segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Bolo brasileiro de nozes

Ingredientes:

100 g de nozes
100 g de caju
100 g de passas
1 dl de brande
1 lata pequena de cocktail de fruta
3 ovos
350 g de açúcar
300 g de farinha
1/2 c. (chá) de fermento
canela q.b.
Decoração:
2 claras
1 c. (sopa) de sumo de limão
150 g de açúcar em pó
50 g de chocolate em tablete
nozes q.b.

Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe-a com farinha. Preaqueça o forno a 180º C. Pique grosseiramente as nozes e o caju. Misture-os com as passas e regue-os com o brande. Escorra os frutos da calda. Bata os ovos com o açúcar até obter um creme bem ligado. À parte misture a farinha com o fermento e incorpore depois ao preparado dos ovos. Por fim envolva os frutos, juntando também o brande onde maceraram. Se gostar pode pôr uma pitada de canela misturada na farinha. De seguida transfira a massa para a forma e leve ao forno cerca de 40 a 50 minutos. Desenforme ainda morno e deixe arrefecer. À parte, bata as claras com o sumo de limão e o açúcar em pó até obter um creme brilhante. Verta-o sobre o bolo. Derreta o chocolate em banho-maria, coloque-o dentro de uma seringa (ou cartucho de papel vegetal) e com ele, decore o bolo seu gosto. Enfeite com algumas nozes e sirva. Nota: Esta receita foi-me dada por uma amiga minha do Brasil a qual eu já tinha provado em sua casa e gostei. Esta é a segunda vez que faço este bolo geralmente confeccionado na quadra natalícia, mas como eu faço quando gosto, sem ser a altura certa, aqui está a receita.

20 comentários:

Neyma disse...

Ola Nela,
Que bolo diferente! Muitos ingredientes diferentes, gostei muito!! Acho que vou me aventurar nesta receita no final de semana!
Parabéns pela receita! Adorei!
Muitos beijinhos

inspirações da Jô disse...

Ô coisa boa!!!!!Vou aí comer um pedaço dessa delícia contigo, posso?Háháhá...Quem dera...
Beijinho no coração!!!!!

anna disse...

Este bolo parece-me uma bela bomba de mistura de sabores!
Beijinhos.

Unknown disse...

Nela,

adorei!!
hahahaha
Sinto que ganhei um presente, você fazendo um bolinho brasileiro amiga.
Bjs

Tânia disse...

Fico cá imaginado o sabor deste bolo....maravilhoso!
Beijos

Claudia Lima disse...

Este bolo ficou fantástico! Adorei o visual! E parece delicioso!
Bjs :)

Isabel Salvador disse...

que lindo bolinho nelinha,ficou mesmo de cair o queijo,jinhos querida nelinha

Martuxa disse...

O bolo ficou lindo, gostei da decoração e o sabor também ser óptimo. :)

Beijinhos

Anónimo disse...

Que maravilha amiga... hoje passo em tua casa.... para te dar um beijinho claro... julgavas que me estava "a fazer" ao bolo? Bem... se tiver sobrado um bocadinho.... bjs Carlsu

Nela disse...

Neyma, é verdade muitos ingredientes, mas fica uma delicía, bom de comer mais de uma fatia, amiga não a consigo comentar, meu pc, abre a página fecha de seguida, não que se passa, mas não fique aborrecida comigo, não a esquici.JOZINHA É IGUAL PARA SI, NÃO A CONSIGO COMENTARRRR,QUE AZARADA ESTOU AMIGA, ME DESCULPE.Magia na cozinha é igual não consigo comentá-la, não é a toda a gente, só alguns, não sei porque, me desculpe.

Nela disse...

Anninha, é mesmo uma bomba, é muito bom.Nana consider um presente, é pena não poder vir provar.Tania o sabor é demais, as frutas dão muito sabor.Bélinha sagura o queixo, e faz a receita. Martuxa é um conjunto de sabores, muito agradável.Amiga Carsu, aparece que ainda chega para ti.Beijinhos

Isabel (pipoka) disse...

O bolo deve ser uma delícia e a apresentação está 5 estrelas.

bjs

carmencita disse...

Nela querida, que maravilha de bolo é essa??e ainda brasileiro?Tem tudo que eu gosto, digno de se fazer para as festividades de fim de ano, além de delicioso o visual da decoração está lindo, estás de paraberns!!.Bjss

Cristina Momentos Preciosos disse...

Olá,visito pela 1ªvez o seu cantinho e estou encantada,esta receita então tenho que experimentar,ainda para mais pq adoro frutos secos!
Aqui hei-de voltar,bjs Cristina

MARIA disse...

Nela que lindo bolinho!Adorei mesmo devia estar maravilhoso...um beijinho.Manela

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Adorei a receita!!!!! Hummmm fiquei com uma vontadinha de experimentar!!!!
Bjks,
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

Nela disse...

Pipokinha obrigado amiga pelo elogio.Carmencita, claro que é de prepósito, é tão bom...só fazendo para provar,eu lhe enviava umas fatias, mas não ia chegar em bom estado.Para CRISTINA DE MOMENTOS PRECIOSOS,um muito obrigada pela visita, já tentei fazer tb. uma visitinha, mas meu pc.não quer abrir alguns blog, nem me deixa comentar, estou com azar mesmo, mas prometo quando problema já não existir..ou o pc..vou ao seu blog. Manuela obrigado amiga. Fernanda para si é igual amiga, já tentei comentar, nem blog abre, peço desculpa, sem ter culpa, obrigado amiga, e experimente a receita sim pq. vai gostar. Beijitos e me desculpem a quem eu não comentar.

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Gostei da receita...pena amiga, que não consegui ver as fotos...nenhuma abriu...buáááááá...

Mas td bem... Com certeza deve ser de dar água na boca!

bjssssssssssss

Iliane disse...

olha..êsse bolo deve ter ficado maravilhoso..bonito ele tá e muito..bjus

Emília disse...

Oi Nela! Que bolo lindo, parece delicioso e a decoração ficou maravilhosa!! Beijinhos