terça-feira, 28 de outubro de 2008

Feijoada de lulas

Ingredientes:

1,5 kg de lulas
700 g de feijão-manteiga
2 cebolas
2 cenouras
2 tomates maduros ou polpa de tomate
4 dentes de alho
2 folhas de louro
azeite, sal, pimenta, salsa e vinho branco q.b.
De véspera demolhe o feijão com água a ferver. Tape e deixe ficar para o outro dia. Amanhe as lulas, corte-as em rodelas e ponha um pouco de sal e pimenta; reserve. Escorra a água ao feijão, cujo volume aumentou para o dobro, ponha-o na panela de pressão, com uma cebola, e deixe cozer 30 minutos. Num tacho coloque as rodelas de lulas, a cebola picada, os alhos, as cenouras cortadas em cubos, o louro, o tomate picado (ou calda) e um fio de azeite.Leve ao lume a estufar. Vá mexendo, para não pegar e acrescente um pouco de vinho branco. Depois do feijão estar cozido, retire-o com uma escumadeira e junte-o às lulas depois de bem cozidas. Envolva e deixe apurar até engrossar o molho. Rectifique os temperos e sirva. Nota: Este feijão seco dá mais trabalho mas como vêem coze depressa. Eu cozi grande quantidade e congelei o restante para quando precisar tê-lo pronto. Este feijão veio da Serra da Estrela (na foto, clique em cima para ampliar) da minha amiga Rosa. Ficou muito apuradinho porque o feijão é de boa qualidade.



15 comentários:

Mari disse...

Nelinha querida, que delícia de feijoada!!! Adoro lulas, e acredito que na feijoada devem ficar muito gostosas!! Adorei!!
Beijos minha flor!

Karla disse...

Olá Nelinha =)
Eu não gosto de lulas, mas essa feijoada...pelo aspecto...não me escapava...

beijinhos

Nela disse...

Olá Karlinha,confesso, que também adoro feijão, mas querida o peixinho é muito bom!beijinho.

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Super diferente amiga! hehehehe

gostei

bjssssssssssss

inspirações da Jô disse...

Oi querida!!!!
Claro que feito por ti, só pode ser no mínimo delicioso!!!!!!!E é algo bem diferente, mas deve ser bem saboroso, pois é essa a impressão que a foto me traz!!!!!!!
Beijinhos!!!!!

Nela disse...

Mari querida,eu gosto muito de feijão, com carne com ovos escalfados,e com as lulas é muito bom,e este não tem quimicos foi só dexar secar o feijão verde, e depois debolhar, beijinho queridinha.

Anita linda,sabe dá trabalho, a arranjar as lulas, mas pode comprar congeladas, já pronta a ir para o tacho,mas assim é mais económico,beijinhos.

Olá Jô querida, dá trabalho,mas que se faz sem trabalho?e o feijão ficou muito saboroso com as amigas lulas.Camião de beijinhos e obrigada.

moranguita disse...

nelinha, ola. Esta feijoada parece-me uma delicia e por acaso o meu almoço hoje vao ser lulas mas de caldeirada.
beijinhos

Vitor disse...

Nelinha mas que bela feijoada!Fiquei aqui a mastigar sem feijão!!!Um beijinho Vitor:))--

Natércia Ramalho disse...

Nela boa feijoada gostei muito pode ser um pratinho para a mesa do canto.Um bjs

Nela disse...

Moranguita olá minha querida,tenho saudades tuas, neste pc, não consigo abrir teu blog amiga, mas não me esqueci de ti.Sabes também gosto das amigas lulas de caldeirada, mas como gosto muito de feijão, e tinha muito, ainda por cima "dado"fiz assim, e ficou "bué" de bom, beijinhos.

Olá amigo Vitor, que bom já regressas-te! mas não fiques a mastigar sem feijão, estica só o braço ;) beijitos.

Amiga Natércia, para onde quiser, para o canto para o centro, é só dizer. Beijinhos

MARIA disse...

Nela que maravilha de feijoada!!!Eu amo essas comidinhas.Um beijinho...

carmencita disse...

Esse prato é campeão, tem dois ingredientes que simplesmente adoro. Parabéns ficou mesmo tentador.Bjss

Emília disse...

Nela, ficou maravilhoso, e o prato em que foi servido é lindo!!
Beijinhos e ótimo final de semana!!

Iliane disse...

Nela amiga..amo lulas..essa feijoada de ser tudo de bom mesmo..amei a receita..bjus

Martuxa disse...

Vou fazer hoje para o meu almoço, e vou seguir este receita :) Vai se ruma delícia de certeza.

Beijinhos!