segunda-feira, 9 de junho de 2008

Salmão com vinagrete de coentros


Ingredientes:
1 kg de salmão
1 limão
1 dl de azeite (ou 7 c. de sopa)
3 c. (de sopa) de vinagre
2 dentes de alho
1 raminho de coentros
3 tomates
sal e pimenta q.b.

Arranje o salmão; tempere-o com sal, pimenta e o sumo de limão
e deixe a marinar durante 30 minutos. Leve uma grelha ao lume e quando estiver quente grelhe o peixe. Para o vinagrete junte num copo misturador o azeite, o vinagre, o alho cortadinho e os coentros picadinhos. Tempere com sal e pimenta e triture tudo. Corte o tomate em rodelas e disponha-as nos pratos de servir. Coloque o peixe por cima e regue com o vinagrete.
Opção: Pode, tal como eu fiz,acompanhar com batatas cozidas e legumes a gosto. Este molho é muito saboroso para temperar peixes e também saladas. Também costumo fazer com solha e fica muito gostoso.

5 comentários:

anna disse...

Belissimo molho, Nela... claro que eu vou usar vinagre balsâmico por ser menos ácido, mas acho o molho certo para cortar o excesso de gordura do salmão.
Beijinhos.

Nela disse...

Obrigado anna,tenho que pedir desculpa por não ter respondido,mas no dia 9 foi complicado,e no feriàdo fui até á praia.Anna eu não disse nos ingredientes desta receita mas eu em vez do azeite(normal)usei o azeite virgem italiano,aromatizado com bagas de zimbro e folha de louro,que deu um gostinho excelente.Sò que por vezes nas cozinhas o azeite é o (normal)o qual também fica muito bom,o vinagre se o peixe for menos quantidade,ponho menos uma colher.Beijos uma boa semana.

Sonia Novaes disse...

Estava pensando em fazer um salmão essa semana.
Gostei da sua receita e aproveito para completar,uma outra que aprendi ontem...quando fôr assar o salmão fora os temperos que colocamos normalmente,acrescentar um vidrinho de leite de coco,embrulhar o peixe no alumínio e assar.deve ficar maravilhoso também.
Obrigada,por dividir sua receita conosco.
Abços

edinha disse...

Gostei bastante do molho em especial por levar coentros que adoro :)
Beijinhos

Natércia disse...

Adorei o salmão maravilhoso. Um bjo. Natércia...