de óleo, 700 g de abóbora, 2 cenouras
4 ovos, 300 g de acúcar, 100 g de nozes
100 g de passas, 1 c. (de café) de canela em pó
350 g de farinha, 2 c. (de sobremesa) de fermento em pó
1 c. (de sopa) de óleo para untar

Ligue o forno a 180 graus. Lave e descasque a abóbora e corte-a em pedacos. Coza-os em água abundante com sal durante 20 minutos. Escorra-a e triture com a varinha mágica; reserve. Descasque e rale as cenouras. Misture os ovos com o acúcar e verta o óleo. Adicione o puré de abóbora, as cenouras raladas, a farinha, as nozes, as passas e a canela em pó. Envolva bem. Unte uma forma redonda com óleo e verta o preparado. Leve a meio do forno a cozer durante uma hora. Retire, deixe arrefecer um pouco e desenforme. Sirva. Nota: Este bolo fica húmido por dentro, é muito saboroso por causa dos frutos secos que leva. É muito fofinho! Desculpem por a foto ter ficado um pouco tremida... mas por vezes acontece :)

19 comentários:

ameixa seca disse...

Adoro bolos de abobora e cenoura... fica uma combinação excelente :) Eu dispenso as passas... mas as nozes e a canela deve ficar fabuloso ;)

inspirações da Jô disse...

Gosto muito de bolo com cenoura, mas nunca experimentei com abóbora, mas creio que deve ficar uma delícia!!!!!!!Taí, qualquer dia farei!!!!!!!!!Beijinhos.

Vitor disse...

Nelinha que belo bolo!Deve ser mais do que bom...posso fazer!!!Um beijinho Vitor:-))

Isabel Salvador disse...

que bom aspecto amiga,este teu bolinho,beijinhos muito grandes no teu coração

navegar no forum nao custa nada amiga,temos de se adicionar no mesenger depois vou-te explicando,jinhos mesmo muito grandes

Glau disse...

Que bolo diferente.. nunca tinha visto um feito com abóbora! Que gostoso!

Bjos, Glau

carmencita disse...

Oi Nela, tudo bom?
Nela tá linda a sua ilustração, com as fotos menores, gostei imenso.
Que bolo mais maravilhoso, já tinha feito pudim com abóbora, mas nunca feito um bolo, só de cenoura.Deve ficar muito delicioso,misturar a cenoura e abóbora, pura vitamina.Adorei.Bjss
e uma ótima semana.

moranguita disse...

ola nela.
nunca provei um bolo com abobora. este tem um aspecto delicioso. deve ser muito bom,, mas fiquei com uma duvia: nao é oleo de mais?
nao sei, eu nao gosto muito de usar nos bolos.
Estas de parabens mais uma vez.
beijinhos nelinha
moranguita
http://docesdamoranguita.blogspot.com

Nela disse...

Querida Moranguita näo, näo é óleo a mais,mas se achares podes pôr um pouco menos,sabes eu também usava sempre a margarina, mas uma vez uma senhora com mäos lindas para os bolos, me disse, porque näo experimentava pôr antes o óleo,que era o que sempre tinha usado e deixava os bolos muito fofos e saborosos.Experimentei e gostei,e sabes a senhora tinha razäo, além de dar menos trabalho, é deveras melhor, claro que eu acho assim, näo quer dizer que toda a gente ache o mesmo.Mas olha se fôres a ver receitas culinárias, vêm lá muitas onde é utilizado o óleo.Eu á um que gosto e é aquele que sempre ponho, que é o oleo Vaqueiro.Mas se preferires também podes pôr a margarina, fica bom na mesma.Beijinho.

claudia disse...

Abóbora e cenoura deve ficar um bolo espectacular!!!

moranguita disse...

obrigada nela. Vou tirara a receita para experimentar quando tiver abobora la do quintal da mama:-)
eu tambem nao gosto da salada que fiz. fiz porque os convidados gostavam e devoraram tudo:-)
beijinhos
moranguita
http://docesdamoranguita.blogspot.com

Betechef disse...

Bom Dia amiga!
Ainda não tinha vista essa combinação.Mas tenho certeza que o bolo deve ficar ótimo e rico em vitaminas.Muito legal a receita.
Bjs e tenha um bom dia!

Natércia Ramalho disse...

Nela que delicia de bolo adorei deve ficar delicioso...um bjo Natércia...

edinha disse...

Este bolo deve ser delicioso
Beijinho

Carla disse...

eu nunca provei este tipo de bolo mas deve ser uma delicia

Carla disse...

eu nunca provei este tipo de bolo mas deve ser uma delicia

Anónimo disse...

estou a fazer este bolo, dispensei as passas, esta a ficar um bolo muito fofinho, nunva tinha feito um bolo com abóbora, espero que fique bom

Nela disse...

Hugo:
Olá amigo, espero que o bolo tenha ficado saboroso, com passas ou sem é facultativo, peço desculpa de só agora estar a responder, mas o poste é muito cá em baixo e tive que andar a procurar, pq sabia que devia um comentario, depois diga.me como ficou o bolinho num poste mais acima, agradeço imenso resto de bom dia....e obrigado.

hugo borges disse...

o bolo ficou muito bom, ficou humido saboroso, como nunca tinha feito um bolo de abobora desconfiei da receita mas é muito saborasa parabens!!!

hugo borges disse...

o bolo ficou muito bom, ficou fofinho e humido, quando vi a receita desconfiei pois nunca tinha ouvido falar de bolos de abobora ficou excelente!!!