segunda-feira, 6 de abril de 2009

Folar em Caracóis














Ingredientes:
600 g de farinha de trigo
45 g de fermento de padeiro
2,5 dl de leite
125 g de açúcar
125 g de manteiga
2 ovos
80 g de miolo de amêndoa laminado
sal, manteiga, farinha, gemas, canela e erva-doce q.b.

Unte uma forma redonda com manteiga, polvilhe-a com farinha e reserve-a. Na MFP coloque por ordem os líquidos e depois os sólidos. Ponha no programa de amassar (eu usei o programa 7 que dura 1,30h) quando acabar o programa, tire a massa da cuba. Entretanto preaqueça o forno no mínimo. Leve a massa ao forno a levedar 20 minutos. Tire a massa do forno, parta pequenas porções formando com elas rolinhos que por sua vez se enrolam em forma de caracóis. Coloque-os numa forma redonda. Leve novamente ao forno para levedar mais um pouco e pincele com gema de ovo batida. Leve a meio do forno e deixe cozer durante 30 minutos. Nota: Eu usei uma forma de mola, para ser mais fácil de desenformar. Em vez de pincelar com a gema, pode fazê-lo com a geleia. Fiz o folar deste formato, para não ser igual ao tradicional, com os ovos cozidos no topo. Fica muito saboroso com o sabor da erva-doce e da canela.
O folar ainda na forma e na foto de cima, ao centro, já prontinho

33 comentários:

Carla disse...

Original como sempre querida Nela :-)
bjcas

Adriana disse...

Oi madrinha do coração que lindos caracóis pena que isso engoooorda rsss, foi tudo bem na formatura , tive que levar as crianças e o pequeno ficou dormindo no meu colo a maior parte da noite , mas foi muito bom, me diverti muito.
Está tudo bem por aí? aqui tudo bem graças a Deus um pouco de chuva .
Beijos e boa semana.

Edilia disse...

Nela que rico doce que você fez,
gosto muito para tomar com chá no lanche.Vou experimentar a sua receita.Eu não faço mais receitas porque estamos no final da nossa construção e mudar,as vezes pode parecer falta de agradecimento,mas logo termina e vou mandar fotos.Beijão.
Edilia

ameixa seca disse...

Folar é tão bom, gostei desta forma encaracolada he he Ficam giros!

Delícias e Talentos disse...

Em caracol ainda não tinha visto, mas tu surpreendes sempre!
Se fizesse folares, esta é uma das reicats a considerar...E com amêndoa! Hummm! 5 estrelas! :)

Sarita disse...

Qu espetaculo amiga!Nunca tinha visto um folar assim!Só tu para fazeres caracois ao gajo!rsrs

Beijokas grandes amiga.

Gina disse...

Querida, acabei de ser apresentada aos folares e gostei mais assim sem ovos. O cheirinho da canela enquanto assa deve ter ficado maravilhoso.
Bjs.

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Que bela idéia... lindo ficou feito assim em forma de caracóis...

bjsssssssssss

Maria Arteira disse...

Minha amiga,
Nem vou falar muito dos seus deliciosos quitutes.Você sempre com boas recitas.
bjs
Então como vão as coisas? Mando-te um email

Isabel Salvador disse...

ficou muito lindo nelinha,jinhos grandes amigaaaaaaaa

PratosdaBela disse...

amei, amei e amei, agora compreendo porque andas cansada, só fazer pecados, para ficarmos com água na boca rsrsrsrrsrsss
bjinhos, adoro-te

✿MIUÍKA✿ disse...

Claro que falamos,entretanto vou saboreando com os olhos todas as coisas boas que aí tens,obrigada,um beijinho...MIUÍKA

receitasdapiteca disse...

Oi miga! Este folar deve ser uma verdadeira delícia! Vou ter de experimentar pois o meu homem já anda com vontade de experimentar isto há bastante tempo! Depois logo te digo como correu! Eh Eh!
Bjcas.

Baú da Conceição disse...

Que giros estes folarzinhos, podem mandar um para mim.
Beijos.

Nela disse...

Carla:
Ou não fossemos Leão, sempre diferentes em tudo amiga.
Afilhada:
ainda bem que correu tudo bem, os pequeninos lhe dá o sono coitadinhos.
Edilia:
querida claro está, se está acabando construção, está tudo um caos, primeiro tem que ser a casa querida, eu entendo bem por favor, não tem que se desculpar, tem tempo para pôr os seus belos pratos e doces amiga.
Ameixa:
como cá em casa não são muito apreciados, e acabam rijos, fiz assim de uma receita que tirei, para fugir á regra tal como tu, e não levou os ovitos rsrsrs.
Mary:
este levava pinhões tb mas como não tinha, e as nozes ainda não foram partidas,estão no saco, em x do fraco lugar delas, meti amêndoa que tinha, e como já disse eu faço é sempre o ninho, que cá em casa adoram,o folar oferecem me, e acaba por ficar rijos ninguém lhe toca, vi esta receita e toca a fazer, estava a ver que não pq cheguei a morrer de cansada mas meti na cabeça que tinha que fazer e "prontos"mas não saiu bem c/eu queria mas como vou fazer um para dar, vamos a ver se saí mesmo como eu quero.
Sarita:
sabes amiga, eu era para ter sido cabeleireira rsrsrs embora não tenha jeito nenhum, mas foi para fugir ao tradicional do ovo, embora fiquem mto bons .Vi esta receita e disse"ora cá está uma sem ovo" e fiz.
Gina:
não sei se aí é tradição, aqui fica as pastelarias e padarias invadidas pelos folares, mas cá em casa gostam é do bolo, chamado ninho só para me dar mais trabalho claro rsrs, vi este numa receita e toca a fazer, e tem razão cheira mto bem a canela e a erva doce, acho só que meti um pouco de erva-doce a mais, mas tenho que fazer um para oferecer e talvez me saia melhor, este foi feito já meio á noite, e a essa hora era o jantar ao lume e nem sei que mais amiga.
Anita:
eu sou assim diferente rsrs vi numa revista e fiz, visto o folar não ser muito apreciado cá em casa, assim foi logo provado e aprovado...
Maria:
querida não tenha medo que não engorda, não havendo exagero isso não acontece rsrs eu só peso 59 por x 60 kg, tenho 1,60 tenho que ter cuidado senão rebolava, mas como de tudo, então doces ai ai, fico esperando mail.
Belinha gulosa:
é diferente querida só isso, ainda falta o ninho.
Bela:
amiga, e olha que ando arrasada mesmo estou quase a cair para o lado rsrsrs, mas parecia mal eu não fazer, e como cá em casa não gostam dos de ovo, vi e toca a fazer assim, mas hoje estou bué de cansada.
MIUÌKA:
amiga se se acontenta com os olhos faça favor, esteja á vontade depois falamos sim.
Pitequinha:
este tem erva doce a mais rsrs é o que faz fazer muita coisa ao mesmo temo, mas vou fazer outro que me há-de sair melhor prometo,podes pincelar com geleia que tu queiras, se precisares de alguma coisa diz, convém a massa levedar bem dobrar de quantidade.
Conceição:
Sãozinha eu até podia mas os caracóis chegavam despenteados amiga rsrs, mas por acaso tenho que fazer um para oferta, e vou ver se me sai um pouco melhor até.
Beijinhos queridas e obrigada.
Nota:
se quiserem fazer sendo batido á mão sem ser na MFP me digam que eu envio a receita pq é um pouco diferentee não me importo nada....

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

gostei muito desse folar ficou muito bonito e original!!
muito obrigado amiga pelas palavras de carinho olha o meu menino já está melhor graças a deus,
os medicamentos já estao a fazer efeito e ele anda mais bem disposto!!
beijinhos

Karla disse...

Que lindo nelinha...tenho de ver se faço um assim.

beijinhos

Unknown disse...

Mas que lindo folar...de certeza que fez sucesso. jinhos amiga e PÁSCOA FELIZ.

Nela disse...

lILI:
fico muito contente pelo menino, e por ti, é fases esta altura é má primavera...nas há-de melhorar mais ainda se Deus quiser.
Karla:
amiga faz, mas não ponhas tanta erva doce como eu rsrs, se quiseres bater á mão diz, envio a receita.
beijinhossss.

anna disse...

Que lindo folar, Nelita, super original...
Beijinhos grandes.

Unknown disse...

Nela receber-te em meu blog é uma honra e uma alegria! Amiga, entendo perfeitamente tudo que me dissestes e guardei seu comentário, se é que me entendes. Bom termos os blogs para confraternizar com as amigas e relaxar um pouco. Falo-te pela experência com o mesmo tipo de trabalho que fazes eu já o fiz mas foi pelo telefone, aqui eu trabalhei no CCV e atendia só de madrugada, desenvolvi uma gastrite. Ossos do ofício!
Menina que massa fantástica...tenho que começar a meter a mão na massa e espero herdar com a receita um pouco de tua habilidade! Beijos minha amiga e fique com Deus!

moranguita disse...

nelinha ola linda,. ha quanto tempo?
tenho tido pouquissimo tempo e agora o pc esta para arranjar. so posso vir aqui no trabalho ou so se roubar o porttatil a mana mas nem sempre ad precisa estudar.
esta um belo folar sim senhora linda.
beijinhos linda e uma boa pascoa.

Emília disse...

Oi Nela!!Eu estou vendo tanta receita de folar nesses dias, que vou acabar fazendo,rss!
Ficaram lindos!!
Por aqui tudo bem, as coisas vão se ajeitando! espero que por aí também!
Beijinhos

Carolina Andrade disse...

Oi Nela!! Ai amiga, me desculpe!! Eu andei tão corrida nestes dias. Fiz chocolates para a páscoa, dia 06 foi meu aniversário, ai vem a família, tem que fazer uns quitutes!! Há dias não visito o bloguito de ninguém!!Agora estou mais aliviada e tudo voltará ao normal!!! Mas e você, como andas?? Espero que tudo bem. Olha, não me esqueço de ninguem viu, minhas amigas de blog estão sempre no meu coração!!! Não sumirei nunca! Um grande beijo!!

Rose Oliveira disse...

oi Nela!
fiquei com vontade de experimentar esse folar, parece ótimo!
Já estou melhor amiga, mas os trabalhos se acumularam enquanto eu me recuperava e agora estou naquela correria para dar conta de tudo, rss. Mas não te esqueço não...vim desejar uma feliz páscoa,
beijinhos!

Rico disse...

esta muito bonito mesmo...á primeira vista pareciam muitos cocos de canito... heheh...mas olha fora de brincadeira esta mesmo bom e eu comia se me desses pelo menos 4 pedaços... esta mesmo bom para partilhar também. jinhos xxx

Unknown disse...

Amiga vim te desejar uma boa noite. beijinhos

Nela disse...

Ricardo:
tinha que te responder mesmo sabes que a minha canita, que é fêmea mas é grandita, os cocos dela não são deste feitio, e são compridos? hehehe e agora? com que então parecem cocos mas queres provar? não te entendoooo, olha as pastelarias ficavam ricas, iam para os parques, e para os sítios onde os canitos fazem os cocos que os donos não apanham, apanhavam eles e vendiam, e que tal a ideia ? Sabes Rico eu sou diferente em tudo até nos folares, e é por uma razão simples, não sei se leste, mas agora fora de brincadeira, cá em casa o folar não é apreciado, o tradicional com o ovo,o ninho sim, esse é logo comido mas o folar acaba rijo, e então esta receita tirei de um livro de receitas e achei engraçado, fora de vulgar tal como eu rsrsrs, amigo levei na brincadeira espero que tb leves, beijos enroscadinhos rsrsr ;)

Rico disse...

Claro que levei na brincadeira pois o comento feito foi em igual, se não eu não me tinha oferecido para comer, e mais a mais logo uns quantos não só um..eu como tu também não aprecio ovos nos folares, adorei o teu inovador. Sabes bem que sim querida.. jinhos xxx

Natália Eleutério disse...

É uma linda e bela sugestão para a época que atravessamos, boa Páscoa, bjs.

"Manjares da Manu" disse...

Hummm que delícia, ficou lindo!!!

Bjs...

Arte Sempre disse...

Oi querida amiga,adorei o folar só não vou fazer porque estou cheia de serviço hoje.amanhã os filhos virão almoçar,e alem deles veem dois amigos de meu genro,um americano outro equatoriano mas vive nos Estados Unidos.Então imagine que vou trabalhar muito.Apesr de que minha filha vem me ajudar e minha nora também ajuda.Ah! amiga vou te passar o bloguinho de minha filha se tiver um tempinho dê uma olhadinha.:http://artesemprearte.blogspot.com/ obrigada e um limdo Domingo de Páscoa.Um beijo

clau disse...

Que beleza que ficou esta rosca...!
Lembra muito uma receita hungara que eu faço.
E parece gostosa tb.Por isso vou anotar a receita e colocar na minha lista, para experimentar.
Boa semana Nela.
Bjs!