segunda-feira, 4 de agosto de 2008

... E mais fotos da Pérola do Atlântico

As casas tradicionais de colmo
Estas são consideradas as típicas casas de Santana e são amplamente divulgadas por todo o Mundo. Com centenas de anos, são as herdeiras da maneira de construir as primitivas habitações erguidas nos primeiros tempos do inicial povoamento insular. Calcula-se que as casas de colmo sejam vestígios das construções primitivas, feitas de madeira e de colmo e que se encontravam por toda a ilha. A plantação e boa produção dos cereais e madeira permitiam ao homem recorrer, nesses tempos, a estes meios para construir as suas habitações. Santana é considerada uma das freguesias mais pitorescas da Ilha da Madeira, pelas suas majestosas paisagens florestais, constituídas em grande parte pela Floresta Laurissilva, classificada como património da Humanidade, e também pelas suas casas de colmo.
(Clique em cima da foto para ampliar)

23 comentários:

inspirações da Jô disse...

Olá Nela!Como passou o fim de semana?Já passou a correria?
Nossa, adorei essa foto! Parece até uma casinha de boneca!!!Além do que esse lugar parece ser mágico, um paraíso!!!!Tenho grande desejo de conhecer Portugal e um dia quem sabe eu consiga realizar esse desejo de pisar nesta terra a qual meu querido pai nasceu!!!! Entendeu por que nos demos tão bem?
É por que em minhas veias também correm o sangue português e com o maior orgulho!!!!!!!!!!!Beijos minha querida!!!!Amo você!!!!!!!!

Isabel Salvador disse...

que foto,adoro estas viagens amiga,jinhos muito grandes no teu coração..
ando como tu com muita falta de tempo,tenho andado a trabalhar com horários diferentes e transtorna-me muito mais a vida e mal tenho tempo de aqui estar,jinhos

o teu bolo de alfarroba está o máximo,jinhos

Mónica Pinto disse...

Espero que essa ida á Madeira tenha sido muito boa!
As fotos estão lindas, eu adoro essas casinhas, tão pitorescas.
Beijinhos

GreyScale disse...

Olha..tb foste a Santana! É tão giro não é? Gostei do teu bolo de alfarroba e lembrei-me duma coisa. Eu vivo mesmo ao lado da Serra da Arrábida, onde existem muitas alfarrobeiras e as alfarrobas já estão castanhas..lolo! Achas que posso apanhá-las e fazer alguma coisa com elas?!?!?

GreyScale disse...

Oi Este lugar é tão giro né??Santana (acho que o post anterior não seguiu..por isso tou a repetir)! Gostei do teu bolo de alfarroba e como moro praticamente na Serra da Arrábida , mesmo mesmo ao lado...lá há muitas árvores de alfarrobas e já estão castanhas. Achas que posso apanhá-las e fazer alguma coisa com elas??

Vina disse...

Huummmm...! Mas onde é que eu já vi isto?!?! Eheheheh! Pois é, as casas de Santana são um dos ex libris aqui da ilha da Madeira! Esta tua foto está muito bonita! Beijinhos!

Rose Oliveira disse...

Linda foto amiga, acho lindas essas casas de tempos antigos, com uma arquitetura diferente, com estilos incrivéis.
Tb gostei do bolo, maravilhoso!
Tenha uma ótima semana!
Bjs.

Anónimo disse...

Oi amiga
Belas fotos! Já pensou tirar um curso de fotografia?
Adorei. Tens que nos mostrar mais! As fotos guardam um pouco da alma dos sítios e das pessoas.Bjs grds. :)
Casu

Vina disse...

Pois é, amiga, receita de peixe espada por acaso ainda não postei nenhuma, mas vou tratar disso, especialmente para ti!! Eheheh! Beijinhos.

Emília disse...

Oi Nela! Que foto linda! De pertinho então deve ser um encanto! Beijinhos

carmencita disse...

Querida Nela,
Não me esquecí de vc não, imagine!!!Tive problemas com o meu PC, acho que foi virus.Tive que esperar meu filho vir do trabalho para formatá-lo, pois não sei fazê-lo.Perdí um monte de arquivos com fotos e receitas já feitas, estou bem aborrecida.
Nela, que lugar lindo esta ilha hein!!Deve ser um passeio encantador, estou curtindo ver através de você esse lugar paradisíaco.Um grande abraço.

Carla disse...

É mesmo uma pérola do atlântico. Obrigada por partilhar as fotos, são lindas! Nunca fui à Madeira mas espero ter oportunidade de lá ir um dia.

bjs

Natália Eleutério disse...

São o máximo as casinhas típicas das ilhas bjs

Adriana disse...

Que diferente as casas não? , o lugar parece ser lindo .
Nela querida eu não me sinto velha não rsss, vou fazer 39 anos , a única coisa que eu queria era ter meu corpinho de 20 anos com a cabeça de agora hehehehe. Mas gosto de olhar para as crianças que vi nascer , principalmente sobrinhos e filhos e vê que o tempo passa tão rápido e que graças a Deus hoje nós envelhecemos menos que nossas avós e mães , não é mesmo??
Mas gosto muito tbm da companhia de jovens. Vc sempre me pareceu uma pessoa de espirito bem jovem , e nem de longe eu daria 48 anos pra vc, parebéns.
Um beijo.

Unknown disse...

Amiga, de facto tudo o que é do nosso Portugal é do melhor, e do mais belo que há. Adorava conhecer este cantinho do nosso país, se Deus quizer para o ano, vamos ver... Era uma viagem que gostava de proporcionar aos meus pais.BEIJOKITAS
Ah é verdade, onde encontro a farinha de alfarroba?

carmencita disse...

Nela, querida obrigada pelo carinho.Eu jamais ficaria aborrecida de vc brincar comigo, vc até fez uma cançãozinha.E amigos são pra isso mesmo,nos procurar, nos dar conselhos, broncas tb por que não, pra não sairmos do trilho he!he!O verdadeiro amigo é aquele que se preocupa e divide momentos alegres e tristes.Mas eu fiquei muito, mas muito triste não pelas fotos e as receitas, mas os favoritos e outros arquivos do meu filho, foi tudo pro espaço,e eu ñ tenho vergonha de confessar não manjo nada, não sou dessa geração de internautas que na escola informática já faz parte das matérias, você vê criancinha já brincando com joguinhos de computador, e eles tem uma facilidade incrível.Eu acho que a culpa foi minha, pois abro tudo, entro em outros sites, e de repente a tela ficou azul e saiu tudo do ar.Nos temos o anti-virus segundo meu filho poderozão, mas até aí...O pior é que meu filho tem que configurar tudo , som enfim...Meu filho tem 23 anos e fez faculdade de ciência da computação,e outras especializações na área, ele manja bastante.Mas não está em casa o tempo todo pois trabalha, aí ele chega e a mãezona aquí descabelada que detonou tudo.Bem amiga, deixa eu ir ficando por aquí senão não paro mais. Bjss

clau disse...

...muito fofa a casinha...!
E penso que ali deve ter, nao sò uma arquitetura tradicional e peculiar, como uma paisagem bonita e uma culinaria stupenda!
Boa semana pra vc.
Bjs!

Marcia disse...

Gostaria muito de conhecer a Ilha. E estas casinhas me deram vontade de ir mais depressa. Lindas.
bj

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Depois de um longo período de Hibernação.... Estou de volta ao "Mundo Internético"...hehehe

Que foto linda, Como foi dito pela Jô, "parece o paraíso"...

beijos... ;)

Adriana disse...

Oi Nela , li seu comentário com lagrimas nos olhos , pois foi como se tivesse ouvindo minha mãe me aconselhando , obrigada , principalmente por ela está longe , em outro Estado , e faz alguns anos que não a vejo . Hoje não acordei muito bem , sabe aqueles dias em que agente não tem vontade de levantar da cama? mas temos as nossas responsabilidades e temos que levantar. Melhorei muito depois do que li .
Obrigada mais uma vez , e sua filha é uma garota de muita sorte por ter uma mãe como vc, eu neste momento estou a invejando muito.
Tenha um lindo dia.
Bjs.

Betechef disse...

Bom Dia Linda!
Adorei a casinha é uma gracinha. Gostaria muito de dar um pulinho até Portugal para conhecer esses encantos que voçe nos mostra através do blog.Quem sabe um dia desses.
Um beijão e tenha um lindo dia!

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Que foto linda, Nela.
Adoro fazer essas viagens virtuais.
Elas são sempre uma forma de cultura.
Essa casinha é realmente uma fofura.
Minha sogra é portuguesa e tb tem o apelido de Nela (ela também me mostra fotos lindas assim).
Bjs mil

Unknown disse...

Obrigado pela dica Nelinha, aqui ao pé há o Continente. Obrigada pelas tuas palavras. ADORO-TE. BEIJOKITAS