sábado, 31 de maio de 2008

Sopa de vitaminas

Ingredientes:

1 curgete
300 g de abóbora
4 batatas grandes
2 cenouras
1 cebola
1 alho francês grande
2 colheres ( de sopa) de azeite
sal e massa cotevelinhos q.b.

Coloque uma panela ao lume com água até ferver. Arranje e corte aos cubos os legumes todos. Reserve a parte das folhas do alho françês. Coloque tudo na água e deixe ferver; junte as 2 colheres de azeite e deixe cozer. Entretanto corte as folhas do alho francês em rodelas finas e reserve-as dentro de água. Quando os legumes estiverem cozidos passe tudo com a varinha mágica. Acrescente 2 copos de água ao puré obtido e deixe ferver. Junte um pouco de massa a seu gosto, sal e as rodelas do alho francês. Mexa para não pegar, até a massa estar cozida. Apague o lume e sirva a sopa.
Nota: Esta sopa serve como prato principal pois é muito rica em vitaminas devido aos legumes que possui. Servi-a ao jantar e como segundo prato fiz a seguinte omeleta (feita no forno e sem gordura) acompanhada de uma bela salada mista.Esta é uma sugestão leve e saudável para o seu jantar. Desfrute!


Omeleta saudável


Ingredientes:

5 ovos
1 cebola
1/2 chouriço de carne
1 lata de cogumelos
Sal, pimenta azeitonas, pão ralado e leite q.b



Bata os ovos numa tigela juntamente com um pouco de leite (para tornar a omelete fofinha), sal, pimenta e os cogumelos. Corte o chouriço em rodelas. Coloque a cebola partida em rodelas muito fininhas, no fundo de uma tarteira que possa ir ao microondas. Deite o preparado de ovos por cima da cebola, espalhe por cima um pouco de pão ralado e decore a sua omeleta com as rodelas de chouriço e com as azeitonas. Deixe cozer sensivelmente durante 10 minutos, se necessário um pouco mais. Sirva com salada mista de alface e tomate.
Nota: Para quem gosta de ovos, esta é uma forma saudável de os confeccionar pois ficam como se fossem fritos sem, no entanto, levarem nem uma gota de gordura. Esta receita pode ser confeccionada num forno normal, sem ser microndas, bastando aumentar o tempo de cozedura.

2 comentários:

Nani disse...

Nossa com o friozinho que esta fazendo por aqui essa sopa seria tudo.
Bom final de semana pra ti querida, beijos

Isabel (pipoka) disse...

Achei esta forma de cozinhar a omolete uma excelente ideia. Hei-de experimentar.

bjs