terça-feira, 30 de junho de 2009

Pão de farinha de Trigo Biológico






















Ingredientes:

500 g de farinha de trigo Biológico
350 ml de água (tépida)
28 g de fermento de padeiro
1 colher de azeite
sementes de sésamo, girasol e farelo de trigo



Depois de ter untado a pá da máquina com óleo, introduza os ingredientesna cuba pela ordem indicada, primeiro os liquidos, depois os sólidos. Escolhi o programa 4 de 2h20m cor a 3 peso 750 g.


Nota: Esta Farinha Biológica comprei no L.Leclerc é barata e muito boa, o pão fica muito saboroso além de fazer bem à nossa saúde. As sementes, como sabem, utilizo-as em todos os pães, pq dá um gosto delicioso, este pão fica sempre com 750 g porque cresce muito e não abate. E pronto... o cheirinho invade a casa toda, e o gosto é óptimo, espero que tenham gostado da "dica" da farinha, porque estas farinhas compradas em lojas de "produtos naturais "são muito caras, e claro que "no poupar é que está o ganho". Podem usar o programa que entenderem, eu habitualmente utilizo o programa referido.




Peço desculpa a todas as minhas amigas que me comentam, e que eu também é hábito fazer, por andar ausente, mas precisei de descansar e como foi feriado, Dia de S. Pedro, aproveitei o fim-de-semana prolongado para descansar, ausentando-me. Vou tentar compensar claro, obrigada!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Sumo Multivitamínico e Geleia


















Ingredientes:

Para o Sumo: 3 bananas, 4 laranjas, 3 quivis, 3 cenouras, 1 limão, 1 copo de água e 2 peras

Para a Geleia: A polpa da fruta, 600 g de açúcar amarelo e 2 paus de canela

Sumo: Parta a fruta e descasque-a; retire os caroços, raspe bem as cenouras, parta-as em palitos e a restante fruta em gomos (para que que caibam na abertura da centrifugadora). Coloque na ranhura da máquina e pronto o sumo está a ser feito. Não se esqueça de pôr um copo de água para o sumo não ficar ácido; depois é só mexer e beber.

Geleia: Tire toda a polpa que ficou na centrifugadora, ponha num tacho e leve ao lume com 600g de acúçar até abrir em ponto de estrada. Caso a polpa seja mais quantidade, junte um pouco mais de acúçar. Junte os paus de canela e tire-os depois do doce estar pronto. Coloque em tigelas e deixe secar. Nota: Fica um belo doce para pôr nas tostas ou bolachas... nada se estraga, tudo se transforma e... aproveita amigas.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Clafouti de chocolate


Ingredientes:


100g de açúcar
80 g de farinha
1 colher (sopa) de manteiga á temperatura ambiente
3 gemas
30 g de chocolate em tablete
2 dl de leite
3 claras
1 lata de manga (ou 2 mangas maduras)
manteiga para untar e açúcar para polvilhar em pó qb.

Unte um recipiente refractário com manteiga e polvilhe-o com açúcar; reserve. Misture o açúcar com a farinha, junte a manteiga e as gemas e mexa bem. Parta o chocolate em pedaços e leve-os ao lume com o leite. Retire e verta sobre o preparado de gemas. Bata as claras em castelo e envolva-as também no preparado. Disponha a manga no fundo do recipiente e verta o preparado. Leve a meio do forno a 170º C , durante 30 minutos. Retire, polvilhe com açúcar em pó decorando a gosto. Nota: Mais um doce muito fácil de fazer e muito bom, podem fazer com a fruta que mais gostarem, eu utilizei manga fresca pq tinha em casa. A farinha utilizei 200 g, e não a medida de 80 g, e o açúcar utilizei só 80 g em vez 100. Em vez de 3 ovos utilizei 4, visto ter adicionado mais farinha. A manteiga meti 2 colheres de sopa. Fiz mais quantidade visto o meu recipiente ser um pouco maior. Esta receita retirei da Mulher Moderna na Cozinha que traz sempre receitas maravilhosas, depois é só se deliciarem com este docinho. Servi com um chá verde bem geladinho.
Peço desculpa por andar muito ocupada e restar-me pouco tempo para andar a "navegar" no mar dos blogues. Logo, logo estarei aí em força!!! Beijinhos.




terça-feira, 16 de junho de 2009

Crepes com gelado de noz e chocolate quente























Ingredientes:

2 dl de leite
2 c. (sopa) de manteiga
2 ovos
100 g de farinha
1 c. (sopa) de aroma de baunilha
gelado de noz, chocolate de culinária, cerejas e raspa de chocolate q.b.

Aqueça o leite juntamente com uma colher, de sopa, de manteiga até esta derreter. À parte misture os ovos com a farinha e o aroma de baunilha e envolva no leite. Deixe repousar 5 minutos. Coloque uma frigideira ao lume (antiaderente de preferência) e verta colheradas da massa para fazer os crepes. Reserve-os. Depois de frios enrole os crepes e coloque no seu interior bolas de gelado de noz. Regue com chocolate quente, que derreteu antecipadamente, polvilhe com raspas do mesmo chocolate e decore com cerejas. Nota: Esta receitinha é fácil, rende muito e é maravilhoso saborear o contraste do gelado com o quente do chocolate. Pode adaptar a seu gosto, servir com diferentes gelados e regar com mel ou caramelo. Bom apetite!


Pensamento do dia...



"O que é o homem na natureza? Um nada em relação ao infinito, um tudo em relação ao nada, um ponto a meio entre nada e tudo."
(
Pascal)
Religiosa

sábado, 13 de junho de 2009

Crumble de Pêssego e Chocolate











Ingredientes:

100 grs de açúcar
80 grs de manteiga á temperatura ambiente
150 grs de farinha de trigo
6 metades de pêssego de conserva
60 grs de pepitas de chocolate
doce de framboesa e açúcar em pó q.b.

Ligue o forno a 180º C. Misture o açúcar com a manteiga e a farinha até obter uma massa esfarelada. Disponha a fruta, descaroce-a e corte-a em láminas.Disponha-as num fundo de um recipiente refractário e cubra com doce de framboesa. Polvilhe com pepitas de chocolate e coloque a massa esfarelada por cima. Leve a meio do forno durante 20 a 25 minutos. Retire, deixe arrefecer um pouco e sirva polvilhado com açúcar em pó. Nota: Esta sobremesa ou docinho é delicioso, e de fácil confecção, pode usar outras frutas, ou até duas diferentes, eu costumo fazer com cerejas descaroçadas e fica muito bom; hoje experimentei com pêssego e também gostámos. Usei doce caseiro visto ter e achei que combinava bem e... de facto combinou. Usei em vez de pepitas de chocolate que não tinha em casa, raspas pequenas e grossas de chocolate de culinária preto. Convém não passar dos 25 minutos no forno, porque eu desta vez passei um pouco e já não ficou como é habitual. É delicioso o gosto do chocolate e fruta, faça para ver como é bom!





Pensamento a propósito do Dia de St. António...


"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa"
Léon Tolstoi

terça-feira, 9 de junho de 2009

Pão de Soja





Ingredientes:
360 ml de leite-de-soja (morno)
1 cubo de fermento de padeiro
1 e 1/2 (colher) de manteiga de soja
1 colher e meia (café) de sal fino
3 copos e dois riscos de farinha de soja
sementes de sésamo e de linchaça q.b.

Dilua o fermento de padeiro no leite morno; junte a manteiga e o sal. Coloque na MFP por ordem: primeiro os líquidos, depois os sólidos. Faça o programa de 2h e 40 minutos, cor 3, peso 750 grs.
Nota: Esta farinha de soja comprei no Hiper Continente, esta semana, traz 1 kg custa 1,49 euro e tem um sabor muito bom e tb é muito saudável. O pão não cresceu tanto como habitual, porque esta quantidade é de meio quilo, mas cresce e faz sempre pães de 750 grs, mas é mesmo da farinha. Acrescentei as semente de sesamo e linhaça, porque cá em casa adoramos. Quis dar-vos esta dica porque acho que é útil passarmos a palavra quando há produtos novos e que nos satisfazem, tal como esta farinha que é saborosa e de óptima qualidade e o cheirinho perfuma a casa toda. Bom apetite.






Pensamento do dia


"A vida é um campo de urtigas onde a única rosa é o amor"
Victor Hugo

sábado, 6 de junho de 2009

Sonhos de Alheira










Ingredientes:

2 carcaças, 1 alheira, 2 dentes de alho, 2 dl de azeite, 2 ovos, 1 c. (de sopa) de coentros picados, sal, limão, óleo, tomate e salsa q.b.

Demolhe o pão num pouco de água. Elimine a pele à alheira, pique-a e reserve-a. Pique os alhos e refogue-os no azeite. Adicione a alheir e deixe refogar. Junte o pão escorrido e tempere com sal. Envolva bem e retire do lume. Bata as claras em castelo, á parte misture as gemas com os coentros e um pouco de sumo de limão. Verta este preparado sobre a alheira, envolvendo bem, assim como as claras em castelo. Frite pequenas porções deste preparado, com a ajuda de uma colher, em óleo quente e abundante. Retire e escorra sobre papel absorvente. Sirva os sonhos decorados com gomos de limão, rodelas de tomate e salsa. Nota: Eu acompanhei com um arroz de tomate. Se quiser pode servir estes sonhos como petisco, num lanche, por exemplo. Em vez de carcaças usei pão caseiro de sementes de sésamo e de linhaça. É muito agradável para quem, como eu, aprecia enchidos, em especial alheira. Bom apetite e... bons sonhos

Pensamento do dia

"Todas as pessoas podem ser grandes porque todas podem servir. Não é preciso ter um diploma universitário para servir. Não é preciso fazer concordar o sujeito e o verbo para servir. Basta um coração cheio de graça. Uma alma gerada pelo amor."!

(Martin Luther King)

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Selinho da Miuíka

Este selo é de comemoração do aniversário da querida Miuíka. Obrigado Miuíka por teres passado às tuas amigas este bonito selo. Beijinhos e que este dia se repita, muitos parabéns.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Carne do Cachaço no Forno



Ingredientes:

carne do cachaço 1,200 kg (ou mais), uma cabeça de alhos (grandes), batatas (usei 5 grandes), feijão verde (0,5 kg), sal, pimenta, pimentão, vinho tinto, um pouco de azeite e salsa q.b.

Lave a carne, descasque os alhos e corte-os laminados, para dentro de um almofariz. Ponha também o pimentão, o sal e a pimenta, batendo depois até ficar em massa. Com a massa feita besunte a carne de um lado e de outro. Num tabuleiro refractário ponha a carne, tempere com o vinho branco e um fio de azeite. Deixe marinar 2 horas. Acenda o forno e ponha o tabuleiro, colocando por cima o ramo de salsa e regando de vez em quando com o molho da marinada; vire-a de vez em quando de lado para assar bem dos dois lados. Entretanto ponha ao lume um tacho com água e sal, descasque as batatas e arranje o feijão verde, tirando-lhe as pontas e os fios, e corte-o ao meio. Introduza-o na água junto com as batatas até estar tudo cozido, sirva e delicie-se. Nota: Usei carne do cachaço para variar do lombo, porque como tem osso é muito saborosa e cá em casa muito apreciada por todos, e para variar das batatas fritas ou do arroz, fiz a batatinha cozida com o belo do feijão verde, que parecia seda. Acompanhei com pão caseiro e azeitonas.