terça-feira, 31 de março de 2009

Tarte de Maçã Reineta




Ingredientes:

2 maçãs reinetas
125 g de manteiga
3 ovos
125 g de farinha (com fermento)
1 colher (de sobremesa) de canela em pó
manteiga, açúcar e papel vegetal q.b.

Ligue o forno a 180º C. Unte uma tarteira de 22 cm com manteiga (eu untei com um pouco de óleo) e forre o fundo desta com papel vegetal, que também deverá untar (aqui usei margarina). Polvilhe-a com açúcar e reserve-a. Descasque as maçãs, corte-as em gomos fininhos, pondo um pouco de canela por cima, para lhe dar sabor. Disponha-as no fundo da forma. Bata a manteiga com o açúcar e adicione os ovos, um a um de cada vez. Adicione a farinha e envolva. Verta o preparado na forma sobre a maçã e leve a tarte ao meio do forno. Deixe cozer durante 35 minutos. Depois de fria, desenforme a tarte e delicie-se. Nota: Mais uma tarte que fica uma delícia e é muito fácil de fazer; em vez de maçã reineta podem usar por exemplo banana. Depois de desenformada pode pôr um pouco de geleia por cima. O papel vegetal não a deixa pegar, mas convém, antes de desenformar, deixar arrefecer muito bem, para assim ser mais fácil. Adoro e vou fazer mais vezes.


Parabéns Xana



Aniversario - Recados Para Orkut

Querida amiga, desejo que continues a fazer muitos mais com saúde junto da tua filhinha e quem mais desejares. É o que te deseja esta tua amiga com muitas beijoquinhassss.

domingo, 29 de março de 2009

Parabéns Mary!

Amiga pensavas que me tinha esquecido? Muitos parabéns querida. Que repitas esta data por muitos anos. Beijinhos.

Aniversario - Recados Para Orkut

sexta-feira, 27 de março de 2009

Bacalhau à Brás












Ingredientes:

1 embalagem de migas de bacalhau (ou 2 postas)
1 pacote de batata-palha (comprei marca Lidl pq são maiores e têm menos óleo)
2 cebolas
4 dentes de alho
4 ovos
2 folhas de louro
salsa, pimenta, sal, azeitonas, óleo e um fio de azeite q.b.
Demolhe o bacalhau, convém ir mudando a água várias vezes ao dia, ou utilize migas congeladas eu utilizei bacalhau que tinha congelado. Desfie o bacalhau caso seja necessário, mesmo se for migas convém desfiar mais um pouco.Num tacho, corte a cabola em rodelas bem finas e pique os alhos; junte o óleo e um pouco de azeite para não pegar. Deixe refogar. Quando tiver translúcido, junte o bacalhau e deixe cozer junto com a cebola e os alhos. Depois de já estar cozido demora 10 minutos, deite as batatas-palha, envolvendo bem. Numa tijela ponha os ovos, a pimenta, um pouco de sal e bata bem. De seguida junte ao bacalhau e às batatas-palha. Mexa bem para envolver e não pegar e deixe ficar bem sequinho. Depois tire do lume, ponha a salsa e decore com as azeitonas.
Nota: Amigas claro que toda a gente sabe fazer este prato, mas já postei muitos de bacalhau no meu blog mas nunca à Brás. Bom apetite.

terça-feira, 24 de março de 2009

Arroz-doce












Ingredientes: 3 paus de canela
4 casquinhas de limão (cortadas muito finas)
250 g (mais ou menos) de arroz
1 litro de leite
700 g de açúcar (dependendo da quantidade de arroz que faça)
4 gemas de ovos
água, umas pedrinhas de sal e canela em pó q.b.


Num tacho ponha a água, os paus de canela, a casca de limão e duas pedrinhas de sal. Quanto a água estiver a ferver, deite o arroz, eu usei arroz normal marca nenhuma em especial. Num recipiente verta o leite e leve ao lume a aquecer (ou ferver). Vá mexendo de vez em quando o arroz, para este ir absorvendo a água e cozendo. Quando o arroz tiver absorvido quase a água toda, tire-o do lume e numa tijela ponha um pouquinho da água do arroz. Deite então o leite no arroz escorrido e leve ao lume para acabar de cozer. Entretanto ponha as gemas na tijela onde colocou a água do arroz e bata-as bem. Vá mexendo o arroz com cuidado para não pegar. Depois de cozido deite-lhe o açúcar, mexa bem e leve só mais um pouco ao lume, porque depois de pôr o açúcar não convém estar muito tempo ao lume. Retire do lume, retire os paus de canela e o limão, adicione as gemas, mexa bem, se quiser que ele fique um pouco mais grosso pode levar ao lume baixo para engrossar. Coloque numa travessa ou em taças, decore com a canela em pó e sirva. Nota: há quem tire um pouco de arroz, em vez da água para depois juntar as gemas, mas eu prefiro um pouquinho da água e até costumo passar depois por um passador. As cascas do limão ponho bem finas porque assim deixam mais sabor no arroz. Cá em casa não ha época para fazer o arroz-doce, tal como também não tenho época para fazer tudo aquilo que nós gostamos. Este arroz foi feito devido à minha amiga Anna que me fez "inveja" quando há pouco publicou também o dela, e também devido à minha filha que adora arroz-doce...

Mais um miminho

Da minha amiga Miuika de http://miuikablogspotcom.blogspot.com/ que me estraga com mimos.
Vou repassar à Sónia, à Xana, à Martuxa, à Lili, à Mary e à Moranguita. Para vocês com carinho. Beijinhos :)

segunda-feira, 23 de março de 2009

Mimos e desafio

A Argashttp://ostemperosdaargas.blogspot.com/, a Lili, A Piteca e a Pepermint passaram-me estes mimos já há muito tempo, mas como ando com falta de tempo, só agora o coloco. Como já o vi em quase todos os blogues ssó passo a quatro amigas a quem já tinha avisado. Fica à disposição de todas as blogueiras, visto que todas damos o nosso melhor e todas o merecemos. Passo à Martuxa, à Karla na Cozinha, à Tânia e à Edília. Beijinhos.
Desafio
Da Miuika recebi este desafio. As regras são: Copie as minhas perguntas e apague as minhas respostas; responda a cada uma das perguntas com palavras que comecem com a mesma letra do seu nome; pode indicar dez pessoas para responder também. Estas são as minhas perguntas:
1-Qual o seu nome? Nela
2-Uma palavra de nove letras: Novamente
3-Um nome de menino: Natalino
4-Um nome de menina: Natália
5-Uma profissão: Navegador
6-Uma cor: Negro
7-Uma coisa que se veste: ?
8-Uma bebida: Neskuik
9-Uma comida: Néspera
10-Alguma que se encontre no banheiro: Naperon
11-Um lugar: Natal (Brasil)
12-Uma razão para se atrasar: Nervos
13-Algo que se grite: Não!!!!!
Passo o desafio às amigas que ainda não responderam e o queiram fazer.

sábado, 21 de março de 2009

Albardados ou Pataniscas de Vegetais













Ingredientes:

1 embalagem de jardineira (legumes congelados)
2 ovos
150 gr de farinha de trigo
1 cebola picadinha
água de cozer os legumes
sal, pimenta, óleo e salsa picadinha

Num tacho coloque a jardineira e umas pedrinhas de sal e coza. Num recipiente ponha a farinha os dois ovos, a jardineira depois de fria, sal, a cebola bem picadinha e a pimenta. Acrescente alguma água que reservou da cozedura dos legumes e vá mexendo bem, com cuidado para não partir os legumes. Numa frigideira ponha o óleo a aquecer e acrecente à massa a salsa picada. Com uma colher vá tirado colheradas de massa para a frigideira e fritando com cuidado; vire de vez em quando para fritarem bem por dentro. Depois...depois é só comer. Nota: Amigas esta é uma maneira diferente de fazer pataniscas, em vez de bacalhau fiz de legumes, lembrei-me de experimentar, visto ter um saco de jardineira no congelador,e ficaram muito saborosas e boas. Morninhas são óptimas! Acompanhei com arroz de tomate e uma bela salada de alface. Peço desculpa parti algumas para verem como ficaram por dentro, mas ainda estavam quentes, e devido ao fumo vê-se mal nas fotos, as minhas desculpas...

quinta-feira, 19 de março de 2009

Pensamento a propósito do Dia do Pai...

"Não há amor que mais facilmente perdoe, e mais benignamente interprete e dissimule defeitos, que o amor de pai"
(António Vieira "Sermões" )

segunda-feira, 16 de março de 2009

Soufflé de bacalhau

Ingredientes:
2 postas de bacalhau (ou um pacote de migas de 400 gr), 1 cebola grande picadinha, 3 dentes de alho, 500 dl de bechamel (ou um pacote), 4 ovos, azeite, pão ralado pimenta q.b.
Pique finamente a cebola e o alho (piquei na um dois três) para dentro de um tacho; entretanto desfie finamente o bacalhau, e escorra-o bem da água, onde esteve demolho. Junte o bacalhau à cebola e ao alho e refogue até de estarem bem douradinhos; deixe o bacalhau cozinhar bem, mexendo sempre, até não ter azeite. Retire do lume depois de cozido, junte o bechamel e as gemas, bata as claras até estarem em castelo bem forte e junte-as de seguida ao preparado. Unte um recipiente refractário, ou forma, com um pouco de óleo ou margarina e deite o preparado. Polvilhe com um pouco de pão ralado e leve ao forno durante 35 a 40 minutos. Retire e sirva de imediato. Nota: Acompanhei com legumes salteados e salada de alface. Esta receitinha foi-me dada por uma amiga minha, a minha querida Nanda, já a faço há muito, mas nunca a coloquei no blog, também costumo fazer com legumes, como por ex. curgete e cenoura. Fica muito bom também. a foto tirei directamente da forma, pq não tive tempo de tirar no prato. Fica muito bom, não "murcha"como é hábitual acontecer aos soufflés, é prático de fazer, provei em casa da minha amiga, gostei e tenho sempre feito. Em vez do pão ralado podem pôr queijo, mas neste prato prefiro o pão, acho que liga melhor, o bacalhau, eu ponho demolho e depois congelo. Também já fiz com migas e até com pescada e fica óptimo.

Desafio desktop


A Martinha do blog http://cantinhodamartuxa.blogspot.com/ lançou-se o desafio de mostrar o desktop do meu PC. Vou variando e neste momento também tenho como fundo uma foto da minha princesa. Vou passar o desafio a estas amigas:
Sónia, Xana, Moranguita, Mary, Anna (das Dicas) e Anna (da Cozinha da Anna). Obrigada Martinha pelo carinho e ternura. Beijinhos.

sábado, 14 de março de 2009

Bolo Ensopadinho


Ingredientes:

Massa:
5 ovos, 150 g de açúcar amarelo, 250 g de farinha de trigo, 30 g de cacau, manteiga e farinha para polvilhar q.b.
Calda:
300 g de açúcar, 4 dl de água , 1 cálice de licor de chocolate, 1 colher (de sopa) de cacau

Ligue o forno a 180º C. Unte uma forma, ou recipiente refractário com manteiga, polvilhe com farinha e reserve. Bata os ovos inteiros com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte a farinha com o cacau, envolvendo sempre. Coloque a massa na forma e leve a meio do forno a cozer durante 35 minutos. Retire e deixe arrefecer. Entretanto faça a calda: leve o açúcar ao lume com a água até ferver. Retire, junte o licor e o cacau e mexa bem. Verta a calda na forma por cima do bolo tendo o cuidado de ver se o bolo não está pegado, à forma, deixe-o embeber bem. Depois de estar bem embebido desenforme-o. Nota: Este bolo fica delicioso, muito fofo e também o podem fazer, tal como eu costumo fazer, no tabuleiro, e depois cortar aos rectângulos; fica muito gostoso por dentro. Eu fiz numa forma refractária para ver como ficava, e não ficou nada mal embora para a próxima, faça um pouco mais de calda, para o bolo ficar mais encharcadito, claro que no tabuleiro a quantidade de farinha tem que ser menor, os ovos os mesmos, assim como o acúcar. Fica muito bom gostoso e molhadinho. Deite a calda sem desenformar o bolo para ele ficar bem molhado. Desculpem as fotos estarem um pouco tremidas... mas acontece!

quarta-feira, 11 de março de 2009

Bifes de Atum em Cebolada

Ingredientes:



4 bifes de atum fresco (em posta)
1 dl de vinagre
4 dentes de alho
2 folhas de louro
1 dl de azeite
2 cebolas
sal e pimenta q.b.


Coloque os bifes de atum a marinar durante algumas horas com o vinagre, os dentes de alho cortados em rodelas, sal e pimenta e o louro. Depois de marinados escorra e frite os bifes de atum em azeite. Retiram-se para um prato. Entretanto, corte as cebolas em rodelas finas e deite no azeite que serviu para fritar os bifes. Quando a cebola estiver translúcida, introduza os bifes de atum novamente no tacho e rege com a marinada. Deixe estufar um pouco, rectifique os temperos e sirva com batatas fritas ou cozidas. Nota: eu servi com batatinhas fritas e banana frita: corte bananas ao meio e depois em pedaços, passe-as por ovo batido e depois por pão ralado. Fica muito bom. Na Madeira é vulgar acompanhar pratos de peixe com este fruto. Também lá se fazem muitas receitas com o atum, que embora pareça seco não o é.
Recebi este lindo mimo em comemoração do Dia Internacional da Mulher...
Fiquei muito feliz e gostaria de agradecer À Anna do site de Dicas da Anna
As regras deste selo é escrever 7 segredinhos de beleza seus.


Estes são alguns dos meus:
.Pôr creme hidratante no rosto
.Arranjar as unhas
.Pôr uma máscara no cabelo
.Fazer caminhadas em contacto com a Natureza

. Beber muita água

.Tomar banhos de mar
.Andar de bicicleta de manutenção

Para as minhas seguidoras ficam estes 3 selinhos à disposição, dados pela Anna. Só os coloquei agora por falta de tempo... sabem como é...

Beijinhos para a Anna e obrigada.




sábado, 7 de março de 2009

Feliz Dia da Mulher para todas(os)...

Recados para Orkut

Amigas para todas nós mulheres um dia muito feliz. As mulheres não precisam de um dia especial... pois somos especiais em tudo o que fazemos... Deus criou primeiro o homem porque precisava de um rascunho para não se enganar a criar a sua obra-prima: A Mulher. Sem ofensa para os amigos homens, afinal atrás de cada homem... está o seu passado... porque ao seu lado está uma mulher... (julgavam que ia dizer atrás? Lamento)... lado-a-lado é assim que actualmente estamos independentemente da raça, credo ou cor. Beijocas para "todas"... ha é verdade e para "todos" também!

sexta-feira, 6 de março de 2009

Miminhos de carinho

Estes selinhos foram-me passados pela Karla (na-cozinha) e pela Sóninha.
O Oscar foi-me passado só pela Sónia. Obrigada queridas pelos miminhos e pelo carinho. Vou passar a 6 amigas, embora eu ache todas dignas destes mimos.
-Maria
-Lili
-Xana
-Piteca
-Mary
-Abóbora amarelinha

Um mimo da Josy

Recebi este desafio da amiga Josy do odiaadiadamulher.blogspot.com este desafio que consiste em postar a sexta foto da sua pasta de arquivos, comentar essa foto e indicar 6 amigos, que eu não o vou fazer pois já vi este desafio em todos os blogs. Obrigada Josy, beijinhos.
E que tal amigas já algum dia tinham pensado em ver-me na TV? Esta foto foi criada num site chamado Photofunia onde é possível fazer brincadeiras muito engraçadas com as nossas fotos preferidas!

quinta-feira, 5 de março de 2009

Empadão de carne

Ingredientes:


500 grs. de carne picada
1 cebola média
2 dl de vinho branco
1 dente de alho
2 c. (de sopa) de margarina
1 c. (de sopa) de azeite
2 c. (de sopa) de polpa de tomate
puré de batata instântaneo, leite, sal,
pimenta, noz-moscada azeitonas e chouriço de carne q.b.


Leve ao lume a margarina, o azeite e a cebola e alho picados e deixe refogar até alourar; junte a carne picada, mexa bem, junte o vinho branco a polpa de tomate; tempere com sal e pimenta. Refogue um pouco e reserve. Faça o puré de batata conforme as instruções da embalagem, mas usando leite, e deixe-o bem grossinho. Tempere-o com sal pimenta e noz-moscada. Deite uma camada de puré num tabuleiro e alise, por cima coloque a carne e depois tape com o restante puré. Pincele com gema de ovo e leve ao forno quente a alourar. Decore com azeitonas e rodelas de chouriço. Nota: É um prato rápido, económico e agradável, em suma bom para o dia-a-dia. Se o fizer com puré de batata caseiro fica melhor do que com o instântaneo, mas numa pressa... também fica bom assim! Pode confeccioná-lo também com peixe picado ou desfiado, atum ou com sobras de carne desfiada. Polvilhei com pedacinhos de queijo e acompanhei com uma saladinha mista.

terça-feira, 3 de março de 2009

Favas guisadas












Ingredientes:

1 kg de favas congeladas
1 chouriço mouro de Seia
1 chouriço de carne de Seia
1 tira de entrecosto
pedacinhos de leitão fresco
1 cebola grande
1 raminho de coentros
sal, pimenta e azeite q.b.

Corte os chouriços às rodelas largas, assim como o entrecosto lavando de seguida. Num tacho ponha os chouriços, o entrecosto e os pedacinhos de leitão, junte as favas, pondo um pouco de sal e pimenta; ponha água até cobrir as favas. Junte de seguida o raminho de coentros atado e um pouco de azeite. Leve ao lume em tacho tapado, deixando "suar" as favas destapando as menos vezes possível. Coza durante 45 minutos, apagando o lume de seguida.
Nota: estas favas são receitinha da minha mãe, que era assim que as fazia, eu gosto mais de as comprar em vagem, mas como ainda não há e, cá em casa gostamos, vai daí as congeladas, que por sinal saíram boas, e cozeram bem, o leitão não costumo pôr e sim um pouco de entremeada, mas como tinha uma embalagenzinha, resolvi pôr. E ficaram muito boas, com uma bela salada de alface e coentros a acompanhar.

domingo, 1 de março de 2009

Rolo de carne picada


Ingredientes:
700 gr de carne picada
1 ovo
8 fatias de queijo fatiado
10 fatias de fiambre
papel de alumínio
sal pimenta , alho em pó, ketchup, sopa de cebola de pacote, nozes de manteiga e um pouco de azeite e pão ralado q.b.

Numa tigela ponha a carne picada com o sal, a pimenta, o alho em pó e o ovo; envolva bem, junte um pouco de pão ralado para a carne não ficar tão partida e um pouco de sopa de cebola para dar sabor. Na bancada de cozinha ponha o papel de alumínio e por cima um pouco de pão ralado, para assim trabalhar melhor o rolo e ajudar a enrolar. Por cima do papel e depois de bem trabalhada com as mãos, disponha a carne, dando o aspecto de um quadrado e ficando com a altitude que dê para enrolar sem partir. Disponha por cima da carne as fatias de queijo, 2 a 2, umas por cimas das outras, e acabe com as fatias de fiambre, reserve duas. Deite um pouco de ketchup por cima. Depois, com a ajuda do papel vá enrolando devagar e com cuidado. Transfira o rolo para um tabuleiro, deite mais um pouco de sopa de cebola por cima em pó, e ponha as fatias de fiambre que reservou; disponha nozes de manteiga e no tabuleiro ponha um pouco de azeite, para assar o rolo e não ficar seco. Leve ao forno 40 minutos. Nota: Amigas claro que toda a gente sabe fazer rolo, pode fazer-se de diversas maneiras, eu mesma já publiquei um recheado de ovos e cenoura, mas este é prático e muito fácil de fazer. Acompanhei com batata frita, arroz branco e salada de alface. A receita é de uma Teleculinária já com um bom tempo. ;)