sábado, 25 de abril de 2009

Formigos à Moda do Minho














Ingredientes:

2,5 dl de água
2 colheres (de sopa) de mel
250 gr de açúcar
2 paus de canela
3 casquinhas de limão (atadas com um fio aos paus de canela)
6 ou 7 pãezinhos
50 gr de manteiga
3 ovos
1 cálice de vinho do Porto
1 pitada de sal, nozes pinhões e uvas passas, canela em pó para polvilhar qb.

Parta o pão em pedaços muito pequeninos. Deite depois num tacho a àgua com a canela e a casca de limão e uma pitada de sal, leve ao lume até que ferva, cerca de 10 minutos. Retire a canela e o limão, junte o pão e a manteiga, mexendo com uma colher de pau para se desfazer bem; deixe ferver durante 5 minutos. Junte depois o mel e o açúcar continue a mexer para não pegar, deixando ferver mais uns minutos (cerca de 5). Bata as gemas numa malga, juntamente com o vinho do Porto e deite nos formigos. Junte as nozes, os pinhões e as uvas passas, mexa tudo muito bem e leve ao lume. Deixe ferver 3 minutos, retire do lume e encha as travessas. Deixe arrefecer e polvilhe com a canela, comem-se frios. Nota: os Formigos é um doce regional do Minho, e é feito na altura do Natal, mas em grandes quantidades, porque frios são deliciosos mas, dizem vocês, não estamos no Natal, e eu respondo: como já sabem para mim as comidas e doçaria não tem época, faço quando apetece, fiz com pão de centeio e trigo. Não gosto de estragar, e desta vez sobrou-me umas quantas fatias, ora como a minha filha gosta muito lembrei-me que há muito tempo não o fazia. É muito bom saboroso, é hábito também tal como a aletria, deixar secar bem para depois cortar às fatias, mas este não teve tempo de secar, os gulosos tiveram logo que provar, e eu toca a tirar a foto, senão desaparecia tudo, mas podem, tal como eu disse, deixar secar e servir cortado em fatias. É prático, bom e, sem dar muito trabalho, é mais uma maneira de aproveitarde pão. Esta receita foi retirada de uma Teleculinária do chefe Silva, já com vinte anos.

42 comentários:

Martuxa disse...

Que delícia, adoro! É doce que nunca falta no Natal, na casa dos meus pais em Braga :)
Está tudo bem titia? Beijocas com carinho das meninas aqui deste lado!

Vivian disse...

...vim te ver e é claro
me deliciar com suas
receititas dos deuses...

não conhecia este doce,
mas só de olhar posso
imaginar a gostosura...
affffff maria...rss

saudades docê, menina linda!

beijinus...

Unknown disse...

Eu sei que é ignorância...mas nunca comi...ma spelo aspecto deve ser uma delícia. jinhossssssssssssss

Unknown disse...

Nela amiga querida que lindo formigos! Eu adorei esse nome é muito divertido e a receita parece ótima mesmo; uma opção excelente para aproveitarmos pão sem ser o comum pudim. Esse seu blog é nesessário pra quem gosta de coisa boa! Bom domingo amiga!
Deus te abençoe!
Beijos

Nela disse...

Martinha:
Olá Sobrinha, nós tb adoramos, ainda bem que as minhas meninas estão bem...
Vivi:
Minha querida Poetisa dos olhos bonitos, eu sei que ando em falta de comentários, mas tem sido complicado querida me desculpeee, e olha Vi é muito bom este doce sim...
Sónia:
querida não se é obrigada a conhecer todos os doces que existem, não é ser ignorante nada disso,este tal como disse não ficou sequinho como habitual, pq não teve tempo, mas como vez pelo comentário da Marta até em Braga o fazem, é uma maneira tb de aproveitar o pão, tal como se faz pudim, se faz estes formigos que são deliciosos.Eu já á mto tal como disse o faço de x em quando, tenho numa revista bem antiga, mas por acaso bem á pouco comprei uma e vinha lá tb, e na dos doces regionais tb encontras.
Beijitos Bom Domingo..

Karla disse...

Que lindos Nelinha...só comi uma vez. Mas são muito doces para mim :)

beijinhos grandes

"Manjares da Manu" disse...

Não conhecia este doce, mais é der água na boca!!!

BJs...

anna disse...

A 1ª vez que provei formigos foram os da minha colega Céu... são maravilhosos, como os teus!
Beijinhos.

Maria Arteira disse...

Nela,
Tudo bem? Espero que sim
Tem um selo para vc no blog .
bjs e lindo domingo.

Carolina Andrade disse...

Hummm, fiquei morrendo de curiosidade de experimentar. Vou pesquisar mais sobre o doce e já anotei a receita. Quem sabe faço uns testes até o natal?? Como você está? Espero que bem. Tenha um lindo domingo. Grande beijo

Maria Vitamina disse...

Não conheço este doce regional, mas fiquei curiosa, deve ser uma delícia! Bjs

moranguita disse...

nelinha nunca provei este doce mas tem muito bom aspecto.
linda uma boa semana quee ai bem.
beijinhos

MARIA disse...

Nelinha minha querida que lindos Formigos!Eu só sabia de formigas essas que a gente não gosta...deve ser muito bom basta tu dizeres.Um beijinho:))

Edilia disse...

Ola,Nela.Quando estive em Portugal na última vez eu ouvi falar deste doce mas não tive oportunidades de come-lo mas parece bom demais.Beijos
Edilia

PratosdaBela disse...

amiga, amo formigos, são fo melhor...
Bjinhos da Bela

argas disse...

Que lindos! Gosto muito!

Abóbora Amarelinha disse...

Amiga da minha vida... eu odeio formigos! nem mesmo a florzinha, me fez mudar de ideias, a minha sogra(fazer vénia)e os meus cunhados, guardam essa coisa, até ficar rijo depois cortam ás tiras, (ca noujo) como diz uma certa Ameixita.
beijinhos

Anónimo disse...

olá Nela, estimo que estejas melhor da alergia, que coisa horrível este tempo é péssimo para quem tem alergias, e tenho visto disso que parece algodão no ar, nunca tinha visto tanto! Mesmo em baixo de forma fizeste uns belos formigos, nunca comi mas vai para a lista "a fazer"... Fica bem BJS
Nina

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

bem formigos nunca provei mas esses teu estao com optimo aspecto!!
adorei amiga beijinhos!!

Nela disse...

Nina:
Agradeço muito a consideração que tens por mim, obrigada mas ainda não estou boa da alérgia, logo de manhã quando saiu de casa tenho que pôr os ócúlos escuros, pq começo logo a chorar até fico com vergonha, e aqui neste meu lado há muitas
arvores que embora eu adore, libertam o tal algodão é mto mau,tb tenho andado muito cansada, um pouco em baixo, daí a minha ausênsia pelos blogs.Amiga muito obrigada agradeço beijinhos e tudo de bom.

Nela disse...

ABÓBORA:
tudo bem que não gostes de formigos, eu tb não gosto de tudo claro,mas olha eu sou Lisboeta de gema e adoro experimentar, comer melhor dizer tudo o que seja tradicional, como doces das diversas regiões que temos, tal como disse faço de x em quando, mas deixo secar no tacho, entendes? e não faço para um mês, e sabes quando pomos comidas,ou doces nos blogs, ninguem é obrigado a fazer ou a comer, por isso há tanta variedade, agora posso-te dizer que o "que nojo" para ti, podes ver na receita os ingredientes que leva, e não fica tão barato assim, e olha hoje em dia até mesmo para comprar um pão é preciso ter euritos, e infelizmente já vi passoas a tirar o dito pão dos sacos que são postos junto aos contentores, e não é para os animais é para eles comerem, para não passarem fome, acho a palavra Feia, seja dita por quem fôr, eu nunca o disse num comentário, e nunca era capaz de o fazer, e para mim, os Minhotos fazem delicias tanto de doces como comida.Esta é a minha opinião amiga, tal como tu tens a tua.
beijitos.

Nela disse...

As minhas outras amigas que me comentaram o muito obrigada.
Beijoquinhassss.

Unknown disse...

Amiga venho te desejar uma óptima semana. Beijinhos doces

✿MIUÍKA✿ disse...

Não te preocupes,trata é de ti,obrigada.Uma bjoka...MIUÍKA

Natércia Ramalho disse...

D Nela desejo que já esteja melhorzinha eu não sabia também tenho vindo pouco aqui...Adorei a sua receita deve ser muito bom como tudo o que a minha amiga faz tem mãozinhas de fada. Um beijinho...

Abóbora Amarelinha disse...

Amiga não sei que te diga,o melhor será não dizer nada, mas o "que nojo" foi "ca noujo"brincadeira entre algumas amigas quando se fala de algo que menos gostamos,tais como papas peço muita desculpa, muita mesmo
beijinhos

Unknown disse...

Amiga desejo-te as melhoras. Beijinhossssssssss

Delícias e Talentos disse...

Querida Nela, já provei formigos e não fiquei muito fã, não sei porquê...talvez por serem do dia anterior, podiam ter um sabor diferente...mas é estranho porque adoro todos os ingredientes que isto leva! hehehe:)
Amiga, uma das coisas boas dos nossos blogs, é que eles estão sempre cá, mesmo quando não temos tempinho para nada...:)

Adriana disse...

Oi querida tudo bem? como vai? eu estou bem e só engordando de ver seus doces maravilhosos.
Passei só pra te mandar um beijinho e desejar uma linda semana.
Beijos,.beijos...

receitasdapiteca disse...

Nunca provei, mas deve ser óptimo!!
Tens um miminho para ti lá no meu cantinho! :)
Bjcas.

Blog Dri Viaro disse...

Ai Nela deste jeito eu perco minha dieta amiga.rsrsrs
bjsss

"Manjares da Manu" disse...

Obrigado pelo carinho!!!
E que vc tb tenha uma ótima semana!!!!!

Bjs...

Unknown disse...

Nunca tinha ouvido falar de tal , deve ser bem bom!!!
Uma otima semana beijinhos

Fátima disse...

Nela esse doce é maravilhoso, o que mais se aproxima desse doce que nós fazemos aqui é o pudim de pão.Vou fazer essa gostosura.

carmencita disse...

Concordo com você, por que delícias como essa só no Natal?,essa é pra qualquer ocasião especial, eu acho uma delícia, com vinho porto,bom demaiss.
Nelinha, estimo melhoras.Bjss

Priscila Beneducci disse...

Conheci Formigos no Mais Voce da Ana Maria Braga (aqui do Brasil) nunca comi. O seu fica + escurinho e amei a flor que vc desenhou. Me conquistou. Beijos do Brasil (MG)

Sarita disse...

Minha querida para compensara minha ausencia deixo te um mimnho,passa no meu blog!

Ai esses formigos!Só comi uma ves há anos e adoreiiiii!Um dia atrevo me a faze-los,rsrs.

beijinhos grandes.

Emília disse...

Oi Nela!!
Pela cor achei que fosse algo feito com chocolate, fiquei surpresa quando vi que era com pão!
Adorei a receita!!
Beijinhos

Blog Dri Viaro disse...

oi amiga, vim te desejar um otimo dia
bjss

Natália Eleutério disse...

Nunca fiz mas já comi e gostei, receita fantástica, bjs.

Nela disse...

Priscila:
obrigada pelo comentário, e lhe vou explicar porque meus formigos ficaram mais escuros, é que usei vinho do Porto tinto, enquanto é hábito e tenho sempre em casa vinho do Porto Branco, mas para os doces geralmente utilizo o tinto e as frutas tb ajudaram...beijinhos

grupo unido de roda fogo disse...

Meus parabéns amiga pelo seu trabalho. Sou seu seguidor do seu blog e gostaria que vc tb fosse a minha seguidora do meu blog. Um abraço de Manoel Limoeiro de Recife-PE.