sábado, 9 de agosto de 2008

Bolo de mel da Madeira

Ingredientes:


2,5 kg de farinha, 1 kg de açúcar,
750 g de banha,

500 g de manteiga ,25 g de erva-doce ,50 g de canela , 12 g de cravinho-da-índia,

12 g de cravo-de-acha, 1 colher de chá de mistura de especiarias
2 kg de nozes (com a casca) , 250 g de miolo de amêndoa
50 g de cidrão, 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
250 g de pão de massa , 1,8 litro de mel de cana (cerca de 2 garrafas e meia de melaço) , 1 cálice de vinho da Madeira , 4 laranjas

Na véspera do dia em que se vai preparar o bolo, compre o pão em massa no padeiro ou prepare o fermento com 250 g de farinha, 1 dl de água tépida e 10 g de fermento de padeiro. Envolva o pão (ou o fermento) num guardanapo depois de passado por farinha e deixe ficar em sítio quente de um dia para o outro. No dia seguinte, peneiram-se as especiarias previamente pisadas; cortam-se as amêndoas, as nozes e o cidrão em pedaços. Dissolva o bicarbonato no vinho da Madeira, derreta as gorduras no mel quente, raspe a casca das laranjas e esprema o sumo. Peneire a farinha e o açúcar para dentro de um alguidar grande, faça uma cova ao meio e deite a massa de fermento. Depois vai-se «apagando» o fermento com a farinha, amassando. Quando a farinha e o fermento estiverem bem misturados, junte o mel apenas morno (juntamente com as gorduras) e vai-se amassando. Depois de ter adicionado todo o mel, junte os frutos preparados, o vinho da Madeira com o bicarbonato, o sumo e a raspa das laranjas e as especiarias. Amasse até a massa se desprender do alguidar. Abafe com um pano e um cobertor e deixe levedar em sítio morno, a uma temperatura sempre igual, durante 3 a 4 dias. Depois divida a massa em porções de 250, 500 ou 750 g conforme o tamanho dos bolos. Deite estas porções de massa em formas redondas, direitas e baixas e muito bem untadas e leve a cozer em forno bem quente, depois de ter enfeitado a superfície com meias nozes, ou amêndoas e bocados de cidrão. Nota:
Depois de cozidos e frios, embrulham-se os bolos em papel vegetal e guardam-se em caixas. Adapte a quantidade de ingredientes à quantidade de bolos que pretende fazer. Estes bolos podem conservar-se durante um ano inteiro. Mandava a tradição que o bolo de mel fosse preparado no dia 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, para estar bom no Natal, festa de que este bolo faz parte integrante. É neste dia, 8 de Dezembro, que começam os preparativos para o Natal e se partem os últimos bolos que restaram do ano anterior. O bolo da foto comprei já feito. Esta receita é caseira que trouxe da Madeira. Foi-me dada por uma mãe de uma amiga e espero confeccioná-la pois estes bolos são realmente uma delícia. Publiquei este bolinho de Mel porque quis compartilhar a receita convosco e porque vós mereceis tudo de bom.

17 comentários:

Vitor disse...

Nela que bolo maravilhoso!!!Deve ser uma delicia.Um beijinho Vitor:-))Ai é para te dizer que tens uma filha muio linda!

ameixa seca disse...

Este bolo deve ser muito bom... mas digamos que é dispensioso e trabalhoso. Mas tem óptimo aspecto e é famoso. Já tinha ouvido falar do bolo de mel da Madeira ;)

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Que mistura exótica de ingredientes... deve ficar uma maravilha este Bolo...

bjsssssss

Emília disse...

Pelos ingredientes que leva deve ser delicioso!!Beijinhos e muito carinho!

carmencita disse...

Nela querida, obrigado por partilhares uma receita tão especial, deve ser uma profusão de sabores e rende bastante.Muito interessante.Bjss

Carolina Andrade disse...

Ola Nela querida!! Primeiro quero agradecer por todos os seus comentários que eu amo de paixão. Dá pra sentir que você é uma pessoa especial. Segundo que este bolo deve estar incrível, deu até uma vontadinha de experimentar. Estou aqui, na correria como sempre, cuidando dos meus filhotes, e hoje, dia dos pais, aproveitei bem o dia com o maridão e o filhão. E você, como passou este dia? Espero que esteja bem. Vou ficando por aqui e te desejo uma linda semana. Um grande beijo de sua grande amiga.

Rose Oliveira disse...

Nela, eu amo bolo de mel e esse deve ficar muito bom.
Tenha uma boa semana,

Bjs.

GreyScale disse...

É verdade que estes bolinhos são uma verdadeira delícia! Gosto imenso do sabor intenso destes bolos!

Dani Bros disse...

Oi Nela,eu já copiei este Bolo, quero fazer para a minha avó. Eu já te contei que a mãe dela era da Ilha da Madeira? Sou louca para conhecer este lugar e muitas pessoas me disseram que é lindo!
Agora me esclareça uma coisa para que meu bolo fique o mais autêntico possível, como é esse vinho da madeira, é como o vinho do porto?
Se não tiver aqui posso substituir por outra coisa?
Esse bolo está lindo e deve ter ficado muito bom!
Bjks

Nela disse...

Querida dani, já te enviei a resposta á tua pergunta, mas volto a dizer, o vinho da Madeira tem um sabor muito caracteristíco desta região, mas o vinho do Porto não fica nada atrás, e pode subestituir sim o da Madeira, embora o sabor não seja igual, mas creio que no bolo não deve de ficar mal.A bisavó, é de um sítio lindo sem dúvida, a Nani tem que vir cá a Portugal, e ver que sua avó tem razão.Temos muitas belezas é verdade.Vitor Ameixinha, é muito bom este bolinho, e realmente dá muito trabalho, mas sabe bem. Anita Emília Carmencita Carol ,obrigado eu é que agradeço pelo vosso carinho e comentários.Rose querida e Claudinha, obrigado tb.boa semana para todos beijitos.

inspirações da Jô disse...

Creio que ficou muito gostoso,pois tudo que vai amêndoa fica um gostinho muito bom,e com o mel combinam perfeitamente, além dos outros ingredientes que realçam ainda mais o sabor desse bolo tão especial!!!!
Querida,
Tenha uma semana "adoçada com muito mel"!!!!!Beijinhos!!!

Nani disse...

Nossa que bolo maravilhoso, sobrou algum pra me enviar?
Beijos

Fabrícia disse...

Nela que belíssimo comentário deixastes no meu cantinho. Você é muito especial.
Grande beijo.

Carla disse...

k bolo tao apetitoso hummmmmmmmmmm

Adriana disse...

Querida Nela , não precisa se desculpar , o fim de semana aqui foi de muita chuva , e pouca disposição rsss. Que bom que esse ano foi tão especial, é muito bom se sentir querida. O meu aniversário é 06/10.está perto, e eu quase entrando na crise de meia idade rssss. vou fazer 39 anos.
Uma linda semana pra vc.
Beijos.

dalila disse...

Nela, como madeirense que sou, não podia deixar de meter a minha colherada! e acrescentar o seguinte:
Este bolo parte-se sempre á mão, nunca se deve usar faca!Beijos Dalila

Nela disse...

Dalila, eu sei perfeitamente que o bolo de mel, se parte á mão não com a faca, e aliás não o está escrito na receita, veja melhor amiga, eu sou lá estive, mas tenho grandes amigos Madeirenses,mas obrigada pela "dica" que acho que é, não é verdade? realmente não referi na receita, mas se as minhas amigas tivesem duvidas logo me perguntavam.Terei muito prazer se o quiser fazer que me comente.Beijito boa semana